Você já Ouviu Falar em Janeiro Branco?
O mês de janeiro inicia-se com o Janeiro Branco, uma campanha dedicada à conscientização sobre saúde mental.
O intuito do janeiro branco é chamar a atenção para o tema, a fim de reforçar a importância dos cuidados com a saúde mental e minimizar os efeitos de transtornos, como depressão, ansiedade, estresse e, inclusive, o mais novo mal: a Síndrome Burnout.
O Janeiro Branco surgiu em 2014, por iniciativa de psicólogos. O primeiro mês do ano foi escolhido para propiciar a conscientização, pois, neste momento, as pessoas estão focadas em seus objetivos. Trata-se de uma forma de aproveitar o simbolismo do início de um novo ano para enfatizar que existem oportunidades para recomeçar e cuidar de si antes de qualquer outro propósito.
Mas, afinal, você já ouviu falar da síndrome Burnout? Essa nova síndrome é mais comum do que se pensa entre os trabalhadores, sobretudo, no home office. Por tal motivo, o Janeiro Branco precisa ser trabalhado nas empresas mais do que nunca.
Continue a leitura de hoje, em que esclareceremos tudo sobre o assunto.
Burnout no Home Office: Como o Trabalho Remoto pode Afetar a Saúde Mental
Trabalhar em casa, geralmente, é visto como sinônimo de conforto e produtividade, porém, se não houver determinadas regras, o home office pode se tornar um problema. De fato, muitos profissionais desenvolvem a Síndrome Burnout durante o trabalho remoto, por isso, nota-se a importância de incluir esse debate no Janeiro Branco.
O Burnout ficou muito popular desde o início do Home Office. Quem não estava habituado à cobrança excessiva, metas impossíveis de serem alcançadas, tempo escasso, entre outros fatores, certamente tornou-se mais propenso a sofrer com essa síndrome de esgotamento profissional.
A dinâmica do home office é muito desafiadora, especialmente, para aqueles que começaram a trabalhar 100% de forma remota pela primeira vez. Isso porque, para vivenciar a rotina profissional remota de modo mais adequado, é preciso ter muita disciplina e responsabilidade, a fim de conciliar e dividir bem as atividades do trabalho com o ambiente residencial. Na verdade, quando estamos em casa, a tendência é aumentar o trabalho.
Desse modo, entende-se que a síndrome Burnout tem afetado a saúde mental dos trabalhadores devido às altas cargas de estresse, consideradas o “mal” do século. Desde o início da pandemia de Covid-19, a tendência vem sendo o aumento do número de pessoas que sofrem com cansaço excessivo.
A Síndrome Burnout ocasiona uma exaustão mental, motivo pelo qual o indivíduo não consegue mais fazer a mente relaxar, ao mesmo tempo, fica impossível alcançar a mesma produtividade que se tinha antes dessa sensação de esgotamento.
Pessoas que exercem trabalho remoto precisam se atentar aos sintomas da Síndrome Burnout, pois esse cansaço não é um caso isolado. A exaustão mental passa a acompanhar diariamente o indivíduo, de modo que ocorrem prejuízos físicos e emocionais, os quais, inclusive, podem até ser confundidos com depressão devido à semelhança entre os sintomas. Veja:
- Agressividade;
- Isolamento;
- Irritabilidade;
- Dificuldade em manter a concentração;
- Ansiedade;
- Lapsos de memória;
- Mudanças bruscas de humor;
- Baixa autoestima.
O mais alarmante é que a Síndrome de Burnout será incluída, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), na classificação Internacional de Doenças (CID-11) a partir de janeiro de 2022. Ou seja, podemos caracterizar que, mesmo que ainda não esteja em vigor esse reconhecimento dos órgãos internacionais de saúde, o assunto tem ganhado cada vez mais espaço, até mesmo, na campanha do Janeiro Branco. O que ocorreu foi que, com a adesão ao home office em larga escala, observou-se que as pessoas estão, cada vez mais, desenvolvendo sintomas de exaustão mental.
Para evitar sofrer com a síndrome de burnout, nós, da AceleraVix, Agência de Marketing Digital, preparamos este conteúdo. Assim, você consegue se organizar melhor durante o home office, para não sofrer com problemas de saúde mental, o que lhe garantirá uma vida mais saudável.
Confira algumas dicas para estar atento, não só no Janeiro Branco, mas durante todo o ano:
Dicas para Reduzir o Estresse no Home Office e Prevenir a Síndrome de Burnout
Estabeleça prioridades
A primeira dica fundamental para evitar o burnout é estabelecer prioridades e definir limites no trabalho remoto. É muito importante organizar as demandas, separando-as por prioridades, assim, você manterá a produtividade durante o período de trabalho.
Procure utilizar post-its na parede, ou faça listas para que você consiga visualizar melhor suas prioridades e cuidar delas dentro do prazo estabelecido. Mas, além disso, é fundamental estabelecer limites saudáveis entre aqueles com quem você reside para deixar claro que você está trabalhando, por isso, não pode ser incomodado.
Respeite os horários de trabalho
Para evitar sofrer com o burnout, é muito importante que, durante o trabalho remoto, você respeite os horários para iniciar, descansar e encerrar as atividades profissionais.
Também é preciso se atentar para não deixar de almoçar ou começar a trabalhar mais cedo ou estender o horário, pois, assim, sua saúde mental será afetada. Lembre-se de que seu corpo não produz o seu melhor ao realizar as tarefas do dia sem tempos de intervalo.
Portanto, é fundamental respeitar os horários de trabalho, para garantir mais organização e produtividade durante o home office.
Saiba lidar com frustrações
Lidar com frustrações é um ponto fundamental para não sofrer com o burnout. Isso porque, para manter uma saúde mental durante o home office, é preciso aceitar que nem sempre será possível realizar um projeto perfeito, por isso, entenda suas limitações.
Responda mensagens e ligações telefônicas de trabalho no horário de trabalho
Com certeza, essa dica é uma peça-chave para evitar Burnout. Estabeleça limites quanto às mensagens e ligações telefônicas do trabalho, caso contrário, sua vida profissional e o lado pessoal ficarão difusos, o que criará uma relação invasiva.
Aprenda a Gerenciar Conflitos
Um fato muito comum que pode acontecer durante o home office são as falhas de comunicação entre a equipe de trabalho, o que, consequentemente, pode gerar alguns conflitos. Por isso, é fundamental aprender a lidar com os problemas que acontecem sem deixar que isso abale o seu dia e a sua produtividade.
Saiba que a sua saúde mental é tão importante quanto sua saúde física, procure dar uma atenção redobrada a ela durante o home office. Se você conhece alguém com burnout e não sabe, mostre-lhe este conteúdo e o oriente a procurar por ajuda.
Como mencionamos aqui, o Janeiro Branco é o mês de conscientização acerca da saúde mental, no entanto, esse tema deve ser trabalhado durante todo o ano. Preste atenção em você mesmo e nas pessoas que estão à sua volta!
Leia Mais :