O Que é Mídia Programática?
A automatização de conteúdos para a sua divulgação instantânea e em larga escala, a qual hoje é propiciada também pela mídia programática, não é uma demanda recente. Na verdade, ela surgiu no ensejo do avanço das tecnologias de informação e comunicação, mas, ao mesmo tempo, reflete o objetivo da publicidade desde a sua criação.
Pense que, quando se iniciou a Primeira Revolução Industrial, havia grande disponibilidade de produtos, mas era preciso criar um desejo de compra em amplas proporções. A alternativa para solucionar esse impasse foi a criação de propagandas, que, naquela época, restringiam-se a panfletos e outdoors.
Posteriormente, com a Segunda Revolução Industrial, havia grande público consumidor e muitos bens de consumo disponíveis, no entanto, as marcas precisavam se destacar umas das outras, já que a competitividade tinha aumentado e, por conseguinte, havia muitas marcas para um mesmo item. A resposta para esse impasse também estava na publicidade.
Isso porque as marcas começaram a deixar de anunciar apenas os produtos e, sim, começaram a apresentar os diferenciais da marca para promover a identificação do consumidor. Esse movimento foi importantíssimo para o surgimento do marketing digital tal qual ele é. Veja bem: uma boa estratégia de marketing digital pauta-se na difusão de uma marca ou produto com base nas tendências de consumo para ampliar as vendas.
No entanto, com a difusão da internet e a ascensão das redes sociais, o marketing digital sofreu grandes impactos. Isso porque, antes, quando a internet não era ferramenta democrática e difundida, as empresas negociavam seus espaços publicitários com cada site em que queriam anunciar. Por isso, hoje, o marketing digital compõe uma das ações mais importantes na publicidade de um negócio.
Por outro lado, com o aumento no número de sites decorrente do maior acesso à internet e a hiperconexão das redes sociais com tais endereços eletrônicos, tornou-se pouco prático comprar um espaço de propaganda para cada sítio eletrônico. Esse movimento de mudança fez despontar as estratégias de marketing digital.
Uma das propostas nesse quesito se deu com o surgimento da mídia programática. A mídia programática consiste em automatizar a compra de espaços para anúncios por meio das mais diversas plataformas existentes na internet. Exemplos práticos disso são o Google Ads e o Facebook Ads, muito usados por diversos negócios.
Nessa estratégia de marketing digital, é possível programar os anúncios a partir das mídias que se pretende usar, como imagens e vídeos, por exemplo, definir o público, indicar a data de vigência do anúncio, entre outros aspectos. Com isso, não é necessário negociar com cada portal para divulgar o seu produto ou serviço.
Agora, entenda os benefícios da mídia programática para a saúde do seu negócio neste texto preparado pela AceleraVix, Agência de Marketing Digital no ES!
Quais São os Benefícios Dessa Estratégia de Marketing Digital?
Com a mídia programática, tudo se trata de negociar espaços de anúncio para veiculação de campanhas virtualmente. Ao mesmo tempo, engana-se quem pensa que ela serve apenas para e-commerces. Essa estratégia de marketing digital é uma premissa básica para e-commerces, claro, mas para negócios físicos, é um diferencial.
Pense da seguinte forma: mesmo que o seu negócio se localize num ponto físico/fixo, a forma como as pessoas o encontrarão será on-line. Para implementar essa estratégia de marketing digital, você acessa uma plataforma denominada Demand Side Platform (DSP), em que é possível localizar os espaços que estão disponíveis para anunciar e configurar a mídia programática.
Na própria ferramenta, que pode ser Google Ads e Facebook Ads, por exemplo, você faz o pagamento do espaço de anúncio por meio do Supply Side Platform ou Sell Side Platform (SSP), ou seja, a plataforma adjacente para pagamentos.
A partir de então, a plataforma de mídia programática acompanhará a execução da publicidade e a sua efetividade por meio do mecanismo denominado Data Management Platform (DPM). Isto é, a mídia programática é uma estratégia de marketing digital unificada, que permite comprar e configurar anúncios nos mais variados endereços da internet.
Este é, então, o primeiro benefício da mídia programática: a facilidade. O custo-benefício também é um diferencial, uma vez que é possível criar campanhas de qualquer porte, para qualquer perfil de empresa, até mesmo aquelas que estão com orçamento reduzido.
A assertividade dessa estratégia de marketing digital também se destaca, pois, ao configurar o anúncio, você indicará o público que deseja atingir e, com base nisso, o conteúdo será entregue a esses usuários em específico.
Isso é possível por meio dos algoritmos, que funcionam como o “rastro” que deixamos toda vez que acessamos qualquer endereço eletrônico ou rede social. Esses algoritmos consideram nossa idade, perfil de consumo, busca por conteúdos específicos, região, entre outros fatores.
Por isso, não é mera coincidência alguém pesquisar por “tênis de corrida” no Google, por exemplo, e logo depois receber publicidades de um produto análogo na rede social que usa. Um outro ponto interessante dessa estratégia de marketing digital é a possibilidade de monitoramento em tempo real da alcançabilidade da campanha.
Dessa forma, pode-se replanejar ou implementar outras práticas de marketing digital caso o resultado almejado não se efetive. Por último, é essencial contratar uma agência de Marketing Digital para se destacar no mercado e ser orientado quanto à implementação da mídia
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