Você Já Conhece o Telegram?
O Telegram é um serviço de troca de mensagens, lançado em 2013, na Rússia, pelos irmãos Nikolai e Pavel Durov. Essa plataforma é a principal concorrente do WhatsApp atualmente, mas traz alguns diferenciais muito interessantes.
O aplicativo permite envio e recebimento de mensagens via texto, áudio, imagem, vídeo e mais uma série de outros formatos. Pode ser acessada em dispositivos mobile, como smartphones, ou computadores.
Algumas funcionalidades presentes nos aplicativos de mensagens hoje surgiram no Telegram. Por exemplo, a criptografia ponta a ponta, os GIFs animados, as figurinhas.
Ele apresenta alguns recursos bem diferentes para os usuários, como a opção de conversas secretas, que são deletadas automaticamente depois de um tempo, Bots dos mais variados tipos, possibilidade de personalização da interface com cores diferenciadas, grupos com até 200 mil usuários, canais de comunicação etc.
Sabia que não é preciso nem divulgar seu número de telefone para conversar no Telegram? As pessoas conseguem entrar em contato com você sem precisar do seu número, usando apenas seu nome de usuário.
Diante de tantos diferenciais, não foi à toa que o Telegram se tornou o aplicativo de mensagens que mais cresce no Brasil, estando presente em mais de 45% dos smartphones por aqui.
E em meio a isso, tornou- se uma ferramenta indispensável para o marketing das empresas. Isso mesmo, é possível usá-lo para melhorar a comunicação com os seus clientes e melhorar a performance do seu negócio no mercado. Confira essas dicas de Marketing Digital da AceleraVix SEO Marketing & Performance!
Como usar o Telegram como estratégia de Inbound Marketing?
Inbound Marketing é uma técnica que visa o relacionamento com o público-alvo, de uma forma duradoura. O objetivo é utilizar artifícios para atrair, converter e fidelizar os clientes, conquistando-os através de mensagens relevantes, interessantes e que tenham algum valor para eles.
A premissa do Inbound Marketing é aproximar seu público da forma mais cativante possível. Dessa maneira, fica muito mais fácil criar conexões com a sua marca, para que você possa apresentar suas soluções, vender seu produto, e, principalmente, fazer com que ele permaneça com você mesmo depois da compra.
Pensando nisso, o Telegram se torna uma maneira incrível de aprimorar o Inbound Marketing, afinal, ele é uma forma de comunicação muito rica, que possui algumas funcionalidades a mais que proporcionam uma maior integração da marca com o usuário.
Bots
Os bots interagem com o usuário de maneira automatizada, para responder perguntas simples e resolver questões as quais não é necessário o apoio de um atendimento humano. Assim, é possível fazer uso de uma conta para agilizar o atendimento com seu público.
É possível criar um bot para sua marca dentro do próprio Telegram, com ajuda de outro Bot, da própria empresa, chamado BotFather. Ele guia o usuário em todas as etapas.
Canais
Uma das principais estratégias de Inbound Marketing no Telegram são, sem dúvida, os canais. Neles dá pra fazer de tudo e a marca cria um espaço onde o público pode seguir e receber uma série de conteúdos.
Os administradores são os únicos permitidos para postar no canal, portanto não funciona como um grupo. Nesse espaço, a marca pode divulgar seus produtos e serviços, novidades, conteúdos interessantes etc.
Mas é possível criar um chat dentro do canal, que, nesse caso, seria o grupo. Os usuários podem responder as publicações e isso é direcionado para uma janela à parte, o que evita que os conteúdos do seu canal sejam atrapalhados com mensagens. Além de responder as publicações de maneira individual, eles podem entrar no chat do grupo e interagir entre si.
O melhor é que os canais têm uma quantidade ilimitada de seguidores e os grupos podem ter até 200 mil membros.
Leitura Rápida
Também nos canais existe uma função que permite abrir links dentro do chat, chamada Leitura Rápida. Funciona como um navegador nativo, onde o usuário consegue ler o conteúdo do link sem sair do aplicativo.
É interessante para divulgar informações, como blogs e outros conteúdos que possam ser relevantes para seu público, assim, eles podem ter acesso de maneira mais rápida e prática.
Enquetes
No Telegram é possível criar enquetes, dentro dos próprios canais, onde o administrador coloca uma pergunta e as alternativas para o público escolher.
É uma forma de interação que contribui para o Inbound Marketing, podendo ser usada de maneira descontraída, dependendo do tipo de abordagem da sua marca ou como uma forma de conhecer melhor seu público-alvo.
Coloque essas Dicas de Marketing Digital em Prática!
Agora que você sabe do enorme potencial do Telegram para turbinar seu Inbound Marketing, não perca tempo.
Quando for criar a conta da sua empresa, personalize-a com o nome da marca, foto e link para seu site ou outras redes sociais. Isso garante que o público identifique facilmente seu negócio e consiga ter acesso às demais plataformas as quais ele está presente.
E lembre-se: Inbound Marketing é sobre conquistar os clientes. O Telegram tem muitas ferramentas interessantes que podem ser aliadas nessa comunicação, por isso, use-as para compartilhar conteúdo relevante, interativo e que chame a atenção das pessoas.
Gostou das nossas dicas de Marketing Digital? A AceleraVix SEO Marketing & Performance é especialista em oferecer as melhores estratégias para a melhoria da Presença Digital da sua empresa. Acesse nosso site para conhecer mais e entre em contato com a gente!