Qual é o Papel do Design Aliado ao Marketing Digital?
Uma das melhores respostas de sucesso de marca é o poder de associação dos consumidores com uma identidade visual bem expressa, por meio de elementos de Design. Seja por um logotipo como um todo, como ocorre na maioria das vezes, ou por cores e formas específicas, uma lembrança de marca bem construída se pauta em um trabalho de design por trás de todos os esforços.
Com a ascensão das plataformas digitais, que se apresentam como canais adicionais para a atuação do marketing digital de empresas, a comunicação visual extrapola os meios físicos se estendendo para o ambiente virtual, em redes sociais ou e-commerce, por exemplo.
Nos dias atuais o design deixa de ser visto como algo supérfluo para ocupar uma posição de destaque estratégico. E no marketing digital isso não poderia ser diferente. Hoje, a AceleraVix, agência de marketing digital, trouxe um conteúdo para você entender melhor a importância de um bom Design nas estratégias de marketing da sua empresa. Acompanhe.
Qual é a importância de um design bem elaborado?
Design é uma das principais ferramentas para mostrar o quão autêntico é a marca. Sendo assim, o design, mais do que bom, deve ser original e transmitir os seus valores e culturas. O que precisa ficar claro, é que um bom design faz o conteúdo se destacar. Por mais que seja um conteúdo textual, um bom design faz com que o leitor se interesse por ele.
O conteúdo pode ser excelente, mas para que as pessoas o leiam, ele precisa ser também visualmente atraente. E não estamos falando de beleza, mas sim de destaque.
Um bom design não precisa ser complicado, ele precisa sintetizar uma ideia de forma rápida e simples. E o que determina se um design é efetivo é a quantidade de cliques e/ou conversões que ele atrai.
Não é necessário investir rios de dinheiro para ter um design consistente e funcional
O cérebro humano trabalha melhor se visualmente estimulado. Dessa forma, podemos concluir que a mensagem do criador pode ficar muito mais clara e o seu público pode ficar muito mais esclarecido se aliarmos design ao conteúdo. E isso pode ser feito de diversas formas:
Pelas imagens: Podem ser adicionadas nos posts para auxiliar em explicações, dando exemplos ou sintetizando ideias mais abstratas.
Pelo infográfico: um poderoso tipo de conteúdo visual que gera engajamento instrui o público e é visualmente atrativo. Infográficos podem ser extensos e tratarem de um assunto longo e complexo ou pode ser uma imagem pequena, que pode complementar uma ideia em um post, em um ebook ou pode ser compartilhada nas redes sociais. Esse tipo de conteúdo tem um grande potencial viral.
Pela iconografia: É a sintetização máxima de uma ideia. Ícones são geralmente pequenas imagens bastante simplificadas que passam uma mensagem. No caso de um infográfico, ícones são amplamente utilizados pois já há um excesso de informações no mesmo lugar. Sendo assim, quanto mais sintetizada forem as imagens que formam esse infográfico, melhor.
Pelos vídeos: Estão em seu auge no que se refere a conteúdo digital, e essa crescente não tem nenhuma previsão de mudar de curso. Vídeos são simples de serem feitos, qualquer celular filma vídeos com uma qualidade honesta. Editar vídeos também se tornou algo acessível a todos.
Por animações: São um pouco mais complexas de serem produzidas, mas às vezes uma imagem estática não é o bastante para que uma informação fique totalmente clara. Nesses casos, uma animação pode resolver o problema. Ou então, vale adicionar movimentos simples a uma imagem pelo simples fato de que ela chama mais atenção.
Dessa forma, a equipe de marketing digital e design podem apostar na criatividade, assim como em formatos diversos para alcançar os usuários e fortalecer a imagem da marca, assim como para investir em técnicas do Inbound Marketing, que trabalha com o marketing de atração.
Ou seja, as cores que são utilizadas, a linguagem, a chamada, o modo como um produto é editado, dentre outros elementos, podem contribuir para cativar a atenção do cliente, inclusive em materiais informativos nas redes, ampliando a base de contatos de forma mais assertiva.
Por isso, para produzir um material que seja atraente para o público, a empresa precisa:
· Realizar uma pesquisa de mercado para conhecer a concorrência.
· Conhecer quem é seu público-alvo;
· Desenvolver uma persona.
· Contratar uma equipe de marketing digital e comunicação.
· Apostar no uso de softwares de imagem e edição profissional de vídeo.
· Criar um calendário e cronograma direcionado para as postagens alinhadas com a identidade criada pela equipe de design.
· Desenvolver materiais criativos e alinhados com a estética.
Todo o processo de produção deve ser feito com bastante cuidado, a partir do entendimento de quem é o público-alvo, a identidade visual da empresa, assim como sua missão, visão e valores.
Isso é importante porque ajuda a empresa a atingir um público segmentado, que realmente tem interesse pelo negócio, além de produzir um material que de fato tenha relevância para a audiência.
Contar com uma equipe de marketing digital e design é importante porque eles possuem o conhecimento técnico que seu negócio precisa para desenvolver as peças, levando em conta a análise do público-alvo, o desenvolvimento da persona e todos os aspectos de representação da marca, assim como o conhecimento acerca do uso de softwares de imagem e edição profissional de vídeo, trazendo mais qualidade aos processos.
Sites
Os sites costumam ser o carro-chefe de uma estratégia de marketing digital. Dessa forma, o design empregado nas páginas deve favorecer a exposição da marca ou produto, além da navegação do usuário. Com isso, há mais chances de ele prosseguir para as próximas etapas da jornada.
Além disso, as landing pages precisam exibir de maneira prática tudo aquilo que o cliente precisa saber, com chamadas destacadas e diagramação que permita uma leitura confortável. Na hora da criação de sites, para facilitar a navegação, utilize também sinalizações e dicas visuais do percurso que o cliente realizará.
Blogs
O marketing digital é uma estratégia bastante utilizada. Ela consiste em oferecer assuntos e temas relevantes que orientem o cliente a ir até o produto ou serviço por conta própria. Nessa estratégia, os blogs assumem papel central.
Portanto, o design desses blogs deve valorizar o conteúdo exposto e favorecer a leitura, guiando o visitante para seguir por outras etapas de conversão.
Redes sociais
Um outro ponto importante para o design no marketing digital são as redes sociais. O engajamento por elas deve ser estimulado por meio de imagens, vídeos, infográficos e animações, estimulando o compartilhamento com outros usuários.
O design deve desenvolver uma linguagem visual própria para aquela empresa ou produto, aplicado facilmente em todas as peças expostas nas redes.
E-mail marketing
A aplicação do design correto no e-mail marketing é muito importante. Em síntese, é preciso que a parte visual seja simples, mas impacte o usuário de maneira que ele não feche a mensagem sem conferir o conteúdo.
Nesse sentido, um fator importante é que o e-mail seja responsivo, permitindo a leitura adequada nos mais diversos aparelhos disponíveis. O teste em formatos e cores variados é sempre útil para encontrar o que funciona melhor para o público da marca.
A partir dessas dicas, sua empresa pode integrar esses dois itens e obter um melhor desempenho nas ações e campanhas em rede, aliando os conteúdos escritos a boas imagens que atraem os potenciais clientes e proporcionam o crescimento da marca.
Depois de ler este post, você descobriu a importância do design no marketing digital. Quer mais conteúdo como esse? Então fique de olho no nosso blog da AceleraVix, agência de marketing digital.
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