Apesar de parecer simples, ter uma presença online não é apenas possuir uma mídia social, mas sim apostar em um conjunto de estratégias de marketing de maneira que as pessoas encontrem sua empresa com mais facilidade.
Até porque, estar presente de forma efetiva e estratégica no ambiente online pode ser o grande diferencial para o resultado de qualquer negócio.
E para conquistar essa presença online é preciso apostar em vários meios digitais para melhorar o relacionamento com os clientes e mostrar a eles o seu grande diferencial e a solução para os problemas dos consumidores.
Trata-se de um processo que demanda tempo e é baseado em pesquisas, conteúdos, entendimento e aproximação do consumidor, entre muitas outras estratégias e a seguir, vamos dar algumas dicas que irão te ajudar.
Presença online: por onde começar
A importância do site para uma empresa
Se você ainda não tem um site, então é hora de já ir pensando em providenciar um, afinal, quem é que nunca ouviu o famoso ditado: “sua empresa só existe se ela estiver na internet”.
Engana-se quem acha que investir em site não vale a pena, pois as redes sociais suprem suas necessidades e ajuda a conquistar a presença online.
Isso porque, os sites institucionais ainda são muito importantes para as empresas, por conta de manter um canal de contato duradouro com todos os tipos de clientes (inclusive com aqueles que não possuem redes sociais), além de ser uma poderosa ferramenta a captação de leads.
Através do site, é possível manter informações atualizadas da empresa, oferecer páginas rápidas e objetivas aos visitantes, por meio da otimização para uso em dispositivos móveis.
Tais características ajuda a fortalecer a imagem da empresa, transmitindo mais credibilidade.
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e fácil de usar que deve ser usada, pois contribui para a presença online de sua empresa, além de aumentar as chances de ser encontrado mais facilmente.
Dentro da ferramenta. é importante manter as informações sempre atualizadas e detalhadas, como horário de funcionamento, localização, fotos, telefone, site da empresa, tipos de serviços e uma breve história da empresa.
Redes sociais
Além do site, claro que sua presença online nas redes sociais é obrigatória, mas não encare somente isso como um diferencial, pois ter uma página no Facebook ou uma conta no Instagram e não saber utilizá-las é a mesma coisa de estar perdendo tempo em algo que não vale a pena.
Portanto, antes mesmo de começar a usar as redes sociais, conheça seu público alvo, defina os melhores dias e horários para postar e não esqueça de trabalhar com um calendário de postagens para seguir uma linha contínua e eficaz.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo e o site devem caminhar juntos, afinal, é impossível mostrar ao cliente que você tem a solução para ele, sem antes apresentar os benefícios e diferenciais do tipo de serviço/produto oferecido.
Apesar da importância de citar sobre o serviço, procure intercalar conteúdos falando sobre sua empresa, destacando os pontos fortes, de maneira que passe credibilidade e segurança.
Desenvolvo conteúdos de acordo com seu tipo de público alvo, para isso, antes você deve entender quais são seus problemas, medos, anseios, dificuldades e curiosidades deles.
O objetivo do marketing de conteúdo é educar a persona e ao mesmo tempo sanar possíveis dúvidas comuns dos clientes. A ideia é levar algo que seja realmente útil para o consumidor, seja o esclarecimento de algum assunto ou até mesmo aprendizado de um determinado tema.
E-mail-marketing
O e-mail marketing é uma maneira de interagir com seus clientes e possíveis clientes, porém, para colher bons frutos deve usar esse recurso de forma correta.
O objetivo dessa estratégia de marketing é enviar informações pertinentes aos interessados na informação, serviço ou produto que se deseja oferecer. Lembrando que as campanhas no e-mail marketing oferecem opção de cancelamento de recebimento, o que claramente demonstra o respeito por seu público.
Existem alguns exemplos de e-mails que costumam agradar e trazer bons resultados, dentre eles: ofertas exclusivas, newsletter, convites para eventos e atualizações do blog.
O objetivo é poder relacionar com as pessoas de maneira mais próxima, de acordo com o interesse de cada uma. Porém, para isso, é importante que sua base esteja bem segmentada, para que assim você não “incomode” ninguém com e-mails não desejado.
A recomendação é estabelecer prazos para todas as ações e o custo estimado de cada uma delas. O ideal é sempre buscar um retorno em investimento cada vez maior, mas também ser flexível para estar sempre no caminho da evolução.
Enfim, ter uma presença online é uma tarefa difícil que exige tempo, dedicação e conhecimento e somente uma agência de marketing digital em Vitória – ES para ajudá-lo a conquistá-la.
Isso porque, o plano de marketing deve estar em constante mudança, exigindo a revisão e atualização sempre que necessário. As estratégias aplicadas devem estar de acordo com sua área de atuação e público alvo para alcançar os resultados planejados pela empresa.