O que é o Marketing para Mecanismos de Busca?
O marketing digital é uma tendência que vem cada vez mais ganhando destaque na sociedade. Isso faz com que seja atualizado todos os dias, porque a tecnologia avança cada vez mais. Essas mudanças vêm para aumentar o número de categorias no comportamento digital para o público. Pensando por esse lado, uma das novas novidades é o marketing para mecanismos de busca.
A AceleraVix, agência de marketing digital, é especialista no assunto. As empresas devem ter estratégias e investir em ações de marketing digital. Tudo isso de forma analisada e com muito cuidado para atingir o objetivo proposto. Quando um negócio se inicia, deve-se manter as redes sociais atualizadas. Além disso, um site que apresente seu trabalho, falando da sua marca, produtos e destacando a originalidade do seu produto. Priorizando, um conteúdo de qualidade em um blog com assuntos específicos na área.
Muitas vezes, o site está impecável com temas essenciais, ensinando para o público e dando retorno do alto investimento. Mas, acaba passando por um problema, que é o endereço da página não ser achado nos mecanismos de buscas, como o Google e o Bing, por exemplo.
É nessa parte que entra o marketing para mecanismos de busca, um conjunto de estratégias e técnicas de marketing digital são essenciais para otimizar o site para aparecer no início das páginas dos buscadores. Com isso, ficando no topo para acertar e fazer com que as pessoas vejam o site. Sendo assim, acertando na visibilidade e conseguindo o seu objetivo.
Quais são as etapas de funcionamento dos mecanismos de busca?
Para alcançar o resultado esperado é necessário trabalhar o marketing para mecanismos de busca. Vale destacar que os mecanismos funcionam através de quatro etapas: rastreamento, indexação, renderização e ranqueamento. Cada etapa possui suas particularidades e formas de otimização. Confira tudo sobre essa parte a seguir.
Rastreamento
O rastreamento é uma etapa de descoberta. É por ele que o marketing para mecanismos de busca encontra páginas, links, imagens, vídeos, documentos e o que mais estiver disponível. Pelo Google o processo de rastreamento é feito pelo Googlebot, que simula ações do usuário nos computadores e dispositivos móveis. De acordo com o Google, o robô se apropria de algoritmos para praticar o modo de qual sites acompanhar a frequência e quantas páginas por cada site.
Um ponto importante no marketing digital é que se o Googlebot não conseguir rastrear sua página ela não estará entre os resultados do Google. Isso é muito importante, porque é onde o processo começa, se o site não for encontrado no rastreamento não é possível para o marketing para mecanismos de busca seguir para o próximo passo que é a indexação.
A AceleraVix, agência de marketing digital, te ajuda a passar essa primeira etapa com algumas dicas. Com isso, é bom ter um sitemap, uma boa linkagem interna nas suas páginas é essencial, solicitar a indexação da página no Google Search Console e manter uma estrutura de URL simples e organizadaEste ponto não deve preocupar a maioria dos profissionais de consultoria SEO, porque a cota funciona bem dependendo da popularidade do site e das páginas. Contudo, quando acontece muitos erros no servidor, acessos em muitas páginas pode comprometer o rastreamento. Com isso, pode demorar para encontrar a página e afetar a indexação.
Indexação
Logo após rastrear uma página, o marketing para mecanismos de busca precisa indexá-la no seu banco de dados. Para isso, ele começa a compreender o que aquele site possui: textos, imagens, o formato da página.
Essa etapa é essencial, visto que milhares de páginas são publicadas todos os dias na web, sem ela ficaríamos horas procurando alguns endereços. Com a indexação, os mecanismos de busca retornam com a informação que é mais relevante de acordo com a pesquisa do usuário.
Trazendo um exemplo é como se fosse uma biblioteca com muitos livros, se não tiver tudo separado, na ordem alfabética, áreas, perderemos tempo procurando o que desejamos. O mesmo acontece com o Googlebot e demais robôs que fazem o trabalho de indexação.
Renderização
A renderização ainda é pouco citada como etapa de funcionamento dos mecanismos de busca. Ela é muito importante no processo de marketing digital, na construção da página web, que acontece entre ela e o navegador.
Um exemplo prático é que ao cozinhar um arroz, usa-se alho, cebola, azeite, água quente e o próprio arroz. Estes são os ingredientes necessários, e assim que terminar de cozinhar, terei meu prato.
Ranqueamento
Por fim, chegamos na última etapa, o ranqueamento. Essa parte do marketing para mecanismos de busca é a mais desejada e conhecida por todos os profissionais de SEO. Através dela, as páginas são listadas conforme sua relevância para a busca. Isso porque, é ranqueada depois de passar pelas etapas anteriores, após os mecanismos de buscas utilizam alguns fatores para elencar a posição da página na pesquisa.
Os principais fatores são: qualidade do domínio, experiência do usuário, página (palavras-chave, meta tags, qualidade do conteúdo, etc), backlinks, Core Web Vitals e marca. Para melhorar o ranqueamento de uma página, o Google dá algumas dicas simples: seguir as diretrizes para webmasters, ter um site com bom tempo de carregamento, Mobile-friendly, disponibilizar conteúdos úteis e relevantes, e ter seu conteúdo atualizado. Além disso, é interessante se aprofundar na intenção de busca do usuário para conseguir, de fato, construir conteúdos que façam sentido para cada pesquisa.
A renderização é igual: são várias informações e códigos que precisam ser processados e, ao juntá-la, teremos a representação visual, ou seja, uma página da Web. E aí entra o Core Web Vitals: se houver problemas no Javascript, por exemplo, isso pode causar uma falha visual que impacte o buscador, e até mesmo a pessoa usuária, de ler e utilizar a página.
A AceleraVix pode te ajudar nesse processo nos mecanismos de buscas
Esse assunto ainda rende muitas explicações para o público acerca de algumas dúvidas. No entanto, a AceleraVix, agência de marketing digital, pode te ajudar no processo de se adequar ao marketing para mecanismos de busca. Te ajudamos no processo para melhorar o posicionamento da marca na internet, seguindo esses passos e muitos outros.
Entender como funcionam as etapas para investir no marketing para mecanismos de busca é essencial para trabalhar com o SEO. Afinal, este conhecimento é a base de todas as estratégias de SEO, mas principalmente quando falamos de SEO On-Page e OFF-page, e SEO Técnico.
E agora que você conhece as etapas até uma página ser posicionada entre os resultados do Google, espero que facilite a otimização das suas páginas e sites, assim como te dê a curiosidade necessária para ir atrás de mais informações sobre SEO. O local ideal para te ajudar com os mecanismos de buscas é a AceleraVix, agência de marketing digital.