Alavanque seu Empreendimento com a Ação Conjunta Entre os Setores de Marketing Digital e Vendas. Para Saber as Vantagens e Como Fazer, Não Pare de Ler!
Alavanque seu Negócio ao Alinhar o Marketing Digital e o Setor de Vendas
O sucesso de um negócio, incluindo empresas de e-commerce, e o aumento das vendas, só vem com estratégias bem elaboradas, pensadas de forma multidisciplinar, com planejamentos que atravessam todas as áreas. Entretanto, o mais comum de vermos nas empresas é a separação entre o setor de vendas e o setor responsável pelo marketing digital, ainda que essas sejam áreas complementares.
Ao passo que o comportamento dos consumidores e do mercado em si muda e as tecnologias e estratégias se renovam de forma cada vez mais dinâmica, o meio como os negócios trabalham suas estratégias de abordagem deve se renovar e começar a funcionar alinhado à realidade competitiva do mercado. Esse movimento é fundamental para empresas que buscam o aumento das vendas, principalmente em e-commerce.
Para alcançar esse objetivo, as equipes de diferentes setores devem estar cada vez mais alinhadas e trabalhando em sintonia para alcançar as metas de lucratividade e aumento das vendas. Dois departamentos que devem trabalhar em sinergia, sem dúvidas, são aqueles responsáveis pelas vendas e pelo marketing digital, afinal para que mais vendas sejam atraídas, as ações de divulgação e promoção realizadas pelo marketing digital são fundamentais, mas para que os resultados dessas ações sejam positivos, a equipe de vendas precisa estar afiada em manter um bom relacionamento direto com os clientes.
Ou seja, é claro que a conectividade direta entre os setores de vendas e marketing digital trabalha com excelência dois processos fundamentais para a sobrevivência e o sucesso do negócio. Mas, quais os benefícios de trabalhar a integração entre esses departamentos? A Acelera Vix, Agência de Marketing Digital, trouxe alguns exemplos:
Mais Efetividade na Era Digital
Uma conexão direta entre os setores de marketing digital e vendas garante que nenhum tempo ou detalhe seja perdido ao longo dos processos envolvidos até o cliente efetivar uma compra. Por exemplo, o marketing digital engaja, nutre e repassa os prospects na hora certa para o time das vendas, que dará continuidade aos procedimentos, direcionando o contato conforme for solicitado, oferecendo soluções e concretizando a venda. A partir daí, o marketing volta a ser importante, disponibilizando materiais (como ebooks, vídeos informativos e manuais) a fim de orientar e agilizar a tomada de decisão do cliente.
Redução do Tempo Gasto no Ciclo de Vendas
O alinhamento garante que duas forças ajam de forma conjunta a favor da eficiência no processo de venda, reduzindo o tempo do ciclo e impedindo que clientes fiquem “presos” em alguma etapa do funil de vendas, o que ajuda na efetivação de vendas reais. Essa redução de tempo é muito importante para os e-commerce.
Aumento das Vendas e do Faturamento Geral
A ação conjunto entre o marketing digital e as vendas, permite que a equipe do marketing tenha acesso a leads qualificados, evitando erros como o repasse de leads sem perfil para o comércio ou a queima de leads quentes pela equipe de vendas.
Como Alinhar o Marketing Digital e o Setor de Vendas? Dicas Para Garantir o Aumento das Vendas de Seu Negócio
Já lhe mostramos como começar a integração entre as equipes de vendas e de marketing digital pode ser vantajoso em diversos níveis para sua empresa, seja ela e-commerce ou física. Para isso, não é preciso demitir ou contratar novas pessoas, pelo contrário, um bom pontapé inicial para garantir o aumento das vendas é pensar ferramentas que facilitem uma comunicação mais clara e direta entre os setores de vendas e marketing digital.
Além da comunicação facilitada, reunimos outras dicas de como os gestores podem trabalhar a fim de unir os departamentos de marketing digital e vendas de seu negócio. Confira:
Trabalhe Objetivos Interligados
Para promover a conexão estratégica, é necessário colocar os dois setores sob as mesmas regras, definindo objetivos multidisciplinares baseados em metas reais e quantificáveis para ambos.
Desenvolva Entendimentos Comuns
A fim de viabilizar o aumento das vendas reais, os departamentos de marketing digital e vendas devem trabalhar a partir do mesmo entendimento sobre as estratégias empregadas nas campanhas. Por exemplo, é necessário desenvolver a persona e a estrutura do funil de vendas em conjunto, para que as equipes trabalhem com os mesmos direcionamentos.
Integre os Sistemas e Relatórios
Se os sistemas de gestão e controle de leads estão integrados, todas as informações sobre os clientes estão localizadas em um único lugar, o que facilita a comunicação e o trabalho de todos.
Insira Tecnologia na Estratégia Integrativa
Com as ferramentas adequadas, tanto os profissionais de vendas quanto os do marketing digital conseguem acessar e monitorar os dados importantes com facilidade, além de reunir as informações necessárias para incentivar e otimizar o fechamento da venda e a conquista do cliente.
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