O que é planejamento estratégico de marketing e como ele pode mudar sua empresa
Você quer que a sua empresa seja bem sucedida, correto? A resposta é bem óbvia, eu sei. Mas, a outra pergunta não será tanto assim: você possui um plano de negócios?
Basicamente, eles servem para te “guiar” nos melhores caminhos que são propensos ao crescimento e te ajudam a atingir os resultados esperados. Ter um planejamento estratégico de marketing é essencial para ajudar a sua organização a bater as metas e a aumentar o lucro.
Entretanto, desenvolver um planejamento estratégico de marketing eficiente demanda muita pesquisa, atenção e dedicação ao seu planejamento e execução.
Vamos saber mais?
O que é planejamento estratégico de marketing
Vamos começar pelo começo. Primeiro, é importante entender o que é, de fato, um planejamento estratégico. “A origem do termo “estratégia” vem do grego, “strategía”, se referindo ao planejamento e execução de operações militares, com vista a alcançar determinados objetivos.” Ainda, “[…] Orienta o foco e a direção a ser seguida pela organização, adaptando-a ao ambiente de Marketing, geralmente conduzido pela alta administração.” Helgo Max Seitz, 2005.
De forma mais simplificada, podemos entender o conceito de Planejamento estratégico de Marketing como um processo da própria equipe de marketing, a fim de definir uma estratégia de acordo com as diretrizes da empresa, auxiliando na tomada de decisões sobre alocação de recursos para executar o que foi planejado. Ou seja, é o processo no qual empresas tomam decisões sobre como vão alocar seus recursos no próximo ano ou em outro período de tempo, onde costuma envolver a definição de metas, indicação de ações para alcançá-las e previsão do orçamento necessário.
Como aplicar este planejamento na sua empresa
É necessário levar em conta o cenário do mercado e suas possíveis mudanças, inúmeras variáveis e muitos outros detalhes. Ou seja, é uma tarefa árdua e que não pode ficar à mercê de suposições. Até porque, bons resultados só são possíveis se forem adotadas boas estratégias.
Então, nada mais justo que começar por uma análise do mercado, o setor no qual a sua empresa está inserida. Antes mesmo de fazer um planejamento estratégico de marketing, você precisa se questionar se conhece esse mercado.
Faça uma pesquisa voltada ao ramo da sua empresa e entenda o que os concorrentes oferecem na mesma linha. Neste momento, é importante elencar os principais diferenciais do concorrente, quais canais utiliza e quais as suas campanhas de marketing.
0x etapas para aplicar o planejamento estratégico de marketing na sua empresa
Vamos entender como aplicar o plano de negócios em três etapas que, se foram bem aplicadas, te possibilitarão tomar decisões seguras para alcançar os seus objetivos e as metas definidas.
Conheça o Mercado
Um outro fator importante (senão talvez o mais importante), em um planejamento estratégico de marketing é a pesquisa de mercado sobre os produtos ou serviços que sua empresa oferece.
Conhecer a fundo o seu concorrente, como ele está atuando no mercado e seus diferenciais é uma informação que um planejamento estratégico de gestão bem feito pode te dar. Para começar, você pode pesquisar quais são os canais que o seu concorrente está usando, qual o diferencial nas campanhas de marketing, estratégia de conteúdo etc.
Para um profissional de marketing pode ser difícil reconhecer que seus concorrentes estão realizando ações de marketing que os deixam a frente da sua empresa. Deixar isso de lado e estudar a fundo o que eles estão fazendo de melhor, no final trará bons resultados para seu negócio.
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Além das pesquisas mais macros dos concorrentes, é importante você conhecer a sua própria empresa através da uma análise SWOT. Em resumo, uma análise SWOT avalia os pontos fracos e fortes da empresa (características internas) e as ameaças e oportunidades externas do negócio.
Defina o seu público:
Para um planejamento estratégico de marketing ser efetivo, você deve conhecer quem é, de fato, o seu público. Com essa informação será muito mais fácil pensar em quais serão as melhores estratégias para serem aplicadas, pois não será feito “às cegas” para um público aleatório.
De modo geral, chamamos esse público de “personas”, que é o perfil ideal de cliente que compra o seu produto ou serviço. Parece ser uma tarefa fácil, mas a verdade é que muitas empresas a fora acham que conhecem o seu cliente, mas nem sequer conversaram com alguns para entender a real dor que eles sentem quando compram o seu produto.
Escolha seus Canais
Após realizar a pesquisa e montar a persona ideal, você saberá quais são os canais que eles mais buscam informação quando enfrentam um problema ou buscam a solução que você oferece.
No planejamento estratégico de marketing, escolher os canais baseados nessa pesquisa é fundamental para não dar “tiro no escuro”.
Leia mais sobre os canais que facilitam na prospecção de novos potenciais clientes, de acordo com o seu segmento clicando aqui.
São estas algumas das estratégias de marketing digital que a sua empresa pode usar:
Webinars – Para atração de cadastros
Blog corporativo – Ranqueamento no Google
Mídia Paga – Alcance de possíveis clientes
Redes Sociais – Reconhecimento e divulgação da sua marca
E-mail Marketing – Relacionamento com o cliente
Vídeos – Engajamento com seus clientes ou prospectos
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