O que são os golpes digitais?
Os golpes digitais são crimes que se tornaram muito comuns com o avanço da tecnologia.
Existem vários tipos de golpes digitais que vêm se espalhando pela internet, mas com a pandemia da Covid-19, as pessoas passaram a ficar mais tempo ainda na internet, especialmente em redes sociais e fazendo compras online.
Tudo isso abriu espaço para criminosos aplicarem fraudes e se aproveitarem indevidamente das pessoas, a fim de roubar dados pessoais e dinheiro, causando inúmeros prejuízos e constrangimentos.
Por isso é importante estar atento à segurança digital para não ter problemas ao navegar e fazer suas compras.
Quais são os principais tipos de golpes digitais?
Para conseguir se proteger, é preciso conhecer quais são os tipos de golpes digitais existentes e principalmente as dicas de segurança na internet.
Golpe do perfil falso no WhatsApp
Nesses golpes digitais, é muito comum que os golpistas acessem a rede social da vítima e utilizem a foto do perfil da mesma para criar um WhatsApp, assim eles conseguem se passar pela pessoa e começam a pedir dinheiro emprestado para os familiares e amigos.
O influenciador digital Hugo Gloss foi uma vítima desse golpe. Ele postou em seu Instagram que estavam utilizando seu nome e foto e mandando mensagens para seus familiares. Os criminosos afirmavam que ele mudou seu número, orientavam as pessoas a bloquearem o antigo e pediam dinheiro com emergência.
É muito importante frisar que esse tipo de fraude não se trata de uma clonagem de número telefônico, pois os criminosos usam um número diferente para poder se passar pela vítima.
As dicas de segurança na internet para poder se prevenir desses golpes digitais recomendam ajustar a visualização da imagem da sua conta do WhatsApp apenas para os contatos autorizados, além de ficar atento a toda e qualquer mensagem que cause alguma desconfiança, seja ela de amigos ou familiares, especialmente se envolve transferências bancárias.
Golpe do voucher/cupom desconto
Outros golpes digitais muito frequentes são os do Voucher ou Cupom de Descontos.
Normalmente os criminosos entram em contato com as pessoas através de contas falsas de estabelecimentos comerciais, mencionam que elas foram selecionadas para participar de um sorteio e solicitam um número de WhatsApp.
Eles tentam habilitar o WhatsApp por outro aparelho, e com isso a vítima recebe um código de seis dígitos no SMS, que serve para validação. Os criminosos pedem esse código e, caso a vítima passe, eles clonam o aplicativo.
Portanto é importante se manter atento a qualquer tipo de mensagem que envolva alguma premiação e sempre entrar em contato com o estabelecimento para que ele esteja ciente dos golpes digitais.
Nessas situações, as dicas de segurança na internet recomendam que você nunca passe códigos de validação de conta para ninguém e habilite a autenticação dos fatores em sua conta.
E caso receba alguma mensagem desconhecida procure registrar um boletim de ocorrência e denunciar ao WhatsApp através do e-mail: suporte@whatsapp.com.
Golpes digitais em plataformas de compra/venda online
Esses golpes digitais são feitos com pessoas que deixam o número de contato acessível ao público quando vendem algo on-line.
Os criminosos passam pelo suporte da plataforma e pedem para que a vítima passe um código de validação recebido por mensagem. O processo é o mesmo que o golpe anterior: esse código é de autenticação do WhatsApp, que permite que o app seja clonado.
Ou seja, nunca informe códigos recebidos e habilite a autenticação de dois fatores em sua conta.
As dicas de segurança na internet são registrar um Boletim de Ocorrência, denunciar ao WhatsApp através do e-mail: suporte@whatsapp.com, ou denunciar o número do golpe.
Golpe dos falsos links
Os golpes digitais falsos que são realizados através de link ocorrem normalmente quando a vítima recebe alguma notificação de promoção, sorteio, ou quando recebe alguma operação indevida em sua conta.
Desse modo, sempre desconfie de links encaminhados via WhatsApp ou SMS. A fraude acontece quando o indivíduo acessa o link, e automaticamente é redirecionado para sites falsos de cadastros, buscando obter informações pessoais da vítima.
Golpe do amor
Esse é um dos golpes digitais mais comuns. O golpe do amor acontece quando as vítimas são selecionadas por meio de aplicativos de relacionamento e namoro.
É muito comum que após um período de conversas afetivas, o golpista demonstre interesse em conhecer a pessoa e se mudar para o Brasil para viver com ela.
Eles pedem o endereço residencial e depois afirmam que estão enviando uma caixa (muitas vezes mandam fotos) com joias, numerários e outros itens, que supostamente foram retidos pela Receita Federal. Para retirá-la, a vítima precisa fazer um depósito de um valor, que geralmente varia de R$ 2.500 a R$ 4.000.
As dicas de segurança na internet nesse caso são: não mande fotos e vídeos para desconhecidos, principalmente se forem imagens íntimas. Se houver tentativa de extorsão, procure a Delegacia de Polícia e nunca deposite o valor solicitado.
Dicas de segurança na internet
Existem vários outros tipos de golpes digitais e a maioria deles é tão bem executado, que acabamos não nos atentando aos perigos. Por isso, é fundamental seguir dicas de segurança digital para evitar ser vítima desses crimes.
A prevenção começa a partir de cuidados redobrados. Preste atenção nos sites que você está comprando, observe o endereço do link (muitas vezes a página parece real, mas o link não corresponde a loja) e verifique se o site contém selo de certificação de compra segura.
Também evite clicar em links enviados por SMS ou WhatsApp, mesmo que seja de pessoas conhecidas, e sempre desconfie de promoções com preços baixos demais.
Tome cuidado quando for compartilhar dados financeiros e pessoais, e caso tenha sido vítima, troque todas as suas senhas, dos aplicativos, bancos, e-mails e redes sociais e tenha certeza que está tudo sob controle, caso contrário, busque a polícia para registrar um boletim de ocorrência. Essas dicas de segurança na internet são muito importantes para que você não tenha seus dados e inclusive seu dinheiro roubados enquanto navega.