O que é EAT e como ele influencia o tráfego e estratégias de SEO?
Muito provavelmente você já ouviu falar sobre o Google EAT, certo?
Principalmente, se você se preocupa com estratégias de marketing digital e SEO.
Quando pensamos em estratégias de SEO e influências, pensamos que cada vez mais os algoritmos estão sendo apurados, e o maior mecanismo de busca que é o Google, visa tornar os resultados mais assertivos e com isso procura conectar os usuários através de informações relevantes e úteis de maneira rápida.
Por isso, conquistar as primeiras posições nos buscadores do Google não é mais uma tarefa fácil.
E você deve estar se perguntando, afinal o que significa as siglas E-A-T?
E-A-T (expertise, autoritativeness and trust), significa expertise, autoridade e confiabilidade.
Esse termo faz parte do conceito de qualidade do Google que auxilia no ranqueamento de pesquisas.
Esses três conceitos, têm a função de realizar uma avaliação da qualidade das páginas web apresentados pelo Google, para que assim você empreendedor consiga melhorar o seu ranqueamento
O algoritmo de ranqueamento do Google, procura definir as posições dos sites nas páginas de resultados;
Com as estratégias de SEO (Search Engine Optimization), é possível deixar o conteúdo na primeira página do Google.
Por isso, no blog de hoje iremos falar um pouco sobre o que é EAT SEO.
O que é EAT SEO?
O EAT SEO como já mencionado é uma estratégia que é muito importante e influencia diretamente no ranqueamento e no tráfego orgânico dos sites.
Ou seja, o EAT SEO é um algoritmo que determina as diretrizes e a qualidade dos conteúdos e pesquisa do Google.
De maneira simples, o EAT é um conjunto de práticas e estratégias de SEO que são recomendadas pelo próprio buscador.
A empresa como a agência de Marketing Digital AceleraVix desenvolvem diretrizes para ajudar os profissionais a entenderem o que o próprio Google gosta de ver em sites e blogs, quando trata-se de conteúdos de qualidade.
Qual impacto que o EAT SEO tem com o tráfego do seu site
Como já mencionado, o EAT SEO precisa receber as informações necessárias sobre o autor dos textos, evidências científicas, e comprovações de autoridade para entregar o conteúdo, usando estes dados como um material complementar, para assim deixar o conteúdo em alta.
Ou seja, a estratégia de SEO atrelada junto com o EAT visa pensar na experiência do usuário e entregar a ele um site que busque solucionar as suas dúvidas principalmente quando o assunto se trata das pessoas tomarem decisões importantes.
Assim, para conseguir alcançar um bom rankeamento e influenciar o tráfego é preciso entender o propósito da página, que em sua grande maioria é ajudar os seus visitantes a tomarem decisões, principalmente quando o assunto é de websites da área médica, financeira ou jurídica.
Pois, os sites que não possuem bem definida sua expertise, autoridade e confiabilidade não terá uma boa posição.
Para que o EAT SEO consiga influenciar no tráfego do seu site, é preciso que os textos do blog do seu site tenham sempre uma menção de quem os escreveu, para assim conseguir reforçar a sua autoridade e relevância.
Um fator que também auxilia muito no rakeamento dos sites no Google, são as avaliações que os clientes fazem do tipo de profissional que você é, pois assim é possível garantir na web uma maior confiabilidade aos usuários.
Mostre o EAT SEO em seu site.
As estratégias de SEO e EAT funcionam tanto fora quanto dentro do seu website, principalmente quando se é utilizado links e menções fora do site.
Desse modo entende-se que o EAT SEO são complementos um do outro, para oferecer um site com expertise, autoridade e confiabilidade.
E para melhorar e otimizar os pontos certos do EAT, é necessário seguir algumas dicas do próprio Google, como:
Garantir boas avaliações do seu negócio na internet: se você é um empreendedor, o Google entende que é preciso que o seu negócio tenha boas avaliações de diversas fontes, como clientes reais.
Procure ter menções suas em sites com autoridade alta. Procure ser mencionado por fontes que são extremamente confiáveis, como algum veículo de imprensa.
Onde encontrar uma agência especialista em marketing digital?
Ficou com alguma dúvida? Não se preocupe, entre em contato conosco!
A AceleraVix é uma agência de Marketing Digital especialista em otimização de sites, estratégias de SEO, marketing de conteúdo e digital.
Nós contamos com uma equipe de profissionais qualificados quando o assunto é marketing digital e buscamos gerar bons resultados para o seu negócio.