A importância de automatizar processos comerciais em PMEs
Cada vez mais cresce o número de PMEs (Pequenas e Médias Empresas) no Brasil, e a maioria delas têm algo em comum: o quadro de funcionários que, em sua maioria é reduzido. É compreensível que, muitas das vezes, os funcionários de PMEs se desdobrem para dar conta das demandas até que o empresário possa contratar mais pessoas para ajudar em suas tarefas, mas sabemos que essa é uma solução que acaba saindo muito cara, muitas das vezes nem se torna uma solução permanente.
Ainda, por outro lado, comandar uma equipe de funcionários de alta performance não é lá uma tarefa fácil para um gestor. Manter a disciplina e a motivação dos funcionários passa a ser o maior desafio do profissional, ainda mais quando precisa que esses mesmos funcionários cumpram as metas estipuladas e façam a parte operacional de processos comerciais repetitivos e necessários para que o aumento das vendas não caiam.
Entretanto, hoje contamos com tecnologias que vêm para ajudar nesses processos simples que podem ser automatizados, dispensando aquelas horinhas a mais que os seus funcionários tinham que dedicar para fortalecer o relacionamento entre o seu cliente com a sua empresa.
Com a automatização dos processos de vendas, é possível tornar a sua empresa mais produtiva, diminuir os custos com mão de obra, aumentar as vendas e consolidar a sua empresa de vez no mercado competitivo.
Ainda, automatizar os processos de vendas traz uma significativa melhora na comunicação e rotinas internas, além de facilitar a extração das informações necessárias, pois grande parte desses dados ficam gravadas digitalmente.
Como funciona a automatização do processos de vendas
Agora que você leu sobre a importância/benefícios de automatizar processos de vendas, vamos ao pote de ouro: como automatizá-los!
Hoje contamos com várias ferramentas de automação de marketing para realizar essas tarefas mais operacionais. Para essa automatização, é importante ter em mente a estratégia definida de marketing digital, bem como o seu funil de vendas.
Leia também: Como gerar prospects na internet e usar o funil de vendas
Primeiramente, com uma ferramenta de automação de marketing é possível segmentar cada público de acordo com a sua estratégia ou o seu negócio. A segmentação pode ser feita por cargo do prospect, gênero, idade e etc., e após isso, enviar e-mails de acordo com a segmentação de origem, seguindo os critérios de escolha do usuário e tornar a sua comunicação com ele mais assertiva e pessoal.
Uma vez que os leads/propects estão devidamente segmentados, a automação de marketing podem auxiliar na comunicação em massa através de e-mails, ou seja, você pode programar mensagens em escala, previamente agendadas e personalizadas, sem, de fato, enviar uma a uma na data planejada.
Além disso, é possível acompanhar a taxa de abertura e cliques nos e-mails, facilitando o monitoramento e a análise final, de forma que as alterações necessárias sejam feitas de maneira mais assertiva e ágil, tanto no título de assunto quanto no conteúdo do corpo do e-mail.
A qualificação do lead/prospect é outro ponto interessante da automação do processos de vendas. Nessa etapa, os leads capturados na prospecção são filtrados de acordo com os critérios escolhidos dentro da ferramenta de automação e apenas os potenciais clientes podem ser selecionados, ou seja, o time de vendas pode entrar em contato apenas com quem foi selecionado como oportunidade de negócio.
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Com a automatização há aumento nas vendas?
Sim, e não apenas isso. Além do aumento nas vendas, a equipe de vendas pode focar no que realmente importa.
Aumento nas vendas
Cada lead que entrar em uma segmentação específica, criada de acordo com as estratégias definidas, poderá receber uma sequência de e-mails já programados, com os assuntos que ele escolheu previamente. As suas ações durante a automação dirão se ele é ou não um potencial cliente para que o time de vendas possa entrar em contato e fechar a venda.
Mais tempo para time de vendas
Reduzir os custos é sempre importante, ainda mais quando se trata de PMEs. Grandes empresas estão cada vez mais automatizadas, não apenas em maquinários, mas cada vez mais em processos internos. Com a automatização, o seu time de vendas ganha tempo na hora de fechar a negociação. Sendo assim, diferente do que muitos pensam, utilizar essas técnicas para automatizar processos em PMEs não significa que as máquinas vão tomar conta do seu escritório, pelo contrário! Com tarefas, como as citadas, sendo automatizadas, a equipe ganha mais tempo para se dedicar ao crescimento da sua empresa.
Estratégias de marketing digital para aumentar as vendas
Algumas das estratégias de marketing digital que podem ser usadas em conjunto com a automatização de vendas é:
- Inbound Marketing
- Marketing de conteúdo
- E-mail marketing
Inbound marketing
O Inbound Marketing, resumidamente, é o compartilhamento de conteúdos de qualidade que agem como um “imã de atração”, para um determinado público, no caso, o seu público-alvo.
Uma vez que esses conteúdos são disponibilizados, esses usuários encontram o que procuram, seja um produto ou algum serviço.
Essas táticas de marketing online podem ser utilizadas para ganhar o interesse do usuário, priorizando a construção de uma relação entre ele e a marca, com o objetivo de fidelizá-lo. Para tanto, é preciso compreender completamente o perfil e o comportamento do consumidor.
Marketing de Conteúdo
Uma pesquisa recente da Content Trends 2019 apresenta que Marketing de Conteúdo gera para as empresas que adotam esse método, 1,3 vezes mais visitas e 1,4 vezes mais leads do que os negócios que não implementaram a mesma prática.
O principal objetivo do Marketing de Conteúdo é informatizar o público-alvo de seu negócio. Com isso, é possível atrair um público mais qualificado, aumentando as chances de conversão, por exemplo.
Isso acontece porque clientes mais informados demoram menos tempo para tomar uma decisão e também, fazer uma compra.
E-mail marketing
Esta é a principal estratégia para criar um relacionamento e engajar os seus clientes. Para isso, você deve contar com listas de e-mail segmentadas, nas quais os seus clientes são classificados de acordo com interesses e características.
Para ter um bom resultado com essa estratégia, o e-mail marketing tem que ter um conteúdo personalizado, o que garante mais chances de despertar o interesse daquele grupo de pessoas.
Uma das melhores formas para conseguir uma boa lista de e-mails é uma página de captura no seu site. Assim, só quem realmente está interessado naquele negócio receberá mais informações.
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