O Que São e Como Trabalhar a Criação de Landing Pages?
Também conhecidas pelo nome de páginas de captura, as landing pages são aquelas páginas de site que têm o único objetivo de converter o visitante em um lead.
A definição mais básica na criação de landing pages é que essas são aquelas páginas para as quais o usuário é guiado quando acessa uma fonte externa, como um anúncio pago ou um e-mail.
Como elas são essenciais para a jornada do usuário, a criação de landing pages visa o cumprimento de um papel importante, que consiste em, através do copy direcionado, criar uma conexão com o usuário e estimulá-lo a realizar uma ação predeterminada pela campanha.
É comum que algumas pessoas confundam as landing pages com as home pages, contudo, não é difícil diferenciá-las.
Enquanto a criação de landing pages visa a conversão a partir de uma ação predeterminada, a home page tem apenas o objetivo de direcionar o usuário para outros destinos.
Por exemplo, se fossem itens físicos, a home page seria a capa de um livro, enquanto a landing page se assemelha a um folheto com informações sobre uma oferta em especial.
Por isso, a criação de landing pages pode acontecer de forma separada do site em si.
Quando o assunto é a criação de landing pages, existem quatro elementos considerados essenciais para estar nesta página, sendo eles:
1. Proposta Única
O título deve apresentar uma proposta atraente para que o usuário tenha sua atenção presa e sinta a vontade de ler o copy de apoio.
Para isso, use e abuse de cada uma das boas práticas para a escrita de um título excelente e persuasivo.
2. Call to Action (CTA)
Como a ação do usuário é o principal objetivo da criação de landing pages, o CTA é possivelmente a parte que mais deve ter destaque na página!
Sendo assim, o botão de CTA deve ser incluído, de acordo com a consultoria SEO para criação de landing pages, acima da dobra e, também, na parte inferior da página.
3. Benefícios da Oferta
Nosso terceiro ponto é para enfatizar que, na landing page, apresentar o produto como sendo assim ou assado não possui tanta eficácia.
Na realidade, o usuário se preocupa com os benefícios e de qual maneira aquele produto ou serviço pode afetá-lo.
4. Prova Social
A aprovação social gera o boca a boca, que, juntos, são responsáveis por gerar a confiança do público. Assim, como as pessoas não gostam de correr riscos, mostrar as experiências positivas de outros usuários é mais eficaz do que qualquer outra coisa.
Na criação de landing pages, passar credibilidade e confiança é fundamental para que o usuário saiba que o produto atenderá suas necessidades e, dessa forma, realize a ação desejada.
Agora, em relação aos meios utilizados para a divulgação de uma landing page, podemos citar as campanhas pagas de marketing digital e as pesquisas orgânicas.
Ainda vamos explicar ambas, mas antes vale mencionar que, no segundo caso, a criação de landing pages pode contar com consultoria SEO para obter bons resultados.
Nas campanhas de marketing, de maneira geral, as landing pages são acessadas através de um link de anúncio pago ou de um e-mail enviado pela empresa.
O tráfego gerado por meio dos anúncios pagos normalmente se direciona àqueles com alta intenção de compra, ou seja, quando os leads já estão prontos para concluir a ação desejada.
Agora, além da criação de landing pages se basear em uma consultoria SEO, essa ferramenta também pode ser utilizada para capturar leads no tráfego de pesquisa orgânica.
Nesse caso, a landing page não só deve cumprir com a promessa e a intenção da procura, como também deve ser construída de forma a deixar óbvia qual é a sua empresa e a sua oferta.
Por isso, optar por contratar profissionais de consultoria SEO para auxiliar na criação de landing pages para tráfego orgânico é indispensável.
Para te ajudar nessa, reunimos a equipe de consultoria SEO da AceleraVix, agência de marketing digital no Espírito Santo, para te dar algumas dicas importantes.
Dicas Para Otimizar a Criação de Landing Pages Com a Consultoria SEO
Otimizar sua criação de landing pages com o auxílio de uma consultoria SEO é fundamental para conseguir os melhores resultados através da oferta de tráfego qualificado e no exato momento em que o usuário está buscando pela informação.
Sendo assim, a equipe de consultoria SEO de nossa agência de marketing digital no Espírito Santo separou cinco dicas fundamentais para que a sua criação de landing pages seja afiada e otimizada! Confira:
1. Pense nas Palavras-chave
A palavra-chave é o termo (ou um conjunto de termos) pesquisado pelos usuários na barra de pesquisas do buscador, que geralmente é o Google.
Escolher a palavra-chave certa ajuda no posicionamento estratégico de sua landing page e a dica é optar por termos bem específicos.
Assim, o número de conteúdos oferecidos é menor, o que aumenta as possibilidades da página aparecer logo entre os primeiros resultados e de o seu conteúdo corresponder a busca do usuário.
2. Trabalhe o Conteúdo Escrito
Na criação de landing pages, o conteúdo escrito não deve ser muito extenso. Dessa maneira, a dica é aproveitar cada linha para guiar seu cliente até a ação desejada e, como já falamos, discorra sobre as vantagens e a importância de que o usuário acesse esse produto ou serviço.
3. Estimule o Compartilhamento Nas Redes Sociais
Uma boa e simples forma de garantir que sua landing page ganhe mais links e autoridade frente ao público é estimular que os usuários a compartilhem nas principais redes sociais.
A dica é ter botões que facilitem o compartilhamento, a fim de que não sejam necessárias várias ações para que o usuário divulgue seu conteúdo para outras pessoas.
4. Crie uma Landing Page Com Design Responsivo
Ser uma página mobile friendly não só lhe garante pontos no algoritmo de ranqueamento, mas também assegura que os usuários tenham uma boa experiência, independente do aparelho pelo qual acessaram a landing page.
Se você ainda não leu nosso artigo sobre site responsivo, clique aqui para saber mais sobre o assunto.
5. Mantenha a Landing Page Em Funcionamento
As práticas ensinadas na consultoria SEO funcionam melhor a longo prazo, porque os resultados dificilmente aparecerão de uma hora para a outra.
Dessa forma, quanto maior o tempo em que sua landing page estiver ativa, maiores são as chances dela ganhar autoridade e alcançar as primeiras posições no ranqueamento.
Por isso, não a tire do ar, somente faça as alterações necessárias para que ela se mantenha atualizada.
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