Como gerar Leads qualificados? Essa é uma pergunta que a grande maior faz quando dá início a um planejamento de estratégias de marketing digital.
Até porque, a saúde de uma empresa depende da constante geração de oportunidades de vendas, unida a uma equipe de marketing e vendas bem alinhada, para converter o fluxo de leads qualificados em futuros clientes.
Gerar leads não é apenas o suficiente, mas sim é preciso os novos contatos se deparem com algum tipo de “afinidade” com o produto/serviço oferecido. Porém, existem situações ainda que exigem dedicar mais tempo e recursos conseguir transformar o lead em cliente.
Antes de saber como gerar leads qualificados, é preciso entender de que forma funciona a jornada do lead qualificado.
Primeiramente ele se cadastra para receber dicas, e-books, e-mails ou algum outro “brinde” que seja do seu interesse. Para isso, o lead deve preencher as informações da empresa e colocar seu e-mail para receber o que tanto almeja.
A partir daí, ele já se torna o cliente em potencial e começa a se interessar pela solução oferecida, além disso, navega pelas páginas do blog e lê alguns conteúdos ocasionalmente, até chegar na parte que mais lhe interessa, os custos em adquirir determinado produto/serviço.
De acordo com seu tipo de comportamento associado a visualização de páginas e conteúdos baixados, a agência de marketing digital já consegue considerar se trata de leads qualificados ou não.
Vale ressaltar que, um lead não qualificado é considerado aquele que se cadastra somente para ler um e-book ou aprender um novo conceito, ele não mostra interesse em clicar em outros links e visita um ou dois conteúdos somente.
Esses tipos de leads merecem uma atenção redobrada e uma análise criteriosa se vale a pena ser abordado por uma equipe de vendas, pois pode correr o risco de investir tempo e recursos em um sem potencial.
Descubra como conquistar leads qualificados
Aposte em palavras-chave de cauda longa
As palavras-chave são fundamentais em toda estratégia de marketing, portanto, antes de criar conteúdo para sua persona, faça uma busca de palavras-chaves e de preferência as de cauda longa.
Ou seja, escolham palavras mais específicas, que revelam uma intenção de pesquisa mais direta. Outra dica é procurar utilizar sinônimos nestas mesmas variações.
Campanhas segmentadas em redes sociais
Redes sociais são ideais para criar um relacionamento com potenciais clientes. Em modelos de negócio de vendas mais complexas, é crucial investir em ações para aquisição e engajamento. Você pode fazer isso com campanhas de tráfego para blog posts de conteúdos relevantes ou campanhas de engajamento para gerar discussões em torno do seu produto ou serviço.
Por que gera leads qualificados de vendas: a partir do momento que você desenvolve uma audiência de pessoas que interagiram com o seu conteúdo, você poderá criar segmentações para anunciar ofertas diretas para esses públicos (remarketing). Nas redes sociais sempre haverá uma moeda de troca, ou seja, não espere que apenas ações de fundo de funil sejam eficazes para gerar leads para o seu time de vendas. É preciso entregar algo de valor antes de pedir. Por isso, pense em campanhas para todas as etapas da jornada de compra a fim de criar um relacionamento sustentável e duradouro com a sua audiência.
Invista landing pages
Criar landing pages é um excelente método para conseguir leads qualificados, para isso, procure oferecer aos seus potenciais clientes conteúdos focados no fundo do funil, ou seja, de maneira que atraia aqueles que estão na etapa de consideração da aquisição de compra.
Lembrando que os conteúdos do fundo de funil devem chamar a atenção de leads que já estão procurando uma solução para seu tipo de problema, de forma que consiga encontra-la em seu serviço/produto.
Co-marketing com empresas parceiras
Parcerias com empresas da mesma áreas é uma ótima estratégia de marketing, isso porque, ambas as empresas que produzem algum tipo de material em comum, conteúdo ou evento para um público podem ser beneficiadas com as soluções apresentadas.
É possível elaborar diversas estratégias para conseguir leads qualificados, desde webinars, eventos promocionais, entre muitas outras ideias de divulgação que podem ser inseridas e desenvolvidas em parcerias.
Esse método estratégico conhecido como co-marketing, é uma forma de emprestar a base de contatos de uma empresa para outra, o que aumenta as chances de gerar mais leads qualificados.
Pratique networking
O networking é importante para a imagem e presença de mercado da empresa e pode ser uma boa oportunidade de adquirir o contato de empresas que possam se tornar clientes.
Até porque, geralmente, a maior parte das pessoas que participam de eventos corporativos estão aptos a aumentar sua bagagem de conhecimento.
Além do que, esses eventos costumam atrair a participação de influenciadores e decisores que irão ajudar na divulgação da sua solução para uma base qualificada de leads.