Passo a Passo Para Você Colocar sua Empresa no Google Meu Negócio
Já houve um tempo em que o foco do Marketing era voltado para a tomada de decisão de compra do consumidor. Entretanto, com as mudanças de comportamento dos usuários nos últimos tempos é imprescindível que as empresas façam parte da jornada do cliente.
A jornada do cliente trata-se do caminho que o consumidor percorre junto a uma marca, desde o momento da descoberta, até o fechamento da compra e, inclusive, o pós-venda. Os usuários hoje em dia querem suprir suas necessidades, pois encontram-se na fase de descoberta e procuram por informações.
Isso ocorre pois, muitas vezes, os usuários nem se dão conta de que têm um problema e de que aquela determinada marca pode supri-la. Para que o consumidor se dê conta disso, na fase de descoberta não é o momento de falar do seu produto, serviço ou marca, neste momento é preciso apostar no Marketing de Conteúdo, pois é através de blogs posts, e publicações de conteúdo relevante que será possível transformar seus visitantes em potenciais clientes. Até porque, o consumidor moderno está em busca de uma experiência mais profunda com as empresas.
Por meio desses modelos é possível traçar estratégias robustas, a fim de que a jornada do cliente percorra um mesmo caminho, onde seu público consiga identificar o problema e passar a buscar por soluções.
Na prática, essa abordagem de jornada do cliente baseia-se no Marketing Digital para criar um cenário de comunicação que vise construir uma estratégia que relacione empatia, comportamento e humanização, a fim de entender as dúvidas, as dores e as necessidades do público em cada fase dessa jornada.
Diante disso, a jornada do consumidor tem se baseado em informações e, quanto mais sua empresa fornecer, maior será sua taxa de conversão. Porém, muito além de chamar a atenção dos mecanismos de busca, é necessário que sua empresa faça o uso de ferramentas de negócios oferecidas pelo próprio buscador, pois assim é possível, além de agregar na divulgação do seu produto, serviço ou marca, que sua empresa também esteja em busca de consolidar sua presença digital.
Isso é realizado por meio da ferramenta Google Meu Negócio. O Google é uma plataforma de busca onde milhões de pessoas buscam diariamente por informações, o que o faz uma das melhores maneiras de obter uma posição de destaque, capaz de gerar inúmeros contatos, além, é claro, de trilhar uma jornada do cliente imprescindível para o seu sucesso.
Se a sua empresa ainda não está presente no Google Meu Negócio, você está deixando de ser exibido para potenciais clientes na internet. Portanto, se você tem alguma dúvida sobre como o Google Meu Negócio pode ajudar a sua empresa, neste blog a AceleraVix, Agência de Marketing Digital, vai mostrar como funciona esta ferramenta gratuita e como exibir o seu negócio no Google.
Entenda o que é o como Funciona o Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita, oferecida para empresas de pequenos, médios e grandes portes que querem gerenciar sua presença digital. Ele funciona como uma exposição que você pode cadastrar seus produtos e serviços em sua ficha, e usá-lo também como um canal de propaganda e venda virtual. Ou seja, essa ferramenta procura destacar a sua empresa nas Pesquisas Google e Google Maps, a fim de gerenciar sua presença digital nos resultados de pesquisa do buscador.
O Google Meu Negócio serve para ajudar os próprios consumidores a coletar informações sobre a empresa, como endereço, telefone, site, horário de funcionamento, etc. e conseguir interagir com ela, melhorando a boa reputação da sua marca de acordo com as avaliações que os usuários realizam no processo da jornada do cliente.
O recurso do Google Meu Negócio é muito prático e rápido. Para criar o perfil da sua empresa no Google Meu Negócio, é preciso seguir alguns passos:
- Acessar o site do Google Meu Negócio e clicar em “Gerenciar agora”;
- Criar uma conta do Google ou, se você já tiver uma, fazer o login nela;
- Clicar em “Inserir sua empresa no Google”;
- Preencher informações básicas sobre o seu negócio, como nome da empresa e número de telefone;
- O Google irá precisar confirmar o seu endereço, geralmente isso ocorre através de uma correspondência, e-mail ou telefone para confirmar a legitimidade da sua empresa;
- Com o endereço confirmado, após alguns dias seu negócio já estará listado e será necessário completar e gerenciar as informações do seu perfil através do aplicativo do recurso.
É fundamental que você preencha todas as informações da sua empresa da maneira mais detalhada, além de utilizar palavras-chaves que melhor descrevem o seu empreendimento, para que você consiga divulgar sua presença na internet, através da Pesquisa do Google e no Google Maps.
Por isso, é muito importante incluir nome, local ou horário de funcionamento, adicionar fotos, responder comentários de clientes para que tudo possa contribuir para o ranqueamento do seu site.
Por que Usar o Google Meu Negócio Para Divulgar Minha Empresa?
Se você possui alguma dificuldade para entender como estruturar a jornada do cliente para criar a conversão de forma efetiva é fundamental contar com as soluções da nossa agência de marketing digital.
Isso porque, a jornada do cliente é a experiência completa do consumidor com a empresa, desde o primeiro contato até o pós-venda. E saber como usar o Google Meu Negócio para divulgar seu empreendimento permite com que você consiga gerar valor durante todo o processo de compra, educando o mercado e a sua audiência.
Vantagens de Utilizar Esta Ferramenta
Oferece aos clientes mais formas de interagir com você
O “GMN” melhora a reputação e presença digital da empresa, isso por que, através da ferramenta, você pode receber diretamente em sua página comentários de quem já utilizou o seu serviço, sendo possível extrair informações sobre o desempenho do seu atendimento e fornecimento de produtos e serviços prestados.
Com o Google Meu Negócio você consegue concentrar os comentários de seus clientes e respondê-los, a fim de conseguir obter um feedback direto do consumidor final e resolver possíveis problemas, esclarecer dúvidas, ouvir sugestões, e diversas outras questões que tornam sua presença online mais próxima de seus clientes.
Conquiste mais clientes com um bom perfil de negócio
Você pode publicar fotos e ofertas no seu perfil de negócio e, dessa forma, mostrar aos clientes seus diferenciais e dar mais motivos para escolherem sua empresa.
Veja como os clientes se conectam
Com o apoio de uma agência de marketing digital você consegue descobrir se os clientes seguem ou interagem com o seu perfil de negócio por meio de chamadas telefônicas e localização.
Para compreender melhor o alcance do seu negócio, você pode ver insights sobre como as pessoas encontram sua empresa em diversas situações de pesquisa, durante a navegabilidade
Agora que você entende a importância do Google Meu Negócio para a jornada do cliente, que tal conferir os serviços de quem já é expert nesse ramo? Acesse o nosso site, e conte com a AceleraVix, Agência de Marketing Digital para te ajudar a gerar leads e conversões.