Sabemos que para uma empresa ter sucesso é necessário desenvolver estratégias de marketing em ES eficazes no processo de compra que ajudarão a atrair mais visitantes para seu site e assim tornar-se referência em sua área de atuação.
E uma das estratégias de marketing – ES utilizadas para atrair e conseguir mais clientes é o funil de vendas, que consiste em um esquema de processo de compra com o qual as empresas conduzem o seu público à aquisição de seus produtos ou serviços.
Sua funcionalidade é servir como uma métrica para entender em que estágio o cliente está antes de chegar a finalização da compra. Para isso o cliente em potencial é monitorado desde a primeira vez que ouviu sobre o tipo de produto que sua empresa oferece até o momento em que ele faz a compra.
O funil de vendas tem como principal característica facilitar a tomada de decisões relacionadas ao planejamento e estrutura da aquisição dos clientes no processo de compra. Mas, antes de criar um funil de vendas é fundamental conhecer a jornada de compra do seu público para planejar as estratégias de marketing que irão atrair o consumidor.
Conheça as etapas do funil de vendas.
Etapa 1 – Conscientização
A primeira etapa é baseada na fase de conscientização, ou seja, trata-se do momento em que cliente em potencial toma conhecimento da existência do produto ou serviço que oferece;
Etapa 2 – Interesse
Esse momento é quando o consumidor demonstra interesse, realizando pesquisas sobre o tipo de serviço que oferece;
Etapa 3 – Avaliação
Ao pesquisar sobre o serviço, nessa etapa o cliente avalia e verifica sobre os benefícios, vantagens e funcionalidades que o produto pode lhe proporcionar para então dar início a decisão de compra.
Etapa 4 – Decisão
Depois de ter maior conhecimento sobre o produto/serviço, o cliente em potencial decide realizar a compra e começa a fazer a negociação.
Saiba como criar um Funil de Vendas
O importante ao criar o funil de vendas é entender que não existe uma etapa mais importante que a outra. O objetivo nesse tipo de estratégia de marketing é oferecer um conteúdo relevante, que esclareça e instigue o cliente em potencial.
Topo do Funil de Vendas
No topo do funil o objetivo é criar um conteúdo atraente que faça seu cliente em potencial se interessar pelo assunto, pois nesse momento o lead não sabe exatamente o que quer e como sua empresa pode atender à necessidade dele.
Por isso a importância de falar mais sobre o seu produto do que necessariamente sobre a empresa. Nessa etapa do funil você precisa fazer o cliente persuadir o cliente e mostrar a ele que sua empresa tem a solução adequada para o que ele precisa, a ponto de prosseguir na sua decisão de compra, gerando leads.
Nesse momento, um dos meios digitais que podem ser utilizados são as redes sociais, onde sua empresa pode divulgar seus produtos e serviços, gerando tráfego e conhecimento sobre o negócio.
Lembrando que nessa fase do funil de vendas, o conteúdo deve ser claro e objetivo, de fácil compreensão, para que o cliente tenha um panorama geral e entenda sobre o tipo de serviço que oferece.
Meio do Funil de Vendas
O meio do funil de vendas trata-se de uma fase intermediária, onde o cliente em potencial já entendeu como sua empresa pode ajudá-lo e agora é importante conduzi-lo na decisão no processo de compra.
Nesse momento é hora de apresentar os diferenciais dos seus produtos ou serviços e mostrar para ele entender qual atende melhor a sua necessidade. O objetivo no meio do funil de vendas é oferecer um conteúdo mais aprofundado e detalhado sobre sua empresa.
Fundo de funil
Nesta fase final do funil de vendas, o cliente em potencial já está no ponto decisivo no processo de compra, pois ele possui todas as informações detalhadas sobre a sua empresa e como poderá atender à necessidade dele.
Geralmente, os clientes que estão na fase do fundo do funil já seguem sua empresa nas redes sociais e recebe as suas novidades e por isso esse é o momento de mostrar que a seu negócio é a solução para os problemas dele. Nesse momento você deve hora utilizar uma abordagem mais direta, falar abertamente sobre seu produto e suas vantagens.