O marketing sazonal tem como principal objetivo atrair mais clientes fechar mais contratos, por meio de ações de marketing voltadas em descontos especiais em datas comemorativas. Um grande exemplo é o Dia das Mães, em que muitas lojas oferecem descontos especiais para comprar um presente à sua mãe. Ou seja, o marketing sazonal lança promoções em determinadas datas para escalar seu negócio e vender mais.
Os resultados podem variar de acordo com as ações de marketing desenvolvidas, os conteúdos produzidos e as oportunidades existentes no mercado. Vale ressaltar que, existem épocas do ano mais propícias e basta aplicar as estratégias de marketing sazonal no momento certo para conseguir alcançar os resultados esperados.
Lembrando que a sazonalidade de demanda pode apresentar resultados surpreendentes, pois um produto que teve boas vendas no ano passado pode ou não ter os mesmos índices em outro ano, por isso a importância de atuar com precisão e não acreditar que essa variação é ruim. Com o marketing sazonal é possível criar produtos especiais, com preços diferenciados em épocas específicas, com o intuito de fidelizar clientes e ganhar mais espaço no mercado em qualquer estação, temporada ou mês.
Como aplicar o Marketing Sazonal
Faça um cronograma
A primeira etapa na hora de aplicar o marketing sazonal é criar um bom cronograma, para isso escolha datas e períodos relacionados ao seu negócio. Com as datas definidas, comece a desenvolver as ações de marketing que serão realizadas, porém antes se atente quais são os seus objetivos, pense se é vender mais ou melhorar o reconhecimento da marca.
Também estabeleça quais serão os meios de comunicação que deseja utilizar e os formatos de conteúdos, você também precisa definir a sequência de cada postagem, conhecer seu tipo de público e quais os descontos e benefícios que serão oferecidos aos consumidores.
Estabeleça uma mensagem em cada campanha
Vale ressaltar que, no marketing sazonal não basta oferecer condições especiais, mas sim se preocupar com a mensagem que será transmitida nas campanhas sazonais.
O importante na hora de definir a mensagem é preciso antes entender como funciona a jornada de compra do cliente, analisando as emoções, sentimentos e desejos sentidos por eles. Lembre-se que a mensagem deve transmitir seus objetivos, atendendo as necessidades de seus consumidores para então realizar a compra.
Faça parcerias
Uma boa dica para quem deseja aplicar o marketing sazonal em seu negócio é fazer parcerias, que poderão te ajudar a desenvolver melhores produtos e serviços. Entretanto, se atente em encontrar parceiros que tenham objetivos, visões e missões semelhantes às suas. Faça parcerias com soluções que possam melhorar a vida do usuário quando utilizadas em conjunto, com isso as chances de aumentar a venda será ainda maior.
Analise resultados
Outro ponto que também deve ser muito bem avaliado no marketing sazonal é monitorar os números de todas as ações de marketing realizadas, para isso deve acompanhar e documentar todos os resultados obtidos nas campanhas sazonais. Afinal, essa é uma maneira de conhecer melhor seu público e colocar seus planos em prática ou mudar as estratégias de marketing se for necessário, afim de medir a eficiência de seus esforços.
Aproveite as redes sociais
Não deixe de usar as redes sociais na hora de aplicar o marketing sazonal em seu negócio, aproveite suas páginas no facebook, instagram e twitter para divulgar os descontos e promoções que estão sendo realizadas na loja. O importante é desenvolver estratégias de marketing adequada aos desejos de seus clientes, que está relacionada às datas comemorativas do seu nicho do mercado.
Adote uma linguagem adequada aos seus consumidores
Um grande erro que muitos empresários comete ao utilizar o marketing sazonal é não adotar uma linguagem adequada para seu tipo de público alvo. É importante oferecer conteúdos de qualidade de maneira clara para que o consumidor consiga entender a mensagem que está sendo transmitida. Uma boa dica é sempre buscar inovação para impulsionar suas vendas e garantir um bom lucro ao negócio.
Lembrando que esse tipo de marketing pode ser adaptado em várias épocas do ano, além de evitar que sofra com mercadorias paradas e prejuízos.