O Alto Crescimento do E-commerce e o Faturamento Bilionário
Um dos mercados que mais cresce no Brasil é o de e-commerce. O comércio eletrônico no país vem ganhando cada vez mais destaque entre os consumidores. O mundo passou por uma pandemia e isso causou efeitos na sociedade. Com isso, muitas pessoas passaram necessidades e empresários viram seus negócios sofreram com a falta de clientes e a falta de compras.
Com isso, levou um tempo para toda a sociedade começar a se reestruturar e voltar um pouco à normalidade antes da doença. Assim, muitas pessoas tiveram novas ideias e investiram no e-commerce e nas lojas próprias pela internet. Desta forma, houve um aumento de comércio. Esse processo muitas vezes tem algumas dúvidas e é necessário contar com profissionais que te auxiliem no marketing para e-commerce. Portanto, a AceleraVix, agência de marketing digital, pode te ajudar nisso.
Essa nova modalidade vem ganhando força e o e-commerce está crescendo no Brasil. Mas afinal de contas, o que é essa modalidade? O e-commerce ou comércio eletrônico é uma forma de negócio em que as transações comerciais são feitas tudo no ambiente online. Com isso, desde a escolha do produto pelo consumidor, até a finalização do pedido, com o pagamento, todos esses pontos são realizados nos meios digitais.
Nessa modalidade, o único processo presencial é a logística da entrega do produto para o cliente. Com isso, ajudando aos microempreendedores, já que não precisa ter espaços físicos e deixando de pagar algumas coisas desnecessárias, caso a empresa fosse física. Além dos processos de compra, o e-commerce se baseia na divulgação e promoção de seus produtos ou serviços, já que as duas coisas podem ser vendidas online com o marketing para e-commerce. Além disso, a conquista do cliente costuma ser pela internet também.
Essa prática do e-commerce vem aumentando no Brasil e isso é comprovado pelos números. O valor recorde foi batido no ano de 2022, a modalidade atingiu faturamento de R$ 262 bilhões em 2022, indicando crescimento de 1,6% ante ano anterior (R$ 258,5 bilhões). Os dados foram levantados pela Nielsen|Ebit. O comércio eletrônico no país, conforme mostra a instituição, alcançou estabilidade. Entre os principais motivos, a pesquisa mostra aumento de 7,9% no número de pedidos e uma queda de 7,5% do ticket médio. A “balança”, neste caso, ficou em equilíbrio.
Existem caminhos no e-commerce e a popularidade das compras online pode ter um cenário estável. As pessoas realizaram mais compras, mas de itens de menor valor agregado, o que justifica a queda do ticket médio. O resultado é muito importante e consolida o e-commerce como um canal de compras muito popular entre os brasileiros. Após o boom de 2020 para 2021, com alta de 29,8%, o setor se mantém num patamar alto, com previsão de estabilidade.
O tráfego às plataformas de venda online no período partiu, principalmente, de sites de busca, sendo 24% do fluxo. O restante da distribuição ficou em busca direta pelo nome da loja (25%) e redes sociais (23%). A pesquisa indicou que a maioria das compras foram realizadas durante a semana, analisando o volume de pedidos e o faturamento. É bom relembrar que já houve um estudo recente da entidade sobre o e-commerce e mostrou um crescimento de 2% da modalidade no Brasil. Além disso, foram elencadas algumas categorias que se destacaram em 2022.
Conheça 11 Vantagens do E-commerce
Existem muitas estratégias de marketing para e-commerce para alavancar a loja online dos microempreendedores. Assim, separamos 11 vantagens dessa modalidade para mostrar ao cliente os pontos positivos de contar com esse serviço online. Além disso, é necessário contar com uma empresa de apoio no projeto, a AceleraVix, agência de marketing digital, é o lugar onde você irá encontrar todo o suporte.
1 – Os clientes já estão online
O brasileiro passa aproximadamente cerca de 90 horas por semana na internet. Sendo assim, é um dos países que mais as pessoas navegam pelas redes. Por isso, buscam soluções para todas as coisas no ambiente virtual. Desta forma, o seu e-commerce pode ser facilmente encontrado e seu produto atingir as dores dos consumidores.
2 – O alcance é maior na internet
Uma das principais vantagens do e-commerce é o alcance. Não há limitação geográfica e pessoas do mundo todo podem comprar – desde que haja um bom planejamento logístico.
3. O e-commerce é prático
O comércio eletrônico também é prático, podendo investir em marketing para e-commerce. Em questão de minutos, o cliente analisa o produto, compara com outras opções disponíveis e conclui a compra. Ótimo para o público e para as marcas.
4. Possibilidade de funcionar 24 horas por dia
O funcionamento do e-commerce não se limita ao horário comercial. O site funciona 24 horas por dia e a transação pode ser feita a qualquer momento, inclusive de madrugada. Desta forma, dando uma liberdade para qualquer pessoa adquirir ou vender algum produto.
5. A empresa pode criar anúncios e campanhas com mais facilidade
Por meio da integração de diferentes plataformas, a empresa consegue criar anúncios em redes sociais, e-mail ou no próprio site, definindo o público que deseja atingir e obtendo resultados mais robustos.
6. Existem plataformas para monitorar os consumidores
Com as ferramentas adequadas de marketing para e-commerce, a empresa consegue monitorar o consumidor, acompanhando toda a jornada com a marca, estratégias de compra e até produtos deixados no carrinho, o que é ótimo para melhorar a performance.
7. É possível integrar o e-commerce a outros canais
O e-commerce pode ser facilmente integrado a outras plataformas, como a de Gestão de Relacionamento com o Consumidor (CRM), melhorando a percepção de imagem da marca e os resultados financeiros.
8. Avaliação dos clientes à vista de outros consumidores
A avaliação de clientes é essencial e pode ficar em um espaço para todos o público ver, as notas dadas online também. E não há propaganda melhor do que o reconhecimento dos próprios consumidores.
9. Atendimento personalizado pelo e-commerce
O atendimento pode ser personalizado, com a sugestão de melhores produtos para o perfil específico do cliente, descontos especiais em datas comemorativas e até a criação de ofertas customizadas, graças ao suporte de tecnologias inteligentes.
10. Baixo investimento inicial
O investimento inicial é baixo, já que não será preciso criar uma loja física e contratar um time com muitos vendedores. É só colocar a loja no ar e atrair os clientes com marketing para e-commerce.
11. É mais fácil analisar os concorrentes
Também é mais fácil entender o que os concorrentes estão fazendo e traçar estratégias para estar sempre à frente, com melhores soluções e atendimento de ponta.
AceleraVix Pode te Ajudar no Processo de sua Loja Virtual
O sonho de muitas pessoas é ter o seu próprio negócio e conseguir ter sucesso com a loja virtual. Assim, mostramos neste texto algumas coisas que podem ajudar nesse processo e a AceleraVix, agência de marketing digital, conta com profissionais de qualidade que podem auxiliar na criação e estratégias de comércio. Entre em contato e solicite um orçamento!