Transformação digital é a melhor solução para a crise
Se você vem acompanhando as tendências em tecnologia que recheiam os programas de televisão, sites de notícias ou ciências, já posso dizer que está acostumado com os seguintes termos: Indústria 4.0, Business Intelligence, Big Data e etc. Porém, o que pode ser novidade para alguns, é que esses avanços não estão distantes da realidade. O que quero dizer é que a transformação digital está acontecendo exatamente agora, e sua empresa não pode ficar de fora dessa revolução.
Primeira coisa para “ativar” o botão da transformação digital dentro das organizações é saber bom o que são as tendências de mercado. Mas se você tem essa dúvida, este post foi feito para te ajudar. Vamos falar o que é transformação digital, como eram os negócios B2B antigamente, como são atualmente e como serão no futuro! Vamos juntos?
O que é transformação digital?
A Transformação digital são se resume apenas em tecnologia de ponta, ao contrário do que algumas pessoas pensam. Trata-se de uma mudança mais profunda e significativa, uma disrupção em relação à operação das empresas da forma como a conhecemos hoje.
Segundo a 360DBI, consultoria de Digital Business Intelligence descreve a transformação digital como: “à primeira vista, a transformação digital pode soar como um conceito distante ou que está reservado apenas para o futuro. Mas, na verdade, ela é uma essência que precisa fazer parte do seu negócio. E o momento é agora!”
A transformação digital é um processo, as empresas utilizam a tecnologia para melhorar o desempenho, ampliar o alcance e melhorar os resultados.
Está enganado quem pensa que a inovação se resume às estratégias de divulgação do produto. A proposta é uma mudança estrutural na forma como a sua empresa aplica a tecnologia em todos os seus processos. Isso também é inovação, e uma das grandes!
Mercado B2B tradicional para o digital
O impacto na sociedade da difusão tecnológica reflete na mudança de comportamento dos consumidores, sendo um dos fatores alcançados pela transformação digital. Eles tornaram-se mais ativos no processo de compra, não consumindo apenas produtos, mas também informações.
Do outro lado, temos as empresas que precisaram se adaptar a esse novo cenário ao alterarem suas formas de produção, seu relacionamento com os colaboradores e seu diálogo com os clientes. A verdade é que, as empresas, sejam mercados B2B ou B2C que não se adaptarem a transformação digital correm o risco de cair na obsolescência e perder espaço no ambiente mercadológico. Para se manter e garantir a competitividade, as organizações precisam tornar-se digitais.
Além disso, passou a época em que as empresas tinham o poder de decidir se iriam ou não realizar negócios no meio digital. Agora elas devem determinar qual a melhor forma de lucrar a partir das soluções disponíveis.
As principais mudanças e os desafios gerados pela transformação digital dentro das empresas de mercado B2B e B2C são:
- Nova cultura organizacional;
- Nova gestão;
- Novo modelo de negócios;
- Novo processo operacional;
- Novos cargos e funções.
Aumentar as vendas, conquistar novos clientes, ampliar o faturamento e reduzir os custos, esses são apenas alguns dos objetivos que guiam qualquer empresa sejam mercados B2B, seja ela uma indústria ou uma loja do varejo.
Então, confira algumas dicas de como fazer isso:
- Estudo de tendências de mercado;
- Integração entre as plataformas digitais;
- Produção de conteúdo;
- Automatização do marketing;
- Exploração do Big Data;
- Implantação de um CRM (Customer Relationship Management – ou como também pode ser traduzido: Gestão de Relacionamento com o Cliente).
O marketing e a transformação digital no mercado B2B
Quando pensamos em transformação digital não é possível tratá-lo como algo a parte do marketing digital, pois um deve estar coligado ao outro, devido a necessidade da comunicação entre uma empresa e sociedade no mundo virtual, e você e a sua empresa precisam pensar no usuário, em como ele vai se relacionar com a sua marca.
Além do mais, a Internet tem proporcionado muitas oportunidades empreendedoras, devido ao seu alcance e ao poder de interação social. As ferramentas online permitem:
- Identificar o público visitante;
- Conhecer as preferências dos clientes;
- Atrair atenção por meio de conteúdo criativo e útil;
- Divulgar sua marca.
As plataformas de mídias e redes sociais transformaram-se em meios de transmitir e compartilhar pensamentos, opiniões e comportamentos. O ambiente virtual é uma oportunidade de atrair seus clientes para sua loja física.
AceleraVix – Agência de Marketing Digital em Vitória
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