As Métricas Desempenham um Papel Fundamental na Gestão de Redes Sociais e Nós te Explicaremos o Porquê. Continue Lendo e Conheça as Principais Delas!
Entenda o Que São as Métricas das Redes Sociais e Qual Sua Importância
Estamos sempre falando por aqui da importância cada vez maior que as redes sociais têm dentro das estratégias de marketing digital, sendo essenciais para que a empresa se aproxime dos clientes, aumente suas vendas e também ganhe espaço no mercado.
Entretanto, não é possível que a empresa obtenha resultados eficientes e de acordo com suas metas se os profissionais responsáveis pela gestão de redes sociais não tiverem conhecimento suficiente para analisar as métricas de cada uma das redes sociais. Mas, afinal, o que são as métricas?
As métricas nada mais são do que certos parâmetros e ferramentas de análise que ajudam os profissionais da gestão de redes sociais a mensurar os resultados de cada uma das ações feitas nas redes da empresa.
A partir da análise das métricas, os gestores têm a possibilidade de corrigir erros, analisar possíveis melhorias, aumentar os investimentos em determinado tipo de ação e/ou realizar os ajustes que podem melhorar a performance da marca no meio digital e, consequentemente, também fora dele.
A análise das métricas é indispensável e podemos dizer vital para que toda estratégia de marketing feita nas redes tenha resultados positivos. As métricas são necessárias para que a empresa não desperdice tempo e dinheiro fazendo ações de gestão de redes sociais sem saber se os esforços investidos estão ou não dando resultado.
Para te ajudar a entender um pouco mais sobre uma gestão de redes sociais realmente eficiente e assertiva, nós da Acelera Vix, agência de marketing digital no Espírito Santo, reunimos aqui e explicaremos algumas das principais métricas existentes nas redes sociais.
Vale mencionar que, ainda que toda rede social possua um Analytics próprio, existem métricas gerais que podem ser encontradas em diversas mídias sociais.
Gestão de Redes Sociais: as Principais Métricas Que Você Precisa Analisar
Até aqui você já deve ter entendido a importância das métricas para garantir que seus objetivos sejam alcançados através da gestão de redes sociais. Agora, explicaremos um pouco sobre as principais métricas que você precisa analisar para ter sucesso em sua gestão de redes sociais.
1. Alcance
Esta métrica é aquela que calcula a quantidade de pessoas que tiveram acesso, ou seja, que visualizaram o conteúdo publicado. A partir dela, é possível entender como está acontecendo a distribuição de seus conteúdos ou postagens no feed do público.
Existem dois tipos de alcance: o orgânico e o pago. No Facebook, por exemplo, o alcance orgânico é cada vez menor devido aos algoritmos. Nessa mesma rede social, existe uma aba no alcance que monitora a quantidade de ocultar, denunciar como spam e descurtidas que determinado conteúdo obteve. Assim, é possível ver claramente qual postagem teve um maior número de pessoas insatisfeitas.
2. Engajamento
O engajamento é a métrica que monitora a quantidade de interações entre o público e as suas postagens, seja através de uma curtida ou de um comentário ou até mesmo de um compartilhamento.
Quando falamos de estratégias de branding, o engajamento é uma das métricas mais importantes, afinal, quanto maior é o engajamento positivo e o envolvimento do público alvo com as postagens da empresa, mais sua marca ganha credibilidade, uma boa reputação e também o reconhecimento no meio das mídias sociais.
3. Sentimento de Marca
A métrica anterior é considerada pelos profissionais da gestão de redes sociais como uma métrica quantitativa. Já o sentimento de marca é considerado uma métrica qualitativa, aquela que analisa justamente se o engajamento está sendo positivo ou negativo e o que as pessoas estão falando sobre a marca.
Compreender o sentimento de marca é analisar a qualidade da interação entre público e marca e entender se as publicações estão realmente causando uma reação positiva na audiência. A partir daí, você terá a possibilidade de estudar as suas estratégias e aperfeiçoá-las para verificar a sua efetividade.
4. Crescimento por Canal
Esta é a métrica responsável por mostrar o resultado das ações realizadas em determinada mídia social de uma forma mais generalizada. É possível calcular o crescimento por canal de sua empresa através da análise do aumento da base de seguidores, o engajamento e o tráfego social, por exemplo.
Também podemos considerar essa uma das métricas mais importantes para as estratégias de marketing que envolvem branding.
5. Taxa de Cliques (CTR)
Já os profissionais de gestão de redes sociais que estão desenvolvendo estratégias de marketing de conteúdo pagas ou que visam guiar o cliente para um blog ou para a página de um produto, por exemplo, a taxa de cliques pode ser essencial.
Através da avaliação desta métrica é possível analisar se o público visualiza e se está literalmente clicando em seu conteúdo e interagindo com ele da maneira desejada. Para que você possa calcular a porcentagem do seu CTR, basta dividir o número de cliques que o conteúdo obteve pela quantidade de impressões.
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