O que é a Transformação Digital?
Com o passar dos anos, a evolução da tecnologia proporcionou inúmeras mudanças que impactaram positivamente a vida de todas as pessoas e, também, o mercado em si.
A Transformação Digital, mais especificamente, é um processo em que as empresas utilizam a tecnologia para melhorar sua performance no mercado.
As marcas passaram a entender que estar na internet é a chave para ter seu nome conhecido e conquistar o público, afinal, o empreendimento deve estar onde os seus consumidores estão.
Mas a transformação digital não significa, apenas, ter uma página nas redes sociais ou um site interessante. Muito além disso, é um conceito que muda toda a estrutura de uma organização, pois coloca a tecnologia como protagonista para a solução de problemas.
Dessa forma, é indiscutível que a tecnologia veio para facilitar a nossa vida e, justamente, este é também o propósito da transformação digital nas empresas: facilitar processos, dar mais comodidade, atenção e resultados assertivos para a gestão e para os clientes.
Passar por uma transformação digital pode demorar um pouco e engloba diversos fatores de mudanças, mas o resultado é extremamente vantajoso e satisfatório.
Confira o conteúdo que nós, da AceleraVix, preparamos para você entender melhor sobre a Transformação Digital.
Afinal, como funciona a Transformação Digital?
Como mencionamos, a evolução tecnológica trouxe uma série de vantagens referentes às soluções para os problemas em diversos aspectos, mas, junto a isso, surgiram novas questões que obrigam as empresas a se adaptarem a uma transformação digital.
Um ponto muito importante dessas mudanças refere-se ao próprio público. Estamos num momento em que os consumidores estão imersos na tecnologia, afinal, eles cresceram em contato com essas novidades. Isso implica que as empresas precisam, mais do que nunca, entender a importância da transformação digital para atender às necessidades dessa nova geração.
Apesar disso, é bom ressaltar que a transformação digital não engloba somente a experiência do cliente. As soluções de problemas envolvem todo um conceito de gestão, que visa adaptar as estruturas da empresa para uma era totalmente digital.
Os cinco domínios da transformação digital
O autor David Rogers, diretor de programas executivos da Columbia Business School relacionados ao Marketing Digital, citou, em seu livro “Transformação Digital: repensando o seu negócio para a Era Digital”, cinco domínios da transformação digital, sendo eles: clientes, competição, dados, inovação e valor.
Clientes
Mais do que nunca, os clientes têm um papel ativo na imagem da empresa. Eles possuem o poder de elevar a reputação de uma marca ou de acabar totalmente com ela.
Por isso, as empresas precisam direcionar o foco para o seu público-alvo, buscando uma conexão maior nas soluções de problemas e uma experiência dinâmica, baseada em confiança mútua.
Competição
De acordo com o autor, as empresas não são mais vistas como total opostas, mas como concorrentes assimétricas. Isso significa que a transformação digital permite que a competição esteja não apenas entre empresas do mesmo segmento, mas também entre outros ramos com valores competitivos.
Dados
Esta estratégia consiste no uso da informação pelas empresas. Atualmente, temos dados espalhados por todo lado, diferentemente do passado, quando as únicas informações vinham de pesquisas que ficavam guardadas em locais físicos.
A internet proporciona informação a todo momento, nas mídias sociais, nos sites, é o que chamamos de Big Data, o volume de dados criados a todo instante. Essas informações são extremamente importantes para as empresas no entendimento dos clientes, nas soluções de problemas, em insights e nas tomadas de decisões mais estratégicas.
Inovação
A transformação digital propicia que novas ideias sejam elaboradas, testadas e lançadas no mercado de forma experimental e mais rápida.
É possível receber feedbacks desde o começo, o que permite constantes testes e repetições para as soluções de problemas. O melhor disso é que o processo garante economia de tempo e dinheiro, reduz o fracasso e aumenta o aprendizado organizacional.
Valor
Os valores de uma empresa compreendem aquilo que ela quer entregar aos seus clientes. Hoje, os valores não devem ser imutáveis, é preciso uma constante evolução do mercado, dos clientes e da tecnologia, a fim de melhorar sempre a proposta de valor.
Transforme seu negócio!
Deu para entender por que a transformação digital é tão importante para a sua empresa? Mais do que estar presente nos canais da internet e entregar conteúdos de qualidade, revolucionar toda a maneira como você faz o gerenciamento do seu negócio é fundamental para crescer cada vez mais num mundo tão propenso a mudanças.
Mas como fazer essa transformação digital na prática? Bom, existem tendências que surgem a todo momento relacionadas à tecnologia, e cada uma delas tem o foco em melhorar aspectos diferentes de uma gestão empresarial.
Alguns exemplos são: Big Data, Data Driven, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Machine Learning, Business Intelligence, armazenamento em nuvem, Omnichannel, aplicativos, automação de Marketing, realidade virtual e aumentada, entre outros.
Tudo isso pode ser usado dentro da empresa em várias áreas, para melhorar a gestão e garantir soluções de problemas com mais eficácia. A transformação digital já está acontecendo e a tecnologia evolui a cada segundo, por isso, quanto mais rápido você começar a aplicar na sua empresa, mais rápido você conseguirá se adaptar ao contexto atual.
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