O termo SEO Vem do inglês search engine optimization, mas geralmente é conhecido pela sigla “SEO” que significa “otimização para mecanismos de busca”, ou “otimização de sites”.
O que é SEO
Definido como uma forma de aumentar os acessos
do seu site através de um conjunto de técnicas e estratégias, que permite um site melhorar seu posicionamento perante aos mecanismos de busca, de forma orgânica, natural, ou, em outras palavras, na busca orgânica – que se opõe à paga.
A busca paga – ou também “links patrocinados” – é a forma publicitária de aparecer nesses mecanismos. A publicidade nos mecanismos de busca pode ser feita em plataformas como Google AdWords.
O que é Google AdWords
Já o Google AdWords é uma ferramenta de links patrocinados, ou seja, com sua utilização você paga para fazer publicidade por meio de anúncios. No entanto, não é porque está investindo uma verba que ficará bem posicionado, uma vez que, será através da boa escolha das palavras chave, do lance dado e da qualidade do seu score que seus anúncios terão impressões.
Mais uma vez vemos a importância de entender todo o projeto, estruturar uma estratégia e entender o momento certo para aplicar uma ação de marketing digital que conceda excelentes frutos.
Para anunciar aqui, você precisará pagar. É preciso deixar claro que é uma ferramenta que exige verba, diferente do SEO.
Semelhanças x Diferenças: SEO e Google AdWords
Você já deve ter percebido que ambos fazem a utilização de palavras chave para alcançar o objetivo final, para ser encontrado através das buscas orgânicas ou anúncio do pago.
FATORES PARA TER UM BOM RESULTADO DE BUSCA DO GOOGLE
SEO não é publicidade, porque você não paga para o Google e qualquer outro mecanismo de busca, para aparecer nos resultados orgânicos.
Para aparecer nos resultados de busca, os sites precisam ter conteúdo de Relevância e Autoridade
Relevância é a página de um site poder ser o melhor resultado para quem realiza uma busca, assim como para o algoritmo dos buscadores, que calculam seu resultado.
Autoridade é o site que possuí reputação na Internet, para poder se classificar em melhor posição. Geralmente, os algoritmos de busca levam em contar os links que um site e uma página recebem, para calcular sua autoridade.
Por que SEO é importante?
Quando temos alguma dúvida ou precisamos entender de um produto ou serviço, qual é a nossa primeira ação ou pensamento? Pesquisar no Google. Estamos a todo momento consultando alguma coisa no Google. Talvez alguns não saibam, mas os mecanismos de busca são considerados a mídia mais confiável no mundo.
Segundo o Trust Barometer 2016, que entrevistou 33 mil pessoas de 28 países, o consumidor atual aponta os mecanismos de busca, como a maneira mais confiável para encontrar notícias e informações em geral – na frente de mídias sociais, jornais, televisão, etc.
Na pesquisa atual, 63% indicaram a confiança maior na busca online contra 58% da mídia tradicional, uma diferença menor do que a observada no ano passado, quando pela primeira vez a mídia de mecanismos de busca foi líder neste quesito globalmente e também no recorte nacional. Devido ao momento econômico, a tendência é que consumidores pesquisem mais antes de comprar, potencializando a importância dos buscadores, nas estratégias de marketing das empresas.
É sabido que as pessoas confiam muito mais em resultado oriundos da busca orgânica, em comparação com anúncios pagos. É como comparar um espaço editorial em um jornal a um anúncio: as pessoas confiam mais na opinião do jornalista.
Com os buscadores isso não é muito diferente. Só que em vez de um jornalista, temos um algoritmo que no momento de realizar uma pesquisa leva em conta mais de 200 critérios – e traz o resultado em uma fração de segundo!
Classificação é, como o próprio nome sugere, o site se posicionar em maior evidência nos mecanismos de busca. A classificação é o resultado dos esforços de SEO.
Em suma, se uma página tiver a melhor relevância e a maior autoridade necessariamente, estará classificado na maior de todas as posições: o primeiro lugar no Google.
Porém, alcançar a tão sonhada performance do primeiro lugar do Google é um árduo trabalho. SEO deve vir de dentro para fora de um site.
Tanto que o primeiro passo para fazer SEO será entender, em profundidade, o que é aquele site e qual o público-alvo ele terá o melhor resultado.
O SEO serve para transformar em resultado um site que tem potencial de conversão de vendas. Gerando visitas de clientes potencias.
Você, por exemplo, poderia fazer SEO para a Globo.com conseguir um melhor posicionamento para a palavra “notícias”. Mas não poderia fazer SEO para um e-commerce estar posicionado para “notícias”.
Por quê?
Porque, por maior autoridade que um e-commerce possua (e essa autoridade provavelmente será menor que a de um portal de notícias), ele nunca será relevante para aquele termo.
Quer fazer SEO? Então comece tendo um site relevante para seu público-alvo e vá construindo a sua autoridade.
O SEO dá tanto trabalho quanto construir uma marca. Mas poderá, também, ser a sua melhor e mais eficiente fonte de tráfego.
AceleraVix é especialista em consultoria SEO.
AceleraVix é especialista em consultoria SEO Vitoria – ES.