Com o desenvolvimento das estratégias empresariais dentro de uma lógica de evolução das tecnologias digitais, passou a ser necessário apontar para algumas possibilidades que podem surgir. Nesse caso, é essencial entender a respeito das tendências para 2023.
Todos os elementos tecnológicos sempre foram considerados para que as empresas pudessem realizar algumas perspectivas estratégicas importantes.
Isso vai desde os desenvolvimentos midiáticos do século XX até as possibilidades mais importantes instauradas dentro do mundo do marketing digital e seus derivados.
Não há como fugir desses imperativos quando se fala em mundo empresarial e, por isso mesmo, toda consideração dentro desse meio precisa ser feita.
É possível afirmar que há muito mais tecnologia em uma venda expositor de alimentos em acrílico do que em outros setores onde ela aparenta estar mais integrada.
Isso porque desde o desenvolvimento do produto e sua produção até a comunicação e a venda disso, há mediações tecnológicas de maior ou menor sofisticação.
Essa, na verdade, é a história do marketing dentro de suas mais complexas realizações no curso da história.
Ele surgiu como um elemento de comunicação importante para a realização de alguns aspectos de demanda.
Com o passar dos anos, no entanto, ele foi sendo integrado aos aspectos comunicacionais mais diversos por conta de sua dinâmica de apoio em mídias inovadoras.
Ou seja, ele passou pela era do cinema, do rádio, da televisão e, agora, está sustentado dentro de uma perspectiva digital.
Nesse caso, uma simples venda de teclado externo para notebook pode sustentar uma dinâmica importante dentro da última lógica.
Todos esses aspectos são importantes para uma realização estratégia bem elaborada dentro desse contexto.
Esses exemplos, na verdade, funcionam como uma forma de demonstrar como que os desenvolvimento tecnológicos propiciam uma série de tendências no curso do tempo.
Sendo assim, quando se fala em comprar uma moldura de isopor para fachada em um site, a manifestação que está acontecendo tem um sentido amplo em cima dessa argumentação.
Por isso, é preciso entender o que cada aspecto desses tem a oferecer dentro de uma dinâmica de realização empresarial.
A importância das tendências digitais
O mundo digital é, de fato, uma das lógicas mais dinâmicas que passou a se sustentar dentro de um horizonte humano.
Sua velocidade de desenvolvimento, por vezes, acaba surpreendendo e trazendo alguns questionamentos importantes.
Por vezes, a rede social do momento, em pouco tempo, caiu em desuso por conta de alguma nova perspectiva.
A título de exemplo, as modificações que aconteciam no mundo analógico levavam muito mais tempo para se consolidarem do que as digitais.
O salto do rádio para a televisão demorou muito mais tempo do que as mudanças relacionadas à realidade virtual, por exemplo.
Além disso, o modo de consumo foi uma possibilidade que ganhou novas dinâmicas de forma muito rápida.
Hoje em dia, se um cliente estiver procurando por manutenção de tubulação de gás, basta ele pesquisar esses termos que, em poucos segundos, ele terá alguns resultados.
Isso, em grande medida, forçou as empresas a entrarem em uma nova lógica de comunicação empresarial.
Ou seja, os hábitos propiciados pela facilitação do consumo passaram a fazer parte do planejamento estratégico das empresas.
O inbound marketing surgiu como uma tendência que visava responder a essas dinâmicas de forma mais ampla.
Entendeu-se, portanto, que era necessário criar alguns mecanismos de atração dentro dessa perspectiva.
Se um cliente pesquisasse por babador de dentista, isso teria que ter uma qualificação importante por parte da empresa.
Assim, quem não estivesse alinhado a uma lógica de atração, certamente, ficaria para trás na hora de consolidar essa perspectiva.
Esse exemplo tem uma capacidade bastante ampla de denotar a importância de se estar em consonância com as dinâmicas do mercado.
Essa pode ser uma garantia importante dentro de uma lógica de sustentação de venda do serviço de assistência técnica lg de tv.
As possibilidades são imensas e, por isso mesmo, é preciso entender a respeito de cada uma delas para garantir uma orientação nesse sentido.
Big data: um horizonte importante
Há, dentro das lógicas digitais, algumas orientações importantes a respeito do fluxo de dados que acontecem nessas plataformas.
Eles, em grande medida, é o que faz com que algumas realizações nesse universo sejam possíveis.
O big data, na verdade, é uma tendência bastante importante, uma vez que ele tem capacidade de tratar uma série de possibilidades de forma cada vez mais ampla.
Esse é um recurso cada vez mais importante para fundamentar alguns horizontes estratégicos das empresas.
Se, porventura, a intenção é vender mais leito para cabo, por exemplo, partindo de um grande fluxo de dados, é possível entender onde encontrar o público de forma qualificada.
Para que isso ocorra, é importante que se tenha um bom serviço de armazenamento e leitura de dados.
Esse é um fator bastante importante que tende a ganhar mais alguns desdobramentos no ano de 2023.
Por essa razão, é preciso entender, antes de qualquer coisa, que esse recurso está baseado em alguns elementos para se realizar.
Os mais importantes são resumidos como os 3 Vs, que são: variedade, velocidade e volume de dados.
5G: o novo patamar da comunicação
Um outro elemento que tem ganhado cada vez mais adeptos dentro do mundo como um todo é o 5G.
Esse é um formato de conexão que é muito mais rápido e visa romper com algumas fronteiras importantes.
Desde o início da internet, a conexão é um elemento bastante importante que tem como objetivo criar algumas dinâmicas de acesso cada vez mais otimizadas.
Hoje em dia, contratar um buffet para aniversário em trânsito pode ser muito mais simples do que efetuar essa mesma tarefa em um computador de 10 anos atrás.
O 5G é, portanto, uma tendência que visa garantir uma velocidade ainda maior de conexão e, assim, garantir um conjunto de novas possibilidades.
VR: uma nova realidade
Já existem algumas redes sociais que fazem uso do VR como elemento de acesso a um novo mundo possível.
Essa é uma dinâmica que, cada vez mais, tem ganhado adeptos e que pode revolucionar o modo de se comunicar.
A tendência é que o ano de 2023 consiga sustentar uma evolução ainda maior dentro desse novo universo.
Entender um pouco mais a respeito dessas redes e desta tecnologia pode ajudar as empresas a se inserirem de forma mais ampla dentro dessas dinâmicas.
Estratégias empresariais para se destacar
É fato que essas são apenas algumas inovações importantes dentro do mundo empresarial e, por isso mesmo, há uma série de outras tendências que precisam ser consideradas.
No entanto, com o passar do tempo, é preciso que as empresas, também, consigam se adaptar a certas possibilidades estratégicas.
Apontar para algumas inovações que podem ajudar a melhorar a relação das empresas com seu público e, também, com as novas tecnologias pode ajudar. Algumas delas são:
- Integração digital;
- Customer experience;
- Otimização de sites;
- Atendimento por IA.
Esses são alguns recursos que podem ajudar as empresas a se consolidarem dentro de seus mercados.
Integração digital
A integração digital é um elemento que funciona como uma perspectiva para aquelas empresas que ainda relutam em entrar nesse ambiente.
É preciso, nesse caso, que haja uma sustentação cada vez maior dentro dessa lógica, para que, assim, a empresa não naufrague seus objetivos.
Customer experience
Em tempo de melhoria da experiência do cliente a partir do big data, do 5G e do VR, não há como ignorar alguns imperativos nesse meio.
Por essa razão, é importante sustentar uma dinâmica de atuação que consiga fazer com que a empresa se conecte com seu público.
Otimização de sites
Esse é um recurso que se enquadra na capacidade de carregamento de páginas do 5G e, também, em uma lógica de SEO.
Seja como for, é importante que a empresa apareça de forma qualificada para o seu público de forma geral.
Atendimento por IA
Essa é uma tendência importante que tem a ver com chatbots e, também, com outras modalidades de chat.
Esses elementos são importantes para garantir que a empresa esteja disponível para o cliente durante 24 horas.
Considerações finais
Com o passar dos anos, algumas ferramentas vão surgindo e fundamentando uma série de possibilidades.
Entender a respeito dessas realizações pode ser um fator primordial para que as tendências de cada ano consigam se cumprir.
No caso de 2023, algumas dinâmicas estão sendo fundamentais para nortear as estratégias para esse período.
Entender quais são elas e como interagir com esses elementos de forma bem resolvida pode ser um elemento muito importante.
Assim, o balanço a respeito das realizações da empresa no final do ano pode acabar surpreendendo a gestão daquela marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.