Black Friday Está Chegando! E agora?
A Black Friday no Brasil está chegando e nunca é tarde para iniciar um bom planejamento. Chamar atenção ao seu produto durante essa época é essencial para que os clientes notem a sua empresa e suas vendas sejam alavancadas.
Mas por que investir nisso? Uma campanha agressiva nem sempre é suficiente para superar um planejamento mal feito, por isso, é importante que você saiba definir objetivos e crie uma campanha de Black Friday atrativa para seus consumidores.
Como Planejar uma Black Friday de Forma Eficiente?
Defina objetivos inteligentes
O que é um objetivo inteligente? Quando falamos sobre negócios, precisamos sempre lembrar que tempo é dinheiro! Parece óbvio, mas um objetivo claro é mais difícil de encontrar do que se imagina.
O que você está buscando? Aumentar as vendas por si só não é um objetivo muito claro. Aumentar as vendas em 20% durante o mês de novembro, por outro lado, é um objetivo melhor e mais fácil de tracejar.
Outro ponto importante: tempo! Analise se o tempo disponível é o suficiente para que você consiga os resultados desejados e, depois disso, defina uma data final.
De fato, estabelecer prazos é um procedimento básico, mas importante para criar um senso de urgência e trazer o máximo de empenho entre sua equipe.
Faça uma lista
Coloque num passo a passo tudo o que foi planejado na etapa anterior. Por mais que você acredite ter tudo em sua mente, sempre é arriscado esquecer algum detalhe.
Por isso, uma lista bem feita sempre conterá detalhes e tarefas que acelerarão o trabalho de sua equipe.
Pesquise seus consumidores
É sempre mais difícil conquistar um cliente novo do que um cliente que já confia em seu produto. Você quer ganhar clientes novos ou vender para clientes já fidelizados?
Focar em clientes antigos é uma excelente estratégia de vendas, assim, oferecer descontos e pesquisar o que você precisa para atingir tal público é determinante na hora de realizar uma boa Black Friday.
Escolha quais produtos irá ofertar
Tão importante quanto saber para quem você quer vender é saber o que você quer vender. Afinal, não importam as estratégias de marketing se seus clientes não estiverem, de fato, interessados no seu produto.
Seja o seu carro-chefe ou um produto diferenciado, é essencial que sua equipe decida previamente para organizar o planejamento de compras. Não sabe quais produtos ofertar? Simples: crie cupons de desconto e deixe seu cliente escolher quais itens mais lhe agradam.
Planeje as entregas
Sempre ofereça uma entrega confiável e dentro do prazo estipulado. Um cliente novo pode se sentir inseguro com prazos muito longos ou com a falta de política de retorno, por exemplo. Dessa forma, utilizar métodos de rastreio também garantirão uma segurança extra para seu cliente.
Se comunique com seu cliente!
Use sua criatividade
Milhares de empresas também estarão dando o seu melhor durante esse período. E você, o que tem para chamar a atenção do seu cliente?
Descontos especiais para cada tipo de cliente são uma boa ideia!
Siga Essas Dicas Especiais que Separamos para Você!
- Se o seu cliente já está interessado em seus produtos, que tal um desconto especial por e-mail? Ter uma boa mailing-list é imprescindível para qualquer empresa.
- Redes sociais são cada vez mais essenciais na nossa vida, assim, um desconto voltado a quem segue sua página é ótimo para atrair novos clientes!
- Aja cedo! Lançar sua promoção com antecedência na Black Friday é interessante. Caso contrário, muitos clientes podem se sentir sobrecarregados com a quantidade de ofertas de última hora e acabarem por ignorar a sua.
Otimize seu site
Uma oferta boa é incrível, no entanto, um site ruim pode acabar com a experiência do cliente. Assim, um site confiável e estável é mais benéfico à sua empresa do que você imagina. Garanta que seu endereço eletrônico esteja em boas condições e tenha um suporte para a sua expectativa de tráfego.
Vale ressaltar: o comprador precisa lembrar do seu site! Ou seja, uma página atrativa pode mudar o curso das suas vendas.
Sabia que a maioria dos clientes adiciona algum item ao carrinho e desiste no meio do caminho? Por isso, saber utilizar os pop-ups na hora certa e trazer o cliente de volta para você é praticamente uma nova conversão! Ofereça cupons de desconto extras ou apele para o emocional neste momento e você verá a diferença.
Faça o marketing!
Por último e não menos importante, faça propaganda!
Ter uma empresa especializada em marketing digital será o divisor de águas na sua próxima Black Friday!
Nós da AceleraVix SEO Marketing & Performance possuímos uma equipe de ponta sempre disposta para desenvolver e otimizar seu site e fazer todo o marketing necessário para que seus lucros aumentem durante esta data tão importante para os comerciantes.
Dificuldades em Planejar? Nós Temos a Solução!
Entre em contato para mais informações! Ficaremos felizes em ajudar com seu planejamento de compras e fazer sua empresa se destacar no mercado!