O que é Generative Marketing?
É necessário para todas as pessoas estudar e procurar entender sobre marketing digital. Sabemos que nunca vai se esgotar as possibilidades já que sempre aparece novas novidades no mercado. No entanto, agora precisamos aprender sobre uma nova próxima Revolução, o Generative Marketing.
Uma coisa que todos ainda estão tentando aprender é sobre o Mate-Marketing, isso mistura a matemática e ciência de dados com a persuasão e economia comportamental, que através dos algoritmos já vem com mudanças importantes na internet e no mercado. Também tem o Meta-Marketing, as oportunidades do marketing no Metaverso. O importante é nunca parar de pesquisar sobre as novas tendências e descobrir o novo para atrair sempre novos clientes e pessoas.
Mais uma tendência vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de marketing digital. O Generative Marketing é acelerado pelas tecnologias e ferramentas Generative AI (Inteligência Artificial Generativa). Esse assunto é um pouco complicado por ser uma coisa nova e que muitas pessoas ainda não estudaram. Todas as empresas precisam desse conhecimento, por isso, a AceleraVix, agência de marketing digital no Espirito Santo, pode te auxiliar para conhecer esse tema.
O Generative AI é um tipo de Inteligência Artificial que traz uma criação rápida e muitas ideias. Ela é alimentada por algoritmos que consegue aprender os dados e criar conteúdo e coisas aprendidas, isso é uma das ferramentas que vai auxiliar o marketing digital.
Uma coisa fundamental é entender as numerosas possibilidades do Generative Marketing. Essa novidade será essencial na vida dos profissionais, empreendedor e executivo. As novas tendências tecnológicas são essenciais nas estratégias de marketing digital. Tudo isso para oferecer soluções para melhorar o processo de conteúdo que ainda sofre com lentidões e coisas ruins.
10 possibilidades que o Generative Marketing pode oferecer para sua empresa
O Generative Marketing pode nos ajudar a reinventar várias partes dos fluxos de trabalho de marketing. Sendo assim, separamos algumas possibilidades que podem potencializar o marketing digital e aumentar o engajamento do serviço com o público.
1 – Pesquisar e Idear: iniciar e destravar o processo criativo com insights e possibilidades geradas pelos algoritmos. Esse é um ponto importante e pode ser considerado no momento da criação e das estratégias de marketing digital.
2 – Sintetizar: processar as extensas pesquisas e inúmeros dados já coletados para conseguir gerar resumos, insights e recomendações.
3 – Destravar e Simplificar: auxiliar copywriters propondo opções para destravar copywriting e manter o processo criativo fluído, veloz e incrível. Desta forma, dando inovações e soluções para as pessoas e de maneira rápida.
4 – Criar, Desenhar e Diagramar: criar imagens únicas e originais, e superar as cansativas e pouco eficazes jornadas pelos bancos de imagens. Mas imagine também criar suas músicas e vídeos. É uma forma de criar novas ideais, fotos e desenhos.
5 – Adaptar: produzir variações de posts e peças únicas de conteúdo para atender os diferentes canais e medias. Conseguir planejar o marketing digital para adaptar o melhor conteúdo.
6 – Prototipar: produzir rapidamente diversas opções de Ads e Landing Pages sem o lento e caro processo de ficar gerando versões até o chefe dizer que gosta.
7 – Validar: promover o aprendizado validado por testes A/B e lean experimentation.
8 – Dialogar: interagir diretamente com humanos, ou outros bots, nos mais diversos canais e medias. Algumas vezes não conseguimos responder todas as mensagens, conversar, atender ligações e fazer a interação com os clientes.
9 – Traduzir: traduzir conteúdos incríveis para audiências internacionais. Assim, o Generative Marketing consegue ajudar na criação de conteúdos para outras línguas e na tradução para o português.
10 – Outras possibilidades de algo que deve estar sendo criado agora.
Ferramentas que vem para mudar o mercado
Existem algumas ferramentas que podem te ajudar com o marketing digital e uma das ferramentas é o Generative Marketing. Desta forma, a inteligência artificial é algo que alavanca junto com as ferramentas certa qualquer negócio. Sendo assim, vamos mostrar algumas ideias que serão essenciais para alcançar sua empresa e também contar com o apoio da AceleraVix, agência de marketing digital no Espirito Santo.
1 – Sistema de informações de marketing (S.I.M.)
O sistema de informações de marketing (S.I.M) é uma das ferramentas que utiliza o Generative Marketing. Ela direciona pessoas, equipamentos, classifica e analisa dados que justificam as decisões de marketing da empresa.
Desta forma, com o auxílio dessa ferramenta o profissional de marketing consegue acertar mais na maioria das vezes e com chance maior de se destacar. O S.I.M utiliza dados internos e externos. Além disso, reúne informações sobre clientes, hábitos, preferencias e muito mais. Com isso, consegue unir pontos importantes para formar o gosto e desejos do público.
2 – Chatbot
Um dos Generative Marketing mais comuns nos últimos tempos é o Chatbox, que nada mais é que um robô que interage com o cliente de forma automática para ajuda nas dúvidas e possíveis reclamações das pessoas. É um mecanismo que pode ser utilizado de algumas maneiras.
Ele é bastante usado pelas empresas para investir no marketing digital. O recurso é utilizado para ajudar no cadastro, também para sanar dúvidas dos usuários, leads e clientes. Montar uma estratégia para atender o consumidor e levar para o site.
Ao mesmo tempo que a ferramenta tem o seu lado positivo, tem o lado negativo. Pois muitas pessoas preferem um atendimento real.
3 – Servqual
O Servqual é uma ferramenta que permite mensurar a qualidade do serviço oferecido pela sua empresa, tomando como base a percepção do cliente uma vez que ele efetua a compra.
A ferramenta pode ser aplicada por meio de um questionário realizado com o cliente em um primeiro contato, em que ele avalia os tópicos que considera mais importantes para a qualidade de um serviço.
Em uma segunda entrevista, a conversa é dedicada a avaliar em escala numérica diversos tópicos do seu negócio.
4 – CRM (Customer Relationship Management)
O Customer Relationship Management (CRM), ou gestão de relacionamento com o cliente, é um software que centraliza as estratégias de vendas no cliente. É um modo de firmar uma parceria de longo prazo com o cliente, sempre priorizando a satisfação e deixando o consumidor fiel.
Assim, o CRM é uma estratégia de marketing digital para aumentar os lucros de um negócio. Ela cria uma interface simples, para a coleção de dados que ajuda a se comunicar com o cliente de forma que atinge a muitas pessoas.
5 – CRO
A otimização de conversão ou Conversion Rate Optimization (CRO), é na prática um conjunto de ações que almejam levar o usuário a uma ação, como comprar, cadastro, indicação.
De maneira geral, essa é uma das ferramentas de marketing bastante centradas no usuário, utilizando como medida o seu comportamento quando está navegando no site.