O Que é SEO?
A internet, antes de ser uma ferramenta facilitadora, é um “terreno” onde conexões são formadas, rompidas ou mantidas. Não se trata, apenas, de um mecanismo para obter informações de modo proposital. Por meio dela, podemos delinear perfis de consumo dessas informações e saber quem pesquisa, de onde pesquisa, por que pesquisa, para que pesquisa, entre uma infinidade de outros questionamentos.
Mas qual é a relação entre a função da internet e SEO? Bem, SEO é uma sigla em inglês que materializa uma das mais relevantes estratégias de marketing digital, isto é, do marketing realizado nos domínios virtuais. Marketing, vale ressaltar, é o conjunto de ações que pretendem captar consumidores e moldar seus comportamentos de modo que determinada marca, serviço, produto ou infoproduto obtenha maior autoridade ou alcance mais vendas.
SEO, por sua vez, significa Searching Engine Optimization, em português, Otimização dos Mecanismos de Busca, como o Google e o Yahoo, por exemplo. A sua eclosão se deu quando os canais de venda tradicionais, a saber, televisão e rádio, perderam espaço para as redes sociais e para outros sítios eletrônicos. A partir daí, os mecanismos de busca tornaram-se meios para a compra, o que fez as empresas se concentrarem na comunidade digital para, no âmbito virtual, captar seu público.
Sobre isso, Yalçin e Kose afirmam que as empresas passaram a entender que a maneira mais importante para se fazer um marketing efetivo é ficar no topo das listas dos buscadores (Yalçin & Kose, 2010). Neste momento, o SEO entra. Isso porque, com essa estratégia de marketing digital, é possível posicionar melhor determinado site, assim, ele será mais visado pelos usuários.
Para tanto, alguns critérios são aplicados, como a criação de conteúdo relevante com base em keywords (palavras-chave) ou em grupos de keywords relacionadas ao conteúdo do endereço eletrônico, bem como a estrutura do link e a responsividade dele. Hoje em dia, o Google também considera outros pontos, como, por exemplo, a obtenção de backlinks e o tempo de permanência do internauta na página.
Em suma, ao falarmos de SEO On Page e SEO Off Page, precisamos entender a complexidade que lhe é inerente, por isso, uma consultoria SEO é fundamental. Antes de apresentarmos a você a Aceleravix, Agência de Marketing Digital com foco em SEO e performance, explicaremos a diferença entre SEO On Page e SEO Off Page.
Qual é a Diferença Entre SEO On Page e SEO Off Page?
Como você viu, a premissa básica do SEO é ranquear, isto é, posicionar melhor determinado link nas Search Engine Results Page (SERPs), que são os resultados oferecidos ao internauta nos buscadores. Existem, por outro lado, técnicas de SEO On Page e técnicas de SEO Off Page.
O SEO On Page (dentro da página) engloba os fatores internos de ranqueamento, ou seja, técnicas aplicadas na própria página para gerar retorno a si mesma. Para tanto, é essencial focar na produção de conteúdos, como textos para a seção de blog do website, baseados nas palavras-chave. Com uma consultoria SEO, você é orientado quanto a isso e, ainda, é direcionado a uma outra técnica de SEO On Page: a melhoria da usabilidade do site.
Quando tratamos aqui de usabilidade, referimo-nos à construção de URL e à responsividade do site, mensurada pelo tempo de carregamento. Um outro ponto interessante é a construção da backlinks internos, que direcionarão o público para outras abas dentro do mesmo endereço eletrônico. Assim, ele permanecerá mais tempo no site e os motores de busca verão isso como positivo para o ranqueamento.
Já o SEO Off Page (fora da página) engloba os fatores que interferem no posicionamento da página nas ferramentas de busca, mas que não estão dentro do próprio website. A melhor maneira de alcançar isso é com a criação de ativos linkáveis, que é quando um conteúdo seu adquire autoridade suficiente para ser “linkado” (citado) em outro website.
Entenda a Importância de uma Consultoria SEO
Desenvolver técnicas de SEO On Page e SEO Off Page para o seu website é uma excelente maneira de ampliar o tráfego orgânico, isto é, o número de acessos e interações espontaneamente adquiridos. Ao mesmo tempo, não é uma estratégia de marketing digital simples.
Por isso, uma consultoria SEO pode ser de extrema valia. Além de aumentar o número de acessos, investir em SEO On Page e Off Page propicia maior conversão, bem como concebe popularidade ao site. Ao contratar uma Agência de Marketing Digital, como a Aceleravix, seu negócio obtém presença digital e credibilidade, com base no desenvolvimento estratégico dos seguintes elementos de SEO:
- Conteúdo de qualidade;
- Otimização On Page;
- Obtenção de backlinks;
- Linkagem interna;
- Responsividade da página;
- Adaptabilidade a dispositivos móveis;
- Segurança do site;
Consequentemente, seu negócio se tornará mais lucrativo e os clientes não serão meros compradores, mas, sim, defensores da marca.
Conheça a Aceleravix: Agência de Marketing Digital
Agora que você já sabe a importância do SEO On Page e Off Page, chegou a hora de contratar uma empresa de confiança em consultoria SEO. Você conhece a Aceleravix, Agência de Marketing Digital?
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