No mundo digital, não conhecer e entender a dor e desejos de seus potenciais clientes é o caminho para o fracasso. Isso porque, sem essas informações é impossível definir desenvolver a criação de personas para dar início a estratégias de marketing que irão ajudar a alavancar seu negócio.
Afinal, as pessoas navegam pela internet com o intuito de buscar soluções para seus problemas, sejam eles pessoais ou profissionais e por isso a criação de personas se torna a estratégia ideal nesse momento.
Até porque, ela tem como principal objetivo atrair e engajar os clientes por meio de assuntos do seu interesse, oferecendo conteúdos que despertem a sua atenção, a fim de mostrar a eles como tal solução é a melhor para as dores que eles têm.
Mas, afinal, o que são personas?
A persona é a representação de tal consumidor é considerado seu potencial cliente, a fim de ajudá-lo a definir e mapear qual o padrão de comportamento recorrente de seu público.
A criação de personas pode ser classificada como “personagens fictícios” que reproduzem o seu cliente ideal, porém, geralmente, é definido entre quatro a seis perfis diferentes que possam representar a maior parte de seu faturamento.
Ao apostar nesse tipo de estratégia, é possível conhecer todas as características de seu consumidor, de forma que sirva como base para você manter uma comunicação próxima com as pessoas que são predispostas a interagir com sua marca.
Vantagens de criar personas
A criação de personas tem como principal funcionalidade gerar tráfego de maneira qualificada, algo essencial em um mercado digital tão concorrido.
Ao apostar no marketing de conteúdo específico, será possível se destacar, de maneira que entregue ao consumidor um conteúdo direcionado e personalizado ao público do seu site.
Com elas, você tem a possibilidade de segmentar e conhecer o comportamento do seu público, entendendo todas necessidades e dores do consumidor e assim conseguir engajá-los.
Como educar uma persona
Educar sua persona significa prepará-lo para adquirir seu produto ou serviço de forma enxergue todo o valor daquilo que está oferecendo a ele.
Porém, vale ressaltar, que o processo de educação deve acontecer muito antes aquisição do produto/serviço, as estratégias de marketing precisam começar primeiramente com o gatilho de atração.
Nessas estratégias de marketing é preciso alinhar expectativas em relação as personas, por meio de informações baseadas precisas e bem detalhadas.
Educar uma persona não só ajuda na venda, mas trabalha a autoridade e engajamento da marca, até porque, clientes bem-educados em todo o processo de compra são mais familiarizados com a empresa e sua aquisição, trazem menos dúvidas superficiais e entendem os limites do que foi contratado.
Portanto, a criação de personas deve estar associada ao marketing de conteúdo, afinal, será ele quem guiará a persona.
Um belo exemplo: um visitante entra em seu site e ele quer saber com exatidão e de forma clara o que te a oferecer a ele e será através do marketing de conteúdo que você poderá apresentar seu produto/serviço.
Vale ressaltar, que no marketing de conteúdo é de extrema importância oferecer algo bem definido e específico, a fim de sanar todas as dúvidas que podem surgir quando alguém não conhece bem a solução que você está oferecendo.
A dica é pensar em assuntos interessantes que atendam às necessidades e desejos do seu público, mesmo que ele ainda não tenha manifestado que precisa do que você tem a oferecer.
Mostra a sua persona, soluções até mesmo para problemas que elas ainda não sabiam que tinham, de maneira que construa um espaço de aprendizagem.