Você Sabe Explicar a Importância de um Bom Posicionamento do Google?
Chega a ser indiscutível a influência e a presença do Google na decisão dos usuários hoje em dia. É o navegador quem determina quais sites estarão mais bem posicionados, quais os melhores resultados para cada pesquisa e qual será o caminho feito, inconscientemente, pelo usuário na internet.
O fato é que, quanto melhor for o posicionamento do Google de determinado site, maiores as chances dos usuários o visitarem. Mas, os fatores que influenciam o posicionamento do Google quando uma pessoa procura certas palavras-chave no pesquisador são inúmeros.
Antes de nossos especialistas em gestão de Google Ads falarem um pouco mais sobre quais os principais fatores que influenciam no posicionamento do Google, é fundamental entendermos o porquê ocupar os primeiros lugares no posicionamento do Google pode ser definitivo para o sucesso de seu site.
Quando um especialista em gestão de Google Ads diz que um site possui um bom posicionamento do Google, entende-se que ele está listado entre os primeiros resultados de determinada pesquisa ou que, pelo menos, ele está na primeira página de resultados encontrados.
Nada melhor do que estar ali para oferecer um serviço ou um produto no exato momento em que o cliente está procurando por essa solução, certo? Por isso, ocupar os primeiros lugares no posicionamento do Google é fundamental!
De acordo com a AOL, a página que ocupa o primeiro lugar no posicionamento do Google é responsável por receber, sozinha, quase metade de todos os cliques dos usuários. Contudo, segundo nossa equipe de gestão de Google Ads, estar ocupando um bom posicionamento do Google vai além de ganhar uma boa visibilidade na internet.
Para os profissionais de gestão de Google Ads, quanto melhor é o seu posicionamento do Google, maiores são as chances de que você construa um público de qualidade para acompanhar seu conteúdo e consumir seus produtos/serviços.
Mas, veja bem, como dissemos anteriormente, um bom posicionamento do Google não vem sozinho, sendo assim, a compreensão de alguns conceitos e outras estratégias de marketing digital estão estritamente relacionadas ao rankeamento no navegador.
Para te guiar no mundo das estratégias de marketing digital, a equipe de gestão de Google Ads da AceleraVix separou os principais fatores que influenciam no posicionamento do Google. Confira no próximo tópico!
Principais Fatores que Influenciam no Posicionamento do Google
Existem diversos fatores que influenciam diretamente qual será o posicionamento do Google obtido por determinado site e, consequentemente, qual será a sua visibilidade dentro da internet.
Nossa equipe de especialistas em gestão de Google Ads fez uma lista com os principais fatores de rankeamento para te ajudar a melhorar seu posicionamento do Google.
1. Domínio com Palavra-chave
Ter a principal keyword de seu negócio no domínio do site faz toda a diferença no posicionamento do Google, porque, assim, o seu URL desvenda rapidamente o conteúdo de seu site, favorecendo seu rankeamento frente àqueles que não têm a palavra-chave no domínio.
2. Certificado SSL
Esse certificado é o que garante que a experiência do usuário será segura e protegida em qualquer uma das páginas de seu site. Para os profissionais de gestão de Google Ads, esse é um fator de posicionamento do Google indispensável, principalmente, para e-commerce, que requer informações pessoais dos compradores.
3. Estruturação do Conteúdo em Cada Uma das Páginas
Headings facilmente identificados pelo navegador são fundamentais para que o Google entenda a hierarquização das informações e, consequentemente, qual é a sua importância no conteúdo.
4. Um Bom Design Responsivo
Embora pareça óbvia a necessidade de se ter um site que se adapte a todos os tipos de dispositivos, ainda é possível encontrarmos aqueles que apresentam deformidades quando acessados através de celulares ou tablets.
Contudo, além de proporcionar uma melhor experiência ao usuário, os sites responsivos também são mais rankeados pelo navegador e tendem a ocupar um melhor posicionamento do Google.
Se você quer saber mais sobre sites com um design responsivo, nossos especialistas em gestão de Google Ads já escreveram sobre o tema em nosso blog. Clique aqui para ler!
5. Velocidade de Carregamento das Páginas
Além do posicionamento do Google, esse é um fator que faz toda a diferença para garantir uma boa experiência ao usuário. Por exemplo, se a página acessada demorar demais para fazer o loading, as chances do navegante fechar o site e ir para outro antes mesmo de acessar seu conteúdo são muito grandes.
6. Conteúdo de Qualidade
Ao produzir conteúdos originais, bem escritos e com um bom copy, você fortalece seu posicionamento do Google, uma vez que um conteúdo de qualidade atrai os usuários e sustenta uma boa navegabilidade em todo o seu site.
7. Compartilhamento nas Mídias Sociais
Usuários compartilhando o seu site nas redes sociais é uma ótima forma de gerar links para as suas páginas, além disso, esse tipo de captação também influencia seu posicionamento do Google, uma vez que o navegador entende, assim, que seu site possui e merece credibilidade.
Por fim, alguns outros fatores que, de acordo com os especialistas em estratégias de marketing digital, influenciam no posicionamento do Google são: o tráfego e o tempo de permanência dos usuários nas páginas, link building, backlinks, entre outros.
AceleraVix: Referência em Gestão de Google Ads e Outras Estratégias de Marketing Digital
Somos uma agência de marketing digital focada em melhorar o conteúdo e o rankeamento de sua página. Acesse nosso site e conheça nossas soluções!