Como divulgar a minha empresa na internet
Cada vez mais os empresários modernos estão se preocupando em divulgar a sua empresa na internet, mas também, muitas vezes não sabem por onde começar, como prospectar novos clientes ou como fazer essa prospecção.
Se essa é a sua dúvida, continue essa leitura, pois acredito que esse texto irá simplificar as suas questões e aumentar seu entendimento sobre o assunto de divulgação online e estratégias de marketing digital.
Faça um planejamento
O primeiro passo para uma divulgação online é o planejamento. Embora esta etapa seja a mais ignorada por muitos, ela é primordial para que as estratégias de marketing digital fluam bem e tragam resultados eficazes. Saber onde você quer chegar e as estratégias previamente desenhadas, pode mudar complementarmente o ritmo da execução, tornando-a mais eficiente e também adaptável às mudanças ao longo do tempo.
O papel fundamental das redes sociais
Hoje, as redes sociais assumem um papel valioso para a divulgação de negócios na internet. Além de contar com uma plataforma que recebe inúmeros acessos diariamente, a comunicação com o público se torna mais direta e assertiva.
Um estudo da We Are Social divulgou um estudo que relatando o tempo médio que as pessoas gastam conectadas às suas redes sociais. Esse tempo é nada menos que 3h40 ao dia! Ou seja, não há desculpas para deixar as redes sociais de fora nos seus planos.
Ainda, uma pesquisa realizada por agências de comunicação, cujos participantes foram empresas que já realizam divulgações online, afirmam que os principais benefícios das redes sociais são:
Divulgar a marca (77,4%);
Engajar a audiência (63,2%);
Aumentar tráfego no blog/site (50,3%);
Ampliar as vendas;
Número de clientes (48,5%).
Não é à toa que grandes marcas vêm investindo em campanhas e anúncios através da gestão de redes sociais, como Facebook, Instagram e Youtube.
A importância de ter um site para a sua empresa
Já de início posso citar alguns benefícios de ter um site para a sua empresa, por exemplo:
Exclusividade
Nesse ponto, o website se diferencia das redes sociais, pois permite que você tenha um domínio próprio na Internet, além de possibilitar a criação de uma plataforma exclusiva, “desenhar” o próprio layout e adaptá-lo conforme a identidade visual da sua marca. E claro, fornecer informações exclusivas para visitantes que se cadastram em seu site e entender quais são as suas maiores necessidades, podendo oferecer de maneira mais assertiva os seus serviços ou produtos.
Fortalece a sua marca
Hoje, a internet meio de comunicação mais utilizado do mundo inteiro. Colocar a sua marca em uma página de busca significa uma aumentar a visibilidade, quantidade de prospects e consequentemente, ter crescimento nas vendas.
A grande vantagem é o fácil acesso, em qualquer lugar e lugar. Pelo site ser online, ele transmite maior quantidade de informações e atinge o seu público alvo com rapidez e eficácia.
Seu negócio aberto 24 horas por dia
Já pensou em manter o seu negócio aberto 24h por dia? Imagina o quanto isso custaria no fim do mês…
Uma das vantagens é que na internet, o seu negócio fica disponível para o seu público em todo momento, e melhor, sem prejudicar a sua qualidade de vida.
Seja um e-commerce, ou um site para prospecção, das duas formas, você estará lá quando o seu público precisar de você.
Transmite confiança e credibilidade
“Melhor maneira de vender algo: não vender nada. Ganhe a consciência, o respeito e a confiança daqueles que podem comprar”. Já dizia Jordan Belfort, ex-corretor de bolsa no EUA.
A confiança é a chave para as negociações entre empresa e consumidor. E se o seu negócio tem uma boa imagem no ambiente digital, com um site funcional e com bom design, você passa credibilidade e conquista muito mais a confiança do seu público.
Por isso, hoje em dia, os consumidores já esperam que as empresas tenham um site próprio. Assim eles conseguem obter mais informações e se preparar melhor para uma compra.
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Quais são as principais estratégias de marketing digital
Quando falamos de estratégia, é importante falarmos de planejamento.
É de suma importância conhecer o seu público alvo, e entender o que você pode oferecer para seus prospects. Para isso, existem estratégias de marketing digital que podem te ajudar nesse processo. Vamos lá.
