Por que é imprescindível que o seu negócio esteja na internet?
Nos anos 90 a internet era usada para substituir as cartas de papel pelos e-mails, porém, com o passar do tempo, ela foi ganhando novas funções, inovações e investimento. Atualmente, o seu papel não é apenas de aproximar pessoas, ela serve como uma ferramenta poderosíssima de divulgação, publicidade e de vendas.
Um estudo da We are Social e Hootsuite divulgaram em um relatório que “62% da população brasileira está ativa nas redes sociais. O mesmo relatório também constatou que 58% já buscou por um serviço ou produto pela internet”.
Uma prova concreta da veracidade dos dados acima são as eleições de 2018, segundo o instituto de pesquisa Datafolha, uma pesquisa realizada mostra que “os eleitores se informaram sobre política pelas redes sociais […], sendo que 61% dos eleitores se informaram pelo WhatsApp, 57% pelo Facebook e 28% pelo Instagram […]”. Dito isso, podemos afirmar que pela primeira vez na história do país as redes sociais assumiram um papel de protagonismo nas eleições brasileiras.
Com esse cenário, a certeza que temos é que a internet deixou de ser apenas uma grande “rede social” ou “pombo correio” para se tornar indispensável para qualquer negócio que busca visibilidade e crescimento financeiro.
Se você está se perguntando “como divulgar a minha empresa na internet?” você está no lugar certo! Aqui você entenderá todos os passos para obter sucesso e como funciona esse novo modelo de divulgação. Segue comigo.
Estratégias digitais vão além da tela do computador
Sim! Estratégias de marketing digital transcendem as telas retangulares do computador e a sua capacidade. Uma pesquisa do IBGE realizada em 2017 afirma que “69% dos entrevistados disseram estar conectados à rede através de um smartphone […]” contra 32,1% que acessam apenas pelo computador. Ainda, a pesquisa completa “o uso do telefone celular aumentou em todas as regiões e alcançou uma penetração média de mais de 90% nos domicílios brasileiros […]”.
Com essa pesquisa não é difícil imaginar o que nos espera no futuro: um aumento expressivo nos números de acessos à internet através de um smartphone ano após ano no Brasil e no mundo, substituindo a então o computador de mesa, ou o chamado desktops. Dessa forma, os smartphones deixam de ser apenas celulares móveis para assumirem o papel de microcomputadores, uma nova ferramenta de pesquisa e utilidade para a nova geração.
Pensando nisso, as grandes empresas de tecnologia estão se adaptando cada vez mais a essa realidade. Otimização e a programação são dois requisitos importantes para que essa adaptação seja feita com sucesso.
Ter sites responsivos é um dos principais critérios que o Google utiliza para ranquear bem um site nas suas páginas de pesquisas, pois sabem que os aparelhos smartphones se tornaram a principal ferramenta de comunicação do século 21, e seu objetivo é proporcionar uma ótima experiência para o usuário.
Dessa forma, se você quer divulgar a sua empresa na internet e aumentar as suas vendas, pense em otimização e alimente o planejamento com boas estratégias de marketing digital.
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Como divulgar a minha empresa na internet
A internet mudou o seu jeito de publicidade. Hoje, graças a evolução dos algoritmos é possível alinhar a quantidade com a qualidade.
Quando se fala em quantidade, me refiro aos usuários que buscam por algum tipo de serviço ou produto na internet, e quando me refiro a qualidade, é a maneira correta de atingir o público que tem interesse em comprar.
Um dos primórdios do marketing digital é gerar oportunidade de vendas, visitantes, prospects, leads e por fim, clientes. Mas, onde encontrá-los? As redes sociais são uma grande oportunidade para a geração de novos clientes, assim também acontece com os sites disponíveis em canais de busca, que diariamente recebem diversos visitantes.
Redes sociais
De uns tempos para cá as redes sociais fazem mais do que, simplesmente, aproximar pessoas ao redor do mundo. Hoje, elas são uma máquina de publicidade de vendas online.
Uma pesquisa feita pela We Are Social revela que, só no Brasil, existem mais de 2.234.000.000 pessoas conectadas às redes sociais e gastam em média 3h39 diarias online. Com isso, podemos observar que clientes não faltam na internet. Você sabe como atingir esse público?
A gestão das mídias sociais é algo importantíssimo a ser considerada na etapa de captação de clientes. Estratégias de marketing digital bem desenhadas trazem clientes para o seu negócio e aumentam as vendas.
Site
Com um site, é mais fácil ser encontrado por prospects nos sites de busca, como o Google. Entretanto, não basta ter um site no ar, é preciso que ele siga de acordo com alguns “critérios” estipulados pelo Google, que é de proporcionar uma boa experiência para o usuário, sendo esta a sua missão.
Os mecanismos de busca usam robôs inteligentes que identificam um site bem estruturado, desde o seu código fonte quanto a sua otimização. Além disso, o buscador procura determinadas palavras chaves que devem ser encontradas no site, facilitando assim o encontro do prospect com a sua marca.
Como aumentar as vendas
O aumento das vendas é uma consequência de um bom planejamento das estratégias de marketing digital, além da correta aplicação dessas estratégias previamente desenhadas.
O aumento no faturamento pode acontecer de várias maneiras. Uma delas é captando prospects através das redes sociais, adotando, por exemplo a estratégia de inbound marketing, mais voltada para topo e meio de funil, e quando adequado, oferecendo diretamente o seu serviço ou produto.
Outra maneira é investindo em mídia paga, que é o impulsionamento de posts para o seu público alvo, baseado em seus interesses e pesquisando os horários mais estratégicos, otimizando o investimento financeiro aplicado.
Ainda falando em mídia paga, o Google disponibiliza uma ferramenta de anúncios, fazendo com que o seu site (ou página) apareça na primeira página de pesquisa. Entretanto, vale ressaltar que, somente o dinheiro não compra visitas, um fator que influencia da tomada de decisão dos prospects é a quantidade de informações, e principalmente a qualidade delas. A apresentação dos serviços é outro fator que não pode ser ignorado, assim como a autoridade que o seu site mostra para quem ainda não te conhece.
Ainda, existem outras formas de conseguir atrair visitas ao seu site, estar entre os primeiros sites apresentados no Google e consequentemente, aumentar as vendas. Para isso, existem um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web, chamado de SEO (Otimização para mecanismos de busca). Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos que geram tráfego e autoridade para o seu site.
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