O fato é que as redes sociais são ferramentas que já estão incorporadas no universo do marketing digital e entender como elas podem impactar no posicionamento de um site pode fazer a diferença na hora de implementar suas estratégias de SEO
Provavelmente você já deve ter ouvido falar em SMM ou Social Media Marketing. Com o rumo que as redes sociais estão trilhando, é cada vez mais importante que a parceria SEO e Redes Sociais seja utilizada para fortalecer sua marca e atrair mais clientes em potencial.
O papel das redes sociais no consumo de conteúdo
O Facebook é hoje a rede social mais utilizada no mundo. São aproximadamente 1.6 bilhões de usuários (número divulgado no fechamento de 2015) que passam, pelo menos, 1/3 de seu dia online. Só no Brasil conta tem cerca de 80 milhões de usuários.
Perceba que é muito mais comum ouvir alguém comentar que viu tal notícia no Facebook, que em um site oficial de um jornal ou revista especializada.
Isso significa que as pessoas estão consumindo cada vez mais conteúdo que encontram em sua timeline do que os que encontram em outros sites, simplesmente porque elas não procuram em outros lugares.
O que diz o Google
É importante deixar claro que o ranqueamento das páginas no Google, assim como em outros motores de busca, não leva em consideração a quantidade de usuários do Facebook e das outras redes sociais.
O que importa para os mecanismos de busca são as menções e os backlinks (links externos que direcionam para o site ranqueado).
Entretanto, com o aumento da demanda por conteúdos relevantes, os backlinks devem ser de qualidade e levar valor aos consumidores. É interesse de todos, inclusive dos buscadores, levar o melhor conteúdo para que os clientes sejam fidelizados.
A parceria SEO e Redes Sociais
Criar um perfil profissional em uma rede social já favorece a estratégia de SEO. Isso acontece porque os sites oficiais das empresas acabam recebendo mais visitas oriundas de seus perfis nas redes sociais.
Os consumidores, por passarem várias horas de seus dias nas redes sociais, quando querem procurar por alguma empresa, fazem primeiro uma busca nas redes sociais para depois acessar o link para o site oficial.
Vale ressaltar que os mecanismos, buscam de modo criterioso informações e os conteúdos que realmente sejam relevantes, a fim de proporcionar uma melhor experiência para os usuários. Então fique de olho na qualidade do que você divulga, não apenas em seu site, mas também nas redes sociais.
Como já foi dito anteriormente, o Google, ainda não faz o posicionamento de uma página baseado no número de usuários ou seguidores que um perfil têm, mas sim pela qualidade no conteúdo propagado nesses locais, também chamados como menções sociais. E como o Google é considerado um dos principais motores de buscas da internet no mundo, é preciso otimizar o seu perfil para que ele atenda aos requisitos desejados por ele.
Outro ponto importante é que, uma das principais estratégias de SMM(Social Media Marketing) utilizadas para o Facebook, por exemplo, é a estratégia do 80/20: 80% do conteúdo da página são voltados diretamente para os interesses dos consumidores e 20% para a venda de um produto.
Isso significa que os 80% do conteúdo apresentam maiores chances de serem curtidos, compartilhados e, assim, propagar, fortalecer e consolidar sua marca nas redes sociais.
O que mais as redes sociais podem fazer por sua marca?
As redes sociais podem colocá-lo no mapa de relevância do seu público-alvo, ou seja, publicando conteúdo relevante, interagindo com seus clientes e fortalecendo uma relação de identidade torna sua marca presente.
A conclusão que se pode chegar é que é necessário estar onde o seu público está: ONLINE. Ter um perfil em uma rede social é extremamente importante para levar valor aos consumidores que terão prazer em divulgar o conteúdo de uma marca que eles se identificam e que leva até eles conhecimento, diversão e qualidade de vida.
Lembre-se sempre que o cliente quer consumir o que lhe interessa, na hora e no local que quiser. Não basta estar presente; é preciso ter qualidade e entregar o que ele procura: um relacionamento em que ele veja na sua marca um reflexo de si mesmo. Use as redes sociais ao seu favor!
Otimize suas páginas
Para aprimorar essa relação com o usuário é muito importante otimizar suas páginas e perfis nas redes sociais para torná-las funcionais e de fácil navegabilidade.
Assim como no seu site, o usuário precisa encontrar informações relevantes como telefones, endereços ou mesmo os links para seu site mais facilmente. Dessa maneira a interação fica mais dinâmica, o que pode ser positivo para os mecanismos de busca.