O que é marketing outbound 2.0?
Primeiro, vamos entender o que é outbound marketing. O outbound marketing pode ser compreendido como “marketing tradicional”, ou seja, uma maneira mais tradicional de aplicar a estratégia de prospecção de clientes.
Através de pesquisas e análises, os clientes potenciais são identificados e só então a abordagem é feita. Dessa forma, podemos dizer que o outbound marketing é conhecida como uma estratégia de marketing digital de prospecção ativa.
Alguns exemplos práticos de outbound marketing:
- Propagandas em televisão e rádio
- Banners e outdoors
- Flyers
- Telemarketing
Essas são algumas estratégias de prospecção ativa, onde o marketing offline ganha espaço, uma vez que não utiliza a internet para atrair ou captar o cliente.
Entretanto, seria desafiador ou até mesmo “um tiro no pé” ignorar que vivemos em uma era tecnológica, e não utilizar isso ao nosso favor pode trazer grandes consequências em longo prazo. Atualmente existem estratégias de matketing digital de prospecção ativa muito eficazes através do marketing online, trazendo uma nova abordagem: o outbound marketing 2.0.
O outbound marketing 2.0 é o outbound marketing atualizado, onde não é baseado apenas em banners, folhetos, propagandas televisivas e rádios…
Alguns anos atrás Aaron Ross trouxe um novo conceito de outbound marketing através de seu Best Seller “Receita Previsível“, onde dissemina uma nova estrutura de organização e também novas maneiras de ir ao encontro do cliente, como:
- Banners e anúncios em sites;
- Propagandas em vídeo;
- Facebook Ads, Google Analytics, etc;
- Links patrocinadores.
Sim, as propagandas continuam sendo o pilar do outbound marketing, porém com uma diferença: segmentação. Com o público segmentado de acordo com o interesse e estágio de compra, é possível atrair clientes em potencial, evitando “atirar” para todo lado em busca do consumidor ideal.
O outbound marketing e suas diferenças para o inbound
Como você pode imaginar pelo nome, o Outbound Marketing utiliza uma lógica contrária à do Inbound Marketing. Enquanto um leva a empresa até o cliente, o outro traz o cliente até a empresa.
Sendo assim, o Outbound trabalha em formatos de publicidade que chegam até o potencial cliente em seu dia-a-dia, como aqueles anúncios que aparecem nos vídeos do YouTube, banners em sites ou pop-ups.
Já o Inbound se empenha em atrair clientes sem, necessariamente ir atrás deles, mas despertando o seu interesse para que os mesmos cheguem até a empresa. Dessa forma, o Inbound aposta na produção de conteúdos para atingir e atrair o público-alvo da marca.
Vantagens do outbound marketing para sua empresa
Como já dito, as novas tecnologias têm rapidamente mudado o comportamento do consumidor. Entretanto, Aaron Ross conseguiu provar a eficácia do outbound marketing, com a modernização do conceito, deu vida nova a essa abordagem.
Veja a seguir as vantagens dessa estratégia de prospecção ativa:
ROI (Return on Investment – Retorno sobre investimento) mais rápido:
Inverso do inbound marketing, que os resultados são planejados e esperados para longo e médio prazo, o retorno sobre investimento (ROI) do outbound pode ser muito mais rápido. Por exemplo, um anúncio do seu serviço ou produto em display do Google, irá começar a ser exibido imediatamente para um público segmentado.
O que não acontece no inbound, onde as suas estratégias de marketing digital podem levar algum tempo até atingirem o público-alvo. Isso acontece porque alguns métodos levam em consideração como os consumidores se comportam na internet – e isso pode ser algo bem subjetivo. Sendo assim, o retorno nunca é imediato, sempre será pensando em um lucro x economia em longo prazo.
Facilmente mensurável:
As estratégias de outbound não permitem uma análise com dados precisos sobre o desempenho de cada ação, diferente do que acontece no inbound marketing, graças às ferramentas de análises, como Google Analytics.
Mas isso não significa que não terá dados e insights importantes sobre o seu negócio. Afinal de contas, como o ROI se dá em curto prazo, você consegue ter uma amostra para análise mais rápida.
Informações como sazonalidade das vendas de cada produto e qual a melhor abordagem e discurso para falar com seu público são exemplos de dados que podem ser analisados.
Eles têm o poder de ajudar sua empresa a ajustar as estratégias para que o resultado desejado seja atingido.
Velocidade para validar perfil de cliente ideal:
Por consequência, com a possibilidade de ter dados qualitativos e quantitativos em menos tempo, o outbound marketing permite validar o perfil de cliente ideal, a sua buyer persona, que realmente condiz com a sua audiência.
E também se o seu discurso e os canais de comunicação estão transmitindo o posicionamento que você quer da forma correta.
Assertividade do contato:
Lembra do outbound marketing 2.0? Pois bem, essa evolução do outbound marketing proporciona para a sua equipe de vendas um dos itens mais valiosos do marketing digital: um público segmentado.
Através de alguns estudos de consumo, é possível conhecer as dores e as necessidades do público-alvo e ainda, utilizar isso a seu favor durante a apresentação do seu produto ou serviço. Assim, o encontro da sua empresa com o potencial cliente pode acontecer de forma muito mais personalizada e assertiva.
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