Inbound Marketing: Tudo o que Você Precisa Saber sobre o Marketing de Atração
O marketing, antigamente, baseava-se em interrupções, isto é, a marca buscava chamar a atenção do seu público para demonstrar como determinado produto era mais eficiente e vantajoso do que outro. Com a evolução e a transformação digital, o consumidor teve seu comportamento de compra alterado e, diante disso, as empresas precisam inovar e criar novas formas de atrair seus clientes. Neste viés, surge o Inbound Marketing.
Certamente, você já ouviu falar em Inbound Marketing. De maneira geral, essa estratégia é focada em atrair, converter e encantar o seu público-alvo. Mais conhecido como Marketing de Atração, o Inbound afasta-se do conceito tradicional pois consiste numa estratégia de Marketing Digital que tem o foco em atrair um público-alvo de maneiras diferentes.
O Inbound Marketing se tornou uma técnica forte, pois utiliza-se do Marketing de Conteúdo para criar uma conexão com o público-alvo e, assim, conseguir encantar os visitantes. Isso é feito por meio do SEO e das Estratégias em Redes Sociais, para transformar tais pessoas em futuros clientes sem impor publicidade massiva, o que pode atrapalhar e interromper alguma ação.
Quer conhecer mais o Inbound Marketing? No conteúdo de hoje, a Agência de Marketing Digital, AceleraVix explicará essa estratégia de Marketing de Atração que te ajuda a atrair e conquistar mais clientes, a partir do próprio interesse dos consumidores.
Mas, Afinal, o que é Inbound Marketing?
Como mencionado anteriormente, o Inbound Marketing é uma estratégia de Marketing de Atração que busca criar uma nova maneira de pensar, baseando-se na criação e no compartilhamento de conteúdo de qualidade, voltado e direcionado a um público específico.
A principal caracterização do Inbound Marketing é atrair potenciais leads de forma direta, ou seja, a finalidade dessa estratégia é criar um relacionamento com os clientes na qual eles vêm até a sua empresa, atraídos pela sua mensagem.
Por isso, o Inbound Marketing é conhecido como Marketing de Atração, pois, ao invés de interromper o consumidor para transmitir uma mensagem, o cliente é atraído e conquistado pelos canais de conteúdo que consome ao absorver informação.
Desse modo, entende-se que o Inbound Marketing é como um ímã que busca atrair e chamar a atenção do cliente de maneiras criativas, por meio do conteúdo publicado por meio de blog e redes sociais.
A Força do Inbound Marketing e suas Características
Como vimos, o principal objetivo do Inbound Marketing é atrair e fidelizar clientes, com conteúdos informativos e interessantes sobre a área de especialidade da empresa, de modo que, aos poucos, a sua marca obtém autoridade no assunto.
A força do Inbound Marketing é enorme, pois ele age a partir da criação de um relacionamento mais próximo com seu público. Na verdade, ele busca satisfazer as dúvidas e criar mais abertura, a fim de motivar e transformar essa aproximação em um interesse do cliente nos produtos e serviços oferecidos.
Desse modo, o Marketing de Atração possui algumas principais características, como:
- Comunicação aberta: ocorre uma maior interação e engajamento entre a marca e os consumidores, pois a interação é aberta;
- Mensagens e conteúdos contínuos: a estratégia de Inbound Marketing, em vez de interromper, busca desenvolver e criar mensagens contínuas que são apresentadas para o público-alvo no momento mais conveniente para eles;
- Melhora no relacionamento com os consumidores: a geração de engajamento é cada vez maior graças à relação de confiança criada, justamente por não haver interrupções na mensagem.
Por meio dessas características, o público-alvo se identifica com os conteúdos oferecidos e consequentemente começam a visitar seu site, aumentando assim o tráfego, além disso, com o passar do tempo e com a criação de marketing de conteúdo que seja relevante é possível tornar seus visitantes em contatos, e em seguida em clientes.
O inbound marketing também atua com 4 etapas principais: atrair, converter, vender e encantar.
- Atrair: a atração é a primeira etapa do inbound marketing para conseguir fazer as pessoas se tornarem visitantes regulares do seu site, por meio da geração de conteúdo relevante;
- Converter: a conversão é a etapa cujo objetivo é transformar os visitantes em leads, ou seja, em oportunidades reais de venda;
- Vender: a venda é terceira etapa do processo de inbound marketing, pois, após divulgar conteúdo relevante, é preciso avaliar e se certificar de quem está no momento certo para fechar a venda;
- Encantar: por fim, o encantamento é a relação com o cliente após a venda. Nessa etapa começa uma nova jornada, que busca encantá-lo para que seja um cliente fiel e defensor da sua marca.
Ou seja, a partir das características do Inbound é possível desenvolver métodos e Marketing de Conteúdo para o público certo, no momento ideal.
Benefícios do Inbound Marketing
Muitos ainda têm dúvidas se vale a pena investir no Marketing de Atração, por isso, vamos te mostrar alguns dos benefícios de contar com essa estratégia para a sua empresa, independentemente do tamanho do seu negócio.
Alcance do público ideal
Um dos principais benefícios do Inbound Marketing é o alcance do público-alvo certo, ou seja, essa estratégia atinge somente aqueles que possuem interesse em algum produto ou serviço da sua empresa e tiveram contato com o seu conteúdo e mensagem.
Clientes mais próximos
O nome de Marketing de Atração não foi dado por acaso ao conceito de Inbound Marketing, pois o fato do seu público procurar pelo seu conteúdo de maneira própria, representa na prática que cria-se uma relação de confiança, já que não há uma interação forçada.
A partir disso, o seu público se vê mais aberto para buscar por recomendações e interação com as pessoas, portanto o feedback é algo fundamental para saber a opinião dos clientes perante o conteúdo que está consumindo.
Maior poder de persuasão
A persuasão é um dos elementos mais importantes do Marketing de Atração, pois os clientes só receberão conteúdos a partir do seu interesse.
Assim, o Inbound Marketing confere poder de convencimento através da produção de conteúdo, o que dá a ela tempo suficiente e decisivo para efetuar a compra.
É nítido que cada vez mais o poder encontra-se com os consumidores, por isso, ao invés de interromper, seus clientes, procure atraí-los com Marketing de Conteúdo e Atração. Conte com a AceleraVix, temos as soluções perfeitas para promover a melhoria da presença digital do seu negócio.
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