Saiba o que é Conversion Rate Optimization (CRO)
CRO é o termo em inglês de Conversion Rate Optimization ou, em sua tradução literal, Otimização da Taxa de Conversão. Esse termo representa o processo prático de aumentar a quantidade de leads que o site da sua empresa recebe, a fim de que esses visitantes se tornem verdadeiros clientes e cheguem ao fim do funil de vendas.
Ou seja, a Otimização da Taxa de Conversão (CRO) representa o conjunto de melhorias que são aplicadas para aumentar a porcentagem de visitantes que realizam uma determinada ação na página
Mas, afinal, por que você deveria se preocupar com CRO? Essa estratégia de Marketing Digital busca obter mais conversões para assim aumentar a lucratividade do negócio.
Por isso, o CRO é um conjunto de ações que busca entender o comportamento dos usuários e identificