As técnicas de SEO no marketing digital são métodos eficientes de pesquisa e posição de palavras-chave, ou keywords, dentro do texto que tem por finalidade melhor posicionar o conteúdo dentro dos motores de busca na internet, como o Google, por exemplo. Neste artigo, vamos falar a respeito de alguns conceitos básicos de SEO!
Mas, antes de mais nada, devemos salientar que para um bom posicionamento no Google, onde o seu artigo possa aparecer no topo dos índices de pesquisa, é fundamental que um bom conteúdo possa ser desenvolvido para captar os leads corretos para a sua empresa!
Deste modo, as técnicas de SEO podem ajudar o seu site a ter uma posição estratégica no Google e outros motores de busca, por exemplo, onde todo o conteúdo esteja indexado, e que as páginas tornem-se rastreáveis.
Neste sentido, a nossa Agência de Marketing Digital no ES Acelera Vix – SEO Marketing e Performance é a parceria ideal para que a sua empresa possa aumentar a visibilidade e presença digital no mundo online! Podemos oferecer serviços de consultoria SEO especializada e em marketing digital, proporcionando eficiência e performance para os resultados do seu negócio.
Principais conclusões
- A escolha das palavras-chave fazem parte das boas práticas de SEO para o conteúdo do seu site, onde os motores de busca posicionam a sua página levando também em consideração a legibilidade e relevância do conteúdo escrito.
- Durante o desenvolvimento do conteúdo do seu site, o SEO deve estar conectado ao propósito do seu conteúdo. Para uma boa estratégia de SEO, a distribuição das palavras-chave deve ser analisada e a legibilidade deve ser considerada.
- A indexação do seu conteúdo também faz parte do SEO! Isso porque páginas indexadas no Google podem ser alcançadas mais facilmente. Além disso, a indexação promove o aumento da visibilidade do seu conteúdo.
- Organize o seu conteúdo em estruturas de sub-tópicos para melhorar a pontuação no WordPress e tornar o seu texto mais legível.
O que é SEO no marketing digital e quais são as principais técnicas?
Agora que já falamos a respeito dos conceitos básicos de SEO, vamos nos aprofundar um pouco mais no tema. Por definição, SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, “Otimização Para os Motores de Busca” levando-se a tradução ao pé da letra.
Portanto, as técnicas de SEO em conjunto com as ferramentas SEM (Search Engine Marketing) tornam a produção de conteúdo mais relevante, onde todas as palavras-chave e frases do texto são levadas em consideração para que os motores de busca possam “rankear-las”.
Deste modo, uma vez que você já sabe o que são estas técnicas, vale a pena lembrar que a frequência em que as palavras-chave são repetidas durante um texto possui impacto direto na busca do Google! Por isso, é importante não exagerar nas palavras-chave para que se possam evitar penalidades.
Para produzir conteúdos com alta qualidade e com uma boa taxa de engajamento do Google Analytics, através das técnicas de inbound marketing mencionadas acima, é necessário que alguns procedimentos sejam empregados durante a escrita, como veremos a seguir.
Quais são as etapas do SEO no marketing digital?
No Marketing Digital, uma vez que os motores de busca SEO identificaram a página indexada ao Google Search Console, mais pessoas poderão tomar conhecimento do seu produto e daquilo que está propondo a vender em seu site! Portanto, sempre crie estratégias de SEO relevantes para cada tipo de conteúdo que você está produzindo.
Técnicas de SEO no marketing digital
Não é nenhum truque de mágica aplicar as técnicas de SEO para o seu negócio! Para saber como fazer o SEO do site, também é necessário dominar a norma culta da língua portuguesa. Crie estratégias de pesquisa e busca de palavras-chave, insira estas palavras no texto e depois realize a indexação. Com estas técnicas, além de atrair mais visitantes, leads qualificados podem contribuir para o crescimento do seu negócio.
Veja algumas dicas para construir o conteúdo do seu site:
- Pesquisa de palavras-chave: A pesquisa de palavras-chave consiste em realizar uma análise pré-definida das palavras fundamentais que vão fazer parte do seu texto. O Google Trends pode ser uma boa ferramenta.
- Escrita do conteúdo: Após escolher as palavras-chave para o seu texto, o conteúdo deve ser escrito de forma relevante e persuasiva. Crie textos sempre respeitando a norma culta da língua portuguesa e direcionada ao leitor!
- Distribuição das palavras-chave: A distribuição das palavras-chave varia de acordo com o tamanho do artigo e os sub-tópicos nele presentes. Para texto de 1000 palavras, por exemplo, o ideal é repetir a palavra-chave primária pelo menos 60% do texto.
- Indexação no Google: Após a escolha das palavras-chave através da pesquisa, desenvolvimento do conteúdo e inserção da keywords no Google, você deve fazer a indexação no Google. É um processo simples, mas requer que o seu domínio esteja corretamente configurado.
SEO On-Page, SEO Off-Page e SEO Técnico
Existem vários tipos de SEO que podem ser utilizados para construir o conteúdo do seu site. O SEO é uma parte essencial do Marketing Digital e, com uma estratégia bem executada, pode gerar excelentes resultados de forma orgânica e sustentável. Esta técnica também atrai usuários realmente interessados em seus produtos ou serviços oferecidos, aumentando as chances de conversão.
- SEO On-Page
Descrição: Crie títulos e descrições atrativos que incluam palavras-chave, pois são os primeiros elementos que os usuários veem nos resultados de pesquisa. As URLs devem ser curtas, descritivas e conter a palavra-chave principal.
Objetivo: Otimizar o conteúdo para melhorar a relevância e a experiência do usuário.
- SEO Off-Page
Descrição: Conseguir backlinks (links de outros sites para o seu) de sites relevantes e com boa autoridade.
Objetivo: Melhorar a credibilidade e o ranking do site.
- SEO Técnico
Descrição: Sites rápidos proporcionam uma experiência melhor e são favorecidos nos resultados de busca. Use ferramentas como o Google PageSpeed Insights para identificar melhorias.
Objetivo: Melhorar a performance técnica do site para otimizar a indexação e a experiência do usuário.
Qual a importância dos link building?
Com uma Agência de Marketing Digital no ES, é possível construir link building eficazes de sites relevantes e com uma boa autoridade há o aumento da credibilidade e o ranking do site. Além disso, colaborar com outros sites para publicar conteúdo de qualidade e que inclua links para o seu site ajuda a aumentar a autoridade.
Na hora de fazer link building eficaz, a qualidade dos links é mais importante que a quantidade. Usar estratégias ativas e duradouras melhora o SEO e a credibilidade do seu site.
SEO de conteúdo e SEO local
- SEO de conteúdo: O Google valoriza conteúdo original, útil e atualizado. Artigos, blogs, e guias bem estruturados atraem visitantes e aumentam o tempo de permanência no site. Além disso, estruturar o conteúdo com cabeçalhos (H1, H2, H3) torna-o mais fácil de ler e organiza o conteúdo para os mecanismos de busca.
- SEO local: Para negócios locais, ter uma conta no Google Meu Negócio aumenta a visibilidade nas buscas locais e no Google Maps. Incluir palavras-chave com o nome da cidade ou região ajuda a atrair visitantes próximos ao seu estabelecimento.
Otimização On-Page e Off-Page
- Otimização On-Page: Crie títulos e descrições atrativos e que incluam palavras-chave, pois são os primeiros elementos que os usuários veem nos resultados de pesquisa. As URLs devem ser curtas, descritivas e conter a palavra-chave principal.
- Otimização Off-Page: Conseguir backlinks (links de outros sites para o seu) de sites relevantes e com boa autoridade melhora a credibilidade e o ranking do site. Colaborar com outros sites para publicar conteúdo de qualidade e que inclua links para o seu site ajuda a aumentar a autoridade.
Conte com uma Agência de Marketing Digital no ES
Ao escolher uma Agência de Marketing Digital no ES, a Acelera Vix – SEO Marketing e Performance conta com especialistas treinados e capacitados para que as melhores estratégias de SEO sejam desenvolvidas para o seu negócio. Além disso, possuímos todas as certificações necessárias para consultoria em marketing digital.
O SEO é uma parte essencial do marketing digital e, com uma estratégia bem executada, pode gerar excelentes resultados de forma orgânica e sustentável. Além disso, diferente de campanhas pagas, o SEO traz resultados duradouros e reduz o custo por aquisição ao longo do tempo.
Portanto, sites que aparecem nos primeiros resultados são vistos como mais confiáveis. As técnicas descritas neste artigo melhoram a posição nos mecanismos de busca e aumentam o tráfego orgânico. Com a geração de leads qualificados, leads realmente interessados nos produtos ou serviços oferecidos podem ser convertidos, aumentando as vendas e os resultados da sua empresa.
Conte com a AceleraVix, Agência de Marketing Digital no ES! Vamos ajudar sua empresa no alinhamento de estratégias SEO de qualidade para alavancar seu site. Entre em contato conosco.