Quais as estratégias de marketing digital posso usar?
Quando começamos a ver todas as estratégias de marketing digital disponíveis no mercado hoje, podemos levar aquele susto, afinal, para muitos, apenas “criar uma conta no instagram e postar algumas fotos” parece ser o suficiente. Entretanto, isso é um dos maiores equívocos de alguns empresários. Usar as redes sociais de forma aleatória pode trazer sérios problemas de credibilidade para a imagem da empresa ou da sua marca, afinal, a geração atual vai para a internet pesquisar informações sobre o produto ou serviço antes de bater o martelo, de fato, sobre a compra.
A internet é mais do que uma simples rede social, onde pessoas trocam mensagens, comentários, gifs e fotos. A internet se tornou uma FERRAMENTA DE VENDA, onde é preciso ter um objetivo, ou seja, saber até onde você deseja chegar e também ter um planejamento, em outras palavras, a maneira de como atingir o seu objetivo.
Com a estratégia certa, gerar prospects pela internet, através dos canais online torna-se algo inevitável e constante, fazendo com que o seu negócio chegue em um novo patamar de conhecimento do público.
Como gerar prospects na internet
Após conhecer mais um pouco mais sobre os benefícios que a internet pode proporcionar para o seu negócio, creio que a sua pergunta é: “como posso gerar prospects na internet para a minha empresa?”
Funil de vendas
Pois bem, no inbound marketing, usamos o famoso “funil de vendas” para captação de novos prospects na internet. O funil de vendas é composto, basicamente por 3 etapas:
- Topo de funil: o usuário tem uma necessidade, mas ainda não conhece a sua empresa e nem os seus serviços, e de repente, ele é impactado com algum conteúdo que fala sobre o seu serviço ou produto que possa interessá-lo.
- Meio de funil: o usuário, ao ser impactado pelo conteúdo de topo de funil oferecido, ele se interessa pelo que você está oferecendo e busca mais informações sobre a sua empresa. Nessa etapa, você pode captar informações importantes do usuário, como e-mail, nome e o que ele precisa, tornando-se um prospect/lead.
- Fundo de funil: o estágio que todo empresário adora. É a hora da venda! Depois que o prospect/lead toma conhecimento a sua marca, se aprofunda nas pesquisas sobre a sua empresa e entende que você pode ajudá-lo, ele fecha a venda.
Existem vários desenhos de funis de venda disponíveis hoje na internet, e cada setor pode ter o seu de acordo com o público e objetivo.
Quais são os canais de aquisição de clientes?
Após entender o que é funil de vendas, entra a parte de como aplicá-lo no seu negócio. O funil de vendas pode funcionar de diversas maneiras, como dito acima, e sempre atreladas com as estratégias de marketing digital.
Atualmente existem vários canais de aquisição de clientes, e entre eles estão os mais utilizados, como as redes sociais e o Google.
Aquisição de clientes pelas redes sociais
As redes sociais abrigam um público mais genérico, ou seja, pessoas de todos os lugares (na maioria das vezes), faixa etária diferente, interesses amplos e cargos distintos. Como estamos falando para uma grande quantidade de pessoas diferentes, os conteúdos de topo de funil são mais interessantes devido ao teor dos assuntos abordados.
A intenção dos conteúdos de topo de funil é que o usuário conheça a sua marca e os serviços que você oferece, e ao mesmo tempo, a sua marca passe credibilidade e confiança para ele, mostrando que você domina sobre o assunto que ele está interessado.
Após “ganhá-lo” nas redes sociais, leve-o para o seu site, onde ele poderá consumir mais informações sobre a sua empresa e encontrar conteúdos relevantes que o “forcem” a se dar conta de que ele precisa adquirir o seu produto ou serviço.
Assim, ele pode se cadastrar em seu site, informando os dados necessários para que você possa conversar diretamente com ele, ou encaminhá-lo para a sua equipe de vendas fechar negócio.
Aquisição de clientes pelo Google
Sem dúvidas o buscador Google está na cabeça da maioria das pessoas que pensam em buscar por algum serviço ou produto. Então, nada melhor do que estar lá para atender esse consumidor.
Através do Google é possível trabalhar com as duas etapas do funil de vendas, tanto o topo de funil quanto o meio de funil.
A interessante observar que, a maioria das pessoas busca por assuntos mais específicos quando se trata de buscadores a internet, ou seja, ao buscar por uma clínica, por exemplo, o usuário pesquisa por “clínica em Vila Velha” e não apenas por “clínica”, pois seriam milhares de resultados que não atenderiam a sua necessidade.
Neste mesmo raciocínio, a aquisição de prospects pelo Google torna-se mais eficiente quando trabalhamos conteúdos de meio de funil, que focam em serviços e lugares específicos para a atração de clientes que precisam daquele serviço.
Lembre-se: para que você possa aparecer no Google, primeiramente é necessário criar um site responsivo e contar com uma consultoria de SEO para que os seus conteúdos apareçam no buscador.
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