Para um bom SEO no cadastro de produtos, é crucial começar com uma pesquisa de palavras-chave relevantes. Muitos erram ao usar termos genéricos ou que não refletem como o cliente busca o item, perdendo tráfego qualificado. A falta de variação e a não inclusão de termos de cauda longa são deslizes comuns que limitam o alcance do produto na busca orgânica.
Outro erro frequente é a negligência das meta descrições dos títulos do SEO para produtos. Títulos genéricos como “Sapato Casual” não atraem cliques, enquanto uma descrição vazia ou mal elaborada não convence o usuário a visitar a página. É vital que esses elementos sejam únicos em cada SEO para produtos, incorporando a palavra-chave principal de forma natural e um call-to-action que instigue o clique.
A qualidade e a originalidade das descrições do SEO para produtos também são decisivas. Copiar textos do fornecedor é um erro grave, pois o Google penaliza conteúdo duplicado, e descrições sem detalhes não ajudam o cliente a tomar a decisão de compra. Uma boa prática é criar SEO para e-commerce autênticos, detalhadas e que resolvam as dúvidas do consumidor, utilizando as palavras-chave secundárias.
Por fim, a otimização de imagens é um ponto de falha para muitos. Imagens pesadas e sem texto alternativo (alt text) prejudicam a velocidade do SEO para e-commerce e perdem a oportunidade de rankear no Google Imagens. É essencial comprimir as imagens e usar o alt text de forma estratégica, descrevendo o produto e incluindo a palavra-chave principal para impulsionar o SEO.
Principais tópicos
- O comércio eletrônico no Brasil cresceu significativamente. Em 2023, o e-commerce brasileiro movimentou cerca de R$ 185,7 bilhões, segundo a Ebit|Nielsen, um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. Esse dado mostra a importância de um bom SEO para produtos, pois a otimização pode direcionar uma fatia maior desse mercado bilionário para a sua loja.
- A pesquisa por voz e dispositivos móveis também está em ascensão. Cerca de 83,5% dos brasileiros acessam a internet por smartphones, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2022. Otimizar o SEO para produtos para buscas por voz e mobile, com palavras-chave de cauda longa e descrições concisas, é crucial para capturar esse público e melhorar a experiência do usuário.
- A importância de estar bem posicionado nos mecanismos de busca de SEO para produtos é reforçada pela seguinte estatística: 95% dos cliques em buscas orgânicas ocorrem na primeira página do Google, sendo que o primeiro resultado recebe cerca de 33% desses cliques. Isso ressalta a necessidade de um cadastro de produtos impecável, com títulos e descrições otimizados, para garantir uma alta visibilidade e converter mais visitas em vendas.
SEO para produtos: 4 passos para identificar onde você está errando
Palavras-chave genéricas ou ausentes
Muitos sites de e-commerce erram ao usar SEO para e-commerce muito amplo ou, pior, não usar nenhuma. Analise se seus títulos e descrições de produtos contêm termos específicos que os clientes realmente buscam.
O uso de SEO para produtos de cauda longa, que são mais detalhadas, pode aumentar significativamente a visibilidade e as chances de conversão.
Descrições duplicadas ou de baixa qualidade
Copiar descrições do fabricante não só penaliza seu SEO, mas também não diferencia o seu SEO para e-commerce da concorrência. Verifique se cada SEO para produtos possui uma descrição única, detalhada e que ressalte os benefícios para o cliente. Um bom SEO para produtos resolve dúvidas e encoraja a compra, além de ser valorizada pelos motores de busca.
Falta de otimização para dispositivos móveis
Com a maioria das buscas e compras online acontecendo em smartphones, um SEO para e-commerce que não se adapta bem a telas menores perde clientes e ranqueamento.
Use ferramentas de teste de compatibilidade móvel do Google para identificar problemas de design e usabilidade no SEO para e-commerce. Certifique-se de que a navegação seja fluida e que as imagens carreguem rapidamente em qualquer dispositivo.
URLs complexas e não amigáveis
URLs com sequências numéricas aleatórias ou caracteres especiais dificultam a compreensão do SEO para produtos tanto para o usuário quanto para os motores de busca.
Uma URL ideal de SEO para produtos deve ser direta, descritiva e incluir a palavra-chave principal do produto. Isso ajuda na organização do seu site e na otimização para busca.
Quais são soluções desacopladas da Acelera Vix em SEO para produtos para o seu e-commerce?
- Consultoria SEO: Na consultoria SEO, fazemos a otimização e posicionamento de sites, um trabalho que leva de médio a longo prazo para apresentar resultados efetivos, pois os buscadores fazem leituras de tempos em tempos nos sites, ou seja, as alterações não são percebidas assim que realizadas.
- Criação de conteúdo: O objetivo do nosso marketing digital é entregar aos seus clientes e potenciais clientes conteúdo de qualidade, de maneira que eles conheçam melhor sua empresa e seus produtos/serviços e percebam que são capazes de resolverem seus problemas.
- Criação de e-Commerces: O nosso marketing digital desenvolve lojas virtuais de acordo com o objetivo de cada cliente, sempre prezando por um layout com design clean e objetivo, adaptável em todas as telas e dispositivos (site responsivo) e compatível com todos os navegadores, facilitando a acessibilidade aos produtos.

- Gestão de Facebook Ads: Com a Gestão de Facebook Ads realizada pelo marketing digital da AceleraVix – Agência de Marketing Digital, desenvolvemos campanhas de links patrocinados no Facebook de acordo com a necessidade e com os objetivos traçados em conjunto com o cliente.
- Gestão de Google Ads: Com a Gestão de marketing digital com Google Ads é possível alcançar clientes valiosos, já que a ferramenta permite desenvolver diversos tipos de anúncios segmentados de acordo com seu tipo de público.
- Google Meu Negócio: Esse tipo de ferramenta de marketing digital possibilita que empresas e organizações gerenciem suas presenças on-line no Google, inclusive na Pesquisa Google e no Maps. Ao verificar e editar as informações da sua empresa, você ajuda os clientes a encontrá-la e pode contar sua história a eles.
- Criação de sites: A AceleraVix – Agência de Marketing Digital tem a solução ideal para a criação de sites profissionais e assim aumentar tanto a credibilidade do seu negócio como o próprio faturamento.
Quais são as vantagens ao contratar a consultoria SEO da Acelera Vix para o cadastro de produtos da sua empresa?
Diagnóstico: Auditoria completa no SEO para produtos do cliente através de diversas análises de métricas e estatísticas para conhecer o atual cenário em que se encontra o SEO para e-commerce antes. O consultor SEO vai entender quem compra e como compra. Conversamos com o cliente para identificar estas informações. Depois fazemos uma pesquisa de mercado, para validar as informações e detectarmos oportunidades que o cliente não tenha visto ainda. O consultor SEO utiliza essas informações em todas as outras etapas da consultoria SEO.
Planejamento: Fazer um plano e ação de SEO para produtos para corrigir os erros apontados durante a auditoria. Planejar as atividades de consultoria SEO que serão executadas e alinhadas junto ao cliente. Definir cronograma de atividade de SEO para e-commerce, índice de desempenho, metas a serem atingidas, como objetivo principal posicionar o site do cliente entre os primeiros resultados de busca orgânica nas ferramentas de busca do Google, para conquistarmos resultados de maneira eficiente, rentabilizando os investimentos do cliente em SEO para e-commerce.
Execução: O consultor SEO vai atuar diretamente na execução do projeto de SEO para produtos junto ao cliente, para garantir que as metas sejam atingidas. Há também a criação e acompanhamento de Textos Ancoras, Link Building e Backlinks com o objetivo de sustentar o SEO para e-commerce da empresa no topo dos buscadores, quando pesquisado com as palavras chaves específicas.
Monitoramento: Relatório mensal para acompanhamento de indicadores de sucesso do SEO para produtos. Apesar de cada projeto possuir a sua individualidade, em praticamente todo projeto de SEO, temos as seguintes informações: Análise visitas orgânicas no site; Monitoramento de SEO para e-commerce e seus rankings ao longo do tempo; Análise e comparativo de receita e conversões (metas); Atividades desenvolvidas no projeto; E outros itens adaptados ao projeto.
Acelera Vix: Agência de marketing digital especializada em SEO para cadastro de produto
Em nossa agência de marketing digital – Acelera Vix, entendemos que um cadastro de produto otimizado é crucial para o sucesso do seu e-commerce.
Nossa agência de marketing digital é especialista em SEO para cadastro de produtos, garantindo que seus itens sejam encontrados facilmente pelos seus clientes em potencial nos mecanismos de busca.
Com as técnicas certas, a nossa agência de marketing digital aumenta a visibilidade dos seus produtos, impulsionando suas vendas e maximizando seu retorno sobre o investimento.
Ficou interessado(a) e quer saber mais sobre SEO para produtos? Então entre em contato agora mesmo conosco e tire todas as suas dúvidas a respeito de SEO para e-commerce.







