O que é um Calendário de Postagens para Redes Sociais?
Um calendário de postagens é uma estratégia para organizar as publicações das redes sociais da empresa por um determinado período.
É um método que simplifica o processo de gestão das mídias sociais e garante que as postagens sejam feitas com consistência, nos momentos certos e com os conteúdos corretos.
O calendário de postagens engloba uma série de fatores, desde um cronograma para redes sociais, com os dias de publicação, horários e frequência, até o tipo de conteúdo a ser publicado e em que canais de comunicação fazer isso.
Para montar um calendário de postagens adequado, é preciso organizar e detalhar algumas informações que ajudarão no melhor entendimento do cronograma para redes sociais e assegurarão que ele seja cumprido.
Confira 10 Dicas para Montar um Calendário de Postagens
- Planeje
Planejar é a chave para qualquer estratégia de marketing e gestão. Traçar o que precisa ser feito com antecedência garante mais assertividade nas ações, minimizando erros e economizando tempo.
Com o calendário de postagens não é diferente. É preciso planejar os temas e os conteúdos que serão desenvolvidos, pensar se existem datas importantes a serem enfatizadas, decidir a frequência das postagens, os melhores dias, os canais, enfim, tudo o que precisa ser feito deve constar em um bom planejamento.
Geralmente, o calendário de postagens é constituído de uma programação em um determinado período de tempo, semanas ou até meses. Assim, é mais fácil saber, com antecedência, o quê e quando os conteúdos serão postados, otimizando tempo.
- Conheça seu público-alvo
Não adianta planejar um perfeito calendário de postagens, com conteúdos interessantes, se seu público não está lá para ver.
Por isso, é necessário analisar o público-alvo e entender em que plataformas eles estão mais presentes, além de verificar em que momentos e dias eles estão on-line.
Esses dados são essenciais para que o conteúdo chegue às pessoas certas e traga resultados.
- Crie conteúdos de qualidade
O calendário de postagens também envolve publicar conteúdos adequados para o seu público-alvo.
É importante descobrir em qual tipo de assunto as pessoas estão mais interessadas, pesquisar temas, bem como desenvolver conteúdos textuais e visuais, chamativos.
Afinal, ter um cronograma para redes sociais não quer dizer publicar qualquer coisa com muita frequência, é necessário que isso faça sentido para quem sua empresa pretende atingir.
- Descubra que conteúdo gera mais engajamento
Além de conteúdos de qualidade, é preciso buscar incluir, no calendário de postagens, coisas que gerem engajamento do seu público com a empresa.
Cada mídia social tem um modo diferente de abordar o conteúdo. Por exemplo, o Facebook e o Instagram são mais visuais, enquanto o Twitter foca em textos e informações rápidas.
Publicar o tipo de material certo para cada plataforma é essencial para garantir o engajamento. E, claro, tudo precisa fazer sentido com o que seu público-alvo consome, afinal, é ele quem deve interagir e se identificar com a empresa.
- Busque ideias e referências
Para criar conteúdos interessantes para seu calendário de postagens, é importante buscar ideias e referências que condizem com os assuntos da sua empresa.
Essas inspirações servem de base para que seu conteúdo fique cada vez mais interessante e rico para o público-alvo.
- Defina os melhores dias e horários
O cronograma para redes sociais precisa ser muito bem pensado. Os dias e os horários para as postagens dependem da hora em que a maioria do seu público-alvo está on-line.
Para tanto, é importante ter conhecimento das características, dos hábitos do público e, também, da dinâmica da rede social. Alguns grupos, por exemplo, funcionam melhor à noite, outros são bem mais ativos durante o dia.
Esses dados podem ser obtidos a partir de métricas de redes sociais e também por meio de testes para ver como a sua própria empresa funciona. Dessa forma, deve-se ficar atento para ver em que momentos o público mais interage e visualiza os conteúdos.
Definindo-se horários estratégicos, fica mais fácil criar um calendário de postagens com certos dias e horários, que, geralmente, são fixos, mas também podem variar conforme o tempo.
- Defina as frequências
Para elaborar o calendário de postagens, é importante definir quantos conteúdos serão postados naquele determinado período. Isso inclui a quantidade de vezes no dia e na semana.
Esse fator depende do tipo de público e das plataformas, já que algumas demandam mais conteúdo semanal, outras, menos.
Um cronograma para redes sociais também ajuda a definir a quantidade de conteúdo que será produzido naquele determinado período. Isso evita a inconsistência, ou seja, uma semana com conteúdo e outra sem nada, por exemplo.
Também devem ser incluídas, no calendário de postagens, datas comemorativas importantes para a empresa. Se você tem um escritório de contabilidade, por exemplo, pode intensificar a abordagem no dia 12 janeiro, Dia Nacional do Empresário Contábil.
- Automatize
Ter um calendário de postagens é ótimo para certificar que as publicações sejam postadas sem falta. Mas, para facilitar ainda mais e garantir que nada seja esquecido, é interessante programar as postagens nas mídias sociais para que elas sejam publicadas no dia e no horário estipulados.
- Interaja com o público
Apesar de a automatização do calendário de postagens facilitar muito, é importante manter uma interação com o público. Responder os comentários e manter um diálogo amigável é uma maneira de garantir maior interação e identificação das pessoas com a marca.
- Mensure resultados
É importante sempre mensurar os resultados da empresa nas mídias sociais. Essas informações são valiosas para entender melhor o público e, principalmente, elaborar o calendário de postagens.
Os dados são essenciais para definir o cronograma para redes sociais. Deve-se entender os hábitos dos clientes, o tipo de conteúdo que propicia mais resultado, os melhores dias e horários, enfim, usar as informações a seu favor.
AceleraVix SEO Marketing & Performance
Essas são algumas dicas da AceleraVix SEO Marketing & Performance para montar um calendário de postagens adequado.
Para garantir que tudo isso seja colocado em prática, é essencial ter planejamento e conhecimento detalhado acerca das estratégias de Marketing Digital.
Por isso, sua empresa pode contar com a AceleraVix SEO Marketing & Performance, afinal, somos especialistas em desenvolver as melhores soluções e entregar os melhores resultados!