O que é Data Driven?
Data driven refere-se ao marketing orientado por dados, ou seja, implica embasar toda a sua estratégia de mercado em dados reais. Quando tratamos de dados, o mais importante é descobrir seu nicho e a necessidade de seu cliente.
Isso porque uma empresa pautada nos dados sempre estará acima das concorrentes, uma vez que suas decisões de negócios serão tomadas de acordo com o que o cliente realmente quer – e não com aquilo que você pensa que ele quer.
Para trabalhar com data driven, o planejamento é fundamental, mas contar uma história é essencial! Na verdade, os dados são os melhores historiadores que existem. Como utilizaremos uma base de milhões de dados, eles precisam ser coletados, tratados e interpretados.
Assim, transformá-los em conhecimento é uma tarefa valiosa e complicada, mas não impossível!
Com as ferramentas certas e as abordagens estruturadas, podemos decifrar quem é o público, suas preferências, motivações, comportamento e as interações com as empresas concorrentes.
Qual a Importância dos Dados?
Data driven marketing não é apenas mais uma palavra da moda. Atualmente, vivemos em um mundo repleto de dados em que a visibilidade da sua empresa depende de como ela se sobressai neste “oceano” de informações.
Dessa forma, criar um conteúdo direcionado e específico ajuda a atingir o cliente de maneira mais eficaz e proporcionar uma experiência agradável a ele. As ferramentas de inteligência artificial e machine learning, nesse viés, são utilizadas para criar e analisar algoritmos automatizados. Com isso, sua equipe fica livre para criar estratégias de maneira mais ágil, inovadora e eficiente.
Implementando uma data driven culture na sua empresa
Apesar do foco em ferramentas, big data e avanços tecnológicos, a humanização do processo é primordial para que a tomada de decisões conforme os dados torne-se acessível a todos os colaboradores, a fim de que a performance da empresa seja aperfeiçoada.
Isso porque os dados não são o propósito em si, mas, sim, parte desse propósito! Eles informarão a verdade sobre o seu negócio, e isso talvez seja um pouco desconfortável, a partir de um objetivo primordial: estreitar laços com outras pessoas, como colaboradores e clientes, por exemplo.
Assim sendo, mudar o mindset de uma empresa é desafiador, mas os resultados, com certeza, serão muito mais precisos e lucrativos do que o esperado.
De fato, trabalhar com evidências é a melhor forma de se comunicar com seus funcionários e instigar um comportamento poderoso. Além disso, predizer as tendências de mercado com qualidade traz uma confiança na vitória e isso faz uma empresa crescer!
A aplicabilidade do Data Driven Business é inegável, entretanto, toda a companhia deve estar alinhada com o processo e possuir acesso aos dados necessários para que todas as áreas se comuniquem e tragam o melhor resultado. Afinal, qual é o sentido de possuir dados se nem mesmo os próprios funcionários os compreendem?
Utilizando os dados ao seu favor!
Os dados facilitam a tomada de decisões e influenciam diretamente na redução de custos para a sua empresa.
Nessa perspectiva, uma cultura organizacional não propicia somente qualidade para os funcionários e produtos, mas também, reduz significativamente os custos da empresa. Além disso, a utilização de dados por grandes companhias possibilita muito mais agilidade, uma vez que o produto terá um caminho claro e as decisões serão mais fáceis de serem tomadas.
Ao apresentar novos produtos, por exemplo, o data driven marketing é ótimo para que não ocorram erros e sejam seguidas as tendências, o que é de extrema valia para que não se desperdice dinheiro e sua empresa lucre com os lançamentos.
Ao prever as inclinações do mercado, por outro lado, você consegue saber quando determinado produto faltará ou seu valor aumentará, fato que interfere diretamente nas finanças. Mas vale ressaltar que não são apenas os lucros que importam!
Na prática, a retenção de clientes está relacionada também à experiência de compras deles. Mudando-se a experiência do cliente, é possível agregar status e surpreendê-lo com muito mais do que, apenas, seu produto.
Então, o uso inteligente dos dados traz benefícios além da gestão empresarial, pois eles facilitam o trabalho dos colaboradores e aumentam as chances de seu cliente ficar satisfeito.
Se Interessou? Siga estes 3 Segredos para ter Sucesso na Estratégia!
- Identifique os objetivos do seu negócio.
É preciso compreender muito bem o que você pretende buscar com esses dados. Saber o que quer e como pesquisar é tão importante quanto os resultados!
- Perguntar e saber ouvir.
É essencial perguntar não somente ao time de marketing, mas também a todas as pessoas envolvidas na organização. Compreender o que seus colaboradores acham em relação aos produtos pode oferecer uma visão muito maior sobre o processo e sobre como sua empresa é vista no mercado.
- Coletar e preparar dados.
A fim de obter dados com qualidade, é necessário que as informações de seu negócio estejam conectadas e organizadas. Que tal começar pelas tarefas mais simples que podem promover resultados impactantes?
Para que a sua empresa obtenha sucesso com o data driven marketing, é imprescindível possuir uma equipe que entenda do assunto.
Aqui na AceleraVix SEO Marketing & Performance, você encontra uma consultoria especializada, que fornece todo o suporte on-line necessário para alavancar seu negócio com as melhores ferramentas disponibilizadas no mercado!