Saiba como manter o SEO intacto na migração de plataforma de e-commerce
Se sua loja virtual não está listada nos resultados de busca do Google ou de outro mecanismo de pesquisa, sinal de que precisa pensar em providenciar a migração de plataforma de e-commerce.
Afinal, não conseguir ocupar a primeira página de resultados pode fazer seu negócio perder muitos clientes. Vamos te explicar o motivo e a importância da migração de plataforma de e-commerce, basta um simples exemplo: você está precisando de mais informações sobre determinando produto que deseja comprar e ao pesquisar na internet, a probabilidade de visitar os sites que estão na primeira página é muito maior.
Ou seja, dificilmente vai clicar nas outras páginas para ver outros sites que vendem o mesmo produto. Entendeu agora?!
E é a partir dessa lógica que surge a necessidade do processo de migração de e-commerce. Mas, a grande dúvida é: dá para fazer essa mudança de plataforma sem precisar sacrificar a posição nos rankings dos mecanismos de busca e as estratégias de SEO que já foram implementadas?
A resposta é SIM, desde que tenha uma boa estratégia de migração que seja capaz de preservar a posição do site no ranking de resultados, mas também ampliar o tráfego orgânico da loja e gerar mais vendas. E quais são essas estratégias? Vamos explicar a seguir!
Migração de plataforma de e-commerce: o que não pode faltar
Antes de falar das estratégias de marketing digital, vamos explicar por que o SEO pode ser prejudicado na migração de e-commerce.
Como você já deve saber, o Google e outros mecanismos de pesquisa usam algoritmos para determinar a posição e o ranqueamento dos sites nos resultados de busca – e o conteúdo das páginas, a experiência de navegação do usuário e a arquitetura e design do site são alguns dos elementos que determinam a posição no ranqueamento.
Além de avaliar esses elementos, os mecanismos de busca também monitoram o site e o índice de cada página do site, registrando métricas como tráfego, velocidade de carregamento das páginas e muito mais. Esse processo de monitoramento também é conhecido como web crawler. Se você implementar alguma alteração no site entre um crawl e outro, o ranqueamento da loja inevitavelmente será impactado.
Portanto, antes de planejar uma migração de plataforma de e-commerce procure considerar a atividade da web crawler, pois pode ser bem provável que você acabe perdendo uma boa quantidade de tráfego orgânico e de novas vendas.
Ou ainda pior, alterar o conteúdo das páginas, ocultar informações relevantes para os mecanismos de busca e armazenar páginas muito antigas junto com conteúdo mais recentes são erros gravíssimos no processo de migração de plataforma de e-commerce, capazes de gerar grandes prejuízos futuramente.
Estratégias que devem ser adotadas na migração de plataforma de e-commerce
Infelizmente, a migração de e-commerce não é uma receita de bolo que já vem pronta. Para que ela realmente funcione e as estratégias de SEO do site não sejam afetadas, é necessário levar em conta as particularidades de cada marca e de cada loja. Além disso, é fundamental considerar a estrutura e o desempenho atuais do site e os objetivos estabelecidos para a marca.
Só que isso não quer dizer que não existam alguns parâmetros e conceitos-chave que possam ser fixados como itens norteadores no processo. Para te ajudar, montamos um pequeno “checklist” apresentando a etapas para a migração de plataforma de e-commerce. Confira:
- Redirecionar URLs
Muita gente sonha em fazer a migração de plataforma de e-commerce e conseguir manter as URLs do site intactas, mas infelizmente isso é bem difícil de acontecer.
Para garantir que os visitantes do site e os mecanismos de busca consigam acessar os mesmos conteúdos de antes no novo site, você vai precisar trabalhar com o redirecionamento de URLs. Isso porque, quando realizada com cuidado e planejamento, a migração de e-commerce não acarretará nenhum dano ao tráfego conquistado da loja.
Para que o processo dê certo, você precisará informar as novas URLs das páginas aos bots dos mecanismos de busca e tentar restringir o número de mudanças feitas ao conteúdo e à estrutura do novo site.
Vale ainda ressaltar, a importância de um redirecionamento de URLs que siga o modelo redirect 301 na migração de plataforma de e-commerce, considerado um excelente aliado para lojistas que querem fazer uma mudança de e-commerce de sucesso sem afetar as estratégias de SEO da marca, já que permite o redirecionamento de uma URL por vez.
Também vale a pena lembrar que, se o objetivo é preservar o SEO para e-commerce, o redirect 301 vai ser só o início. Você também vai precisar verificar se as metas descrições e headers do site estão sendo preservadas, bem como acompanhar quaisquer mudanças geradas no arquivo robots.txt do site e na construção do sitemap em XML para garantir que a indexação das novas páginas seja realizada corretamente.
- Reduzir o número de mudanças realizadas nas páginas
É tentador querer aproveitar o processo de migração de plataforma de e-commerce para arregaçar as mangas e mudar até aquilo que não precisa. Afinal, se você já vai fazer uma mudança tão significativa, por que não aproveitar para fazer aquelas alterações que você sempre quis fazer no design e no conteúdo do site?
Se o Google já vem monitorando o site da loja por meio dos crawlers há algum tempo e de repente ele percebe uma mudança drástica nas páginas, nas imagens e nos conteúdos publicados, o buscador pode acabar reindexando o site internamente – e isso, por sua vez, pode acarretar uma redução significativa no volume de tráfego da loja.
Ninguém sabe ao certo como os mecanismos de busca determinam os sites que serão listados nas primeiras posições, mas muitos especialistas em SEO afirmam que, quando o assunto é migração de plataforma de e-commerce, a melhor estratégia para não perder a posição já conquistada é tentar preservar tudo o que for possível do site antigo.