Os hábitos dos consumidores mudam constantemente e a grande responsável dessas mudanças é a tecnologia, que interfere diretamente na maneira como as pessoas comercializam produtos e serviços. Os consumidores têm buscado cada vez mais por maior comodidade e praticidade em suas compras, ainda mantendo altos padrões de exigências no atendimento e qualidade dos produtos, com isso as empresas precisaram se adaptar a essa nova demanda.
Diante disso, é fundamental estar atento sobre as tendências de SEO para aplicar as técnicas adequadas e garantir que sua empresa seja vista por todos. Com um SEO bem trabalhado, é possível que seu site tenho um maior alcance e melhor posicionamento e engajamento que poderão ser convertidos em leads.
Veja quais são as Tendências SEO 2020
Pesquisa por voz
A primeira tendência de SEO para 2020 diz respeito à pesquisa por voz no Google, na qual já representa 20% de todas as buscas, dado muito significativo. No entanto, para 2020 o esperado é que esse número cresça para 50%. Isso é reflexo do comportamento dos usuários. Siri, Alexa, Google Assistente e outros assistentes de voz, caíram nas graças das pessoas, pois auxiliam e muito o dia a dia de milhares de consumidores.
E conforme esses assistentes de voz ganham um número cada vez maior de adeptos, percebemos que as empresas precisam também se ajustar a esse novo “método de pesquisa” por produtos e serviços. Na prática, conforme os usuários vão deixando de realizar pesquisas “digitadas” e começam a fazer pesquisas por voz, percebemos que a tendência não será somente focar em palavras chaves, mas sim em “frases chaves”.
Ou seja, se antes os conteúdos desenvolvidos para o seu site ou blog eram construídos com base em palavras chaves específicas visando apenas maior ranqueamento nos motores de buscas, agora os conteúdos devem ser desenvolvidos pensando no usuário, em como ele pode buscar por seu produto / serviço, utilizando uma linguagem mais objetiva e de fácil entendimento.
Cabe ainda ressaltar que o estilo de escrita poderá ser adaptado ao que o seu público irá buscar no momento de fazer uma pesquisa por voz.
Conteúdo relevante
Conteúdo relevante é uma das técnicas de SEO já utilizadas e permanecerá entre as tendências de SEO 2020, pois por mais que o usuário veja o seu site entre as primeiras opções dos motores de busca, se o seu conteúdo de fato não trouxer algo interessante e novo ao leitor, dificilmente esse usuário será convertido em um lead, fazendo com que sua estratégia de marketing digital se torne ineficaz.
A ideia é oferecer informações relevantes e conteúdo criativo, de maneira que os usuários consigam sair da mesmice, despertando o desejo do visitante em permanecer em seu site. No entanto, os especialistas destacam que o conteúdo de qualidade, aquele que seja realmente esclarecedor, vai ser ainda mais importante para as estratégias de SEO em 2020.
Isso porque alterações nos algoritmos do Google como a Rank Brain e a ainda mais recente BERT, usam a inteligência artificial para identificar os melhores resultados e apresentá-los para os usuários.
Uma forma de produzir conteúdo pensando nessas alterações e em solucionar dúvidas e questionamentos das suas personas é focar menos nas palavras chave ao criar os textos, e mais na intenção de busca do usuário e no contexto do que está sendo abordado.
Com isso o buscador identifica seus conteúdos como úteis e tenta entregar resultados menos ambíguos e mais exatos, algo que era uma barreira para o Google antes dessas alterações. Uma dica é tentar usar mais palavras relacionadas e sinônimos nos textos para que os algoritmos consigam identificar o assunto que está sendo tratado.
Snippets
Outra tendência, que na verdade já existe há alguns anos, são os snippets, mais precisamente os featured snippets, a posição zero do Google. Consiste no resultado de busca orgânica que vem destacado acima do primeiro resultado de buscas orgânicas do Google.
Snippets são excelentes “iscas” para atrair tráfego, uma forma de sinalizar que aquele conteúdo é tão bom que foi escolhido pelo próprio Google e merece aparecer em destaque na página de resultados.
Sites seguros
Uma tendência de SEO para 2020 que pode até parecer aleatória para algumas pessoas, mas promete fazer toda a diferença, é a importância cada vez maior em se certificar que os sites são seguros. Essa é mais uma tendência pautada fortemente pela experiência do usuário, pois eles querem ter a total certeza que estão navegando por páginas seguras.
Por isso é importante ativar o protocolo de HTTPS, que garante aos usuários uma conexão segura criptografada e autenticada, transmitindo confiança e credibilidade.
Apostar na versão imobile
Possuir um site responsivo significa que seu site deve ser lido e carregado com facilidade em celulares e smartphones. A tendência é que sites que não sejam responsivos passem a perder cada vez mais tráfego em 2020. Isso por que as pessoas estão passando a acessar a mais a internet através de dispositivos móveis do que por computadores.
Mas não basta apenas contar com sites responsivos, é preciso investir neles e pensar numa interface que chame a atenção do usuário, que seja intuitiva e que ofereça uma excelente experiência nos aparelhos celulares. Se você oferece um produto ou serviço na internet, contar com um site Mobile se torna mais e mais importante, já que a tendência é que a buscas que farão com que as pessoas cheguem até você sejam feitas pelos smartphones.
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