O que é SEO e para que serve?
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, que, em português, significa Otimização para Mecanismos de Buscas.
São técnicas que tem como objetivo posicionar sites nos primeiros resultados de buscas dos mecanismos de pesquisa, como o Google.
Sabe quando você pesquisa um termo no Google e clica no primeiro resultado que encontra? Pois é, a maioria das pessoas nem passa da primeira página. Por isso, o ideal é que os sites do seu negócio estejam posicionados entre os primeiros resultados para que a possibilidade de cliques seja maior.
Mas como garantir que sua página esteja nessas posições? Simples! Por meio de boas práticas de SEO.
Na AceleraVix, trabalhamos com serviços que ajudam sua empresa a chegar no topo do Google. Confira o que é SEO e para que serve, para você entender melhor como adotar na sua empresa.
Como funcionam os serviços de SEO?
Para garantir que sua empresa, blog ou loja virtual esteja entre as primeiras pesquisas do Google, é preciso saber o que é e para que serve, além de adotar boas práticas de SEO.
De maneira geral, essas técnicas têm a ver com otimizações nas próprias páginas do seu site, no relacionamento com outros, no uso de palavras-chave, entre outras inúmeras ferramentas de serviços de SEO que melhoram a experiência de busca e navegação dos usuários.
Antes de entender mais e para que serve, vamos ver como os motores de busca funcionam. Existem três processos de retorno de pesquisa: o rastreamento, a indexação e o rankeamento.
O rastreamento, ou crawling, é feito por robôs. Eles identificam as páginas que serão enviadas e usam os algoritmos para definir prioridades.
A indexação é quando essas páginas vão para o índice do buscador. Elas são organizadas de acordo com algumas características, como tempo de carregamento da página e palavras-chave.
Por fim, o rankeamento, isto é, a exibição dos resultados. Os robôs sempre procuram novas páginas, mas elas são exibidas em uma ordem específica, determinada por mais de 200 fatores de serviços de SEO.
Quais são os fatores de rankeamento do Google?
O Google, em especial, define a prioridade e relevância das páginas de acordo com mais de 200 fatores de serviços de SEO.
Eles são divididos em on page e off page. Os fatores on page tem a ver com o conteúdo da sua página em si, ou seja, o que ela oferece para que o usuário tenha uma boa experiência.
Os fatores off page são elementos fora da página que a fazem ser referência e uma autoridade para os usuários e outros sites.
Os principais serviços de SEO são a autoridade da página e domínio, relevância de links, conteúdo original e relevante, tamanho do conteúdo, palavras-chave no título, URL e conteúdo, tempo de permanência na página, velocidade, segurança e design responsivo.
Ou seja, para aparecer no topo das pesquisas através dos serviços, a página da sua empresa precisa cumprir alguns requisitos, que vão deixar o conteúdo muito mais interessante e relevante para o Google.
Como realizar estratégias com serviços de SEO?
Entendeu o que é SEO e para que serve? Para que seu site consiga ranquear, não basta apenas colocar qualquer fator, como repetir várias vezes a palavra-chave, comprar e gerar muitos links de outros sites, incluir palavras escondidas na página, etc.
Essas não são boas práticas de SEO e são, inclusive, antiéticas. Existem duas técnicas de serviços de SEO, o Black Hat e o White Hat.
O Black Hat são as técnicas que infringem as diretrizes do Google. Os sites que praticam podem ser punidos e até excluídos do site de busca.
O White Hat são as técnicas legais nos serviços de SEO, aceitas e recomendadas pelo Google, como as que mencionamos aqui, usar palavras-chave naturalmente, ganhar backlinks de parceiros confiáveis, enfim, os fatores de rankeamento que melhoram o conteúdo que você entrega aos usuários.
Para conseguir adotar as boas práticas de SEO, é preciso um bom planejamento de Marketing Digital. Isso significa entender o que você deseja alcançar, qual seu público e saber como chegar lá.
Agora que você entendeu o que é SEO e para que serve, colocar isso em prática pode parecer até fácil, mas é preciso um olhar mais técnico e especializado que vai ajudar você a ficar por dentro dos bons serviços de SEO e garantir os resultados que almeja.
Pensando nisso, a melhor alternativa é buscar uma consultoria SEO. A consultoria tem o objetivo de orientar sua empresa nas melhores técnicas de serviços de SEO, visando otimizar suas estratégias online e colocar sua empresa no topo.
A AceleraVix SEO Marketing & Performance é uma Agência de SEO e Performance preparada para prestar auxílio em todas as estratégias de Marketing Digital. Contamos com uma equipe de profissionais capacitados para fazer todo planejamento e execução dos serviços de SEO.