SEO e Pesquisa de palavras-chave
Search Engine Optimization (SEO), ou Otimização para mecanismos de busca, é uma estratégia de otimização de um site, tornando-o mais fácil de ser encontrado pelos aos buscadores, como o Google, por exemplo.
Embora a estética de um site seja importante, isso está longe de ser suficiente. Além de um design responsivo, ele precisa estar instalado em uma ótima plataforma e com conteúdos que gerem valor para o visitante.
Ainda, o uso de palavras-chave ainda é uma das técnicas de SEO mais eficazes. Para isso, você deve entender quais são as palavras que o seu público busca, para posteriormente, usá-las como “iscas” e atrair esses clientes em potencial para o seu site. Só assim é possível demonstrar para os motores de busca a relevância do seu conteúdo.
Lembre-se: quanto mais próximo ao topo você aparecer na primeira página de busca, mais chances você terá de ser encontrado e gerar oportunidades de negócios.
Links patrocinados
Essa estratégia pode ser usada tanto na página de buscas do Google quando na redes socias, como o Facebook, Instagram ou Youtube. No buscador, os links farão um site aparecer no topo da página e dará mais visibilidade a marca. Nas redes sociais, funciona como um anúncio, podendo divulgar a marca, como um produto ou serviço específico.
Uma das vantagens dessa estratégia de marketing digital é o retorno do valor investido. O anúncio aumenta as chances de conversão, pois aparece, exatamente, no momento em que o usuário busca por uma determinada palavra-chave. A segmentação do link patrocinado gera leads qualificados.
Inbound Marketing
O Inbound Marketing, resumidamente, é o compartilhamento de conteúdos de qualidade que agem como um “imã de atração”, para um determinado público, no caso, o seu público-alvo.
Uma vez que esses conteúdos são disponibilizados, esses usuários encontram o que procuram, seja um produto ou alguem serviço.
Essas táticas de marketing online podem ser utilizadas para ganhar o interesse do usuário, priorizando a construção de uma relação entre ele e a marca, com o objetivo de fidelizá-lo. Para tanto, é preciso compreender completamente o perfil e o comportamento do consumidor.
Marketing de Conteúdo
Uma pesquisa recente da Content Trends 2019 apresenta que Marketing de Conteúdo gera para as empresas que adotam esse método, 1,3 vezes mais visitas e 1,4 vezes mais leads do que os negócios que não implementaram a mesma prática.
O principal objetivo do Marketing de Conteúdo é informatizar o público-alvo de seu negócio. Com isso, é possível atrair um público mais qualificado, aumentando as chances de conversão, por exemplo.
Isso acontece porque clientes mais informados demoram menos tempo para tomar uma decisão e também, fazer uma compra.
E-mail marketing
Esta é a principal estratégia para criar um relacionamento e engajar os seus clientes. Para isso, você deve contar com listas de e-mail segmentadas, nas quais os seus clientes são classificados de acordo com interesses e características.
Para ter um bom resultado com essa estratégia, o e-mail marketing tem que ter um conteúdo personalizado, o que garante mais chances de despertar o interesse daquele grupo de pessoas.
Uma das melhores formas para conseguir uma boa lista de e-mails é uma página de captura no seu site. Assim, só quem realmente está interessado naquele negócio receberá mais informações.
Remarketing
Remarketing, como o próprio nome já diz, mostra novamente o anúncio da sua empresa para quem viu e não converteu, por exemplo, como forma de uma “segunda tentativa”. Essa tentativa é feita através do Google Ads, que identifica os usuários que já visitaram seu site e passa a exibir anúncios com mais frequência para ele.
O uso do Remarketing é muito comum quando o objetivo é o branding (conhecimento de marca).
Tendências apontam um aumento nas compras online
Como você pôde ver, a internet é uma ferramenta GIGANTE de publicidade e vendas.
Uma pesquisa recente mostra que mas só em 2018, o mercado faturou mais de R$52 bilhões de reais em vendas pela internet, aumentado a receita em 12%, comparado ao ano de 2017. Veja no gráfico abaixo:
Para o ano de 2019 não é diferente. A empresa de mensuração e análise de dados Ebit Nielsen já divulgou a previsão de um novo crescimento de faturamento para este ano, que deve chegar a 15%, totalizando 61,2 bilhões.
E aí, vai ficar de fora?
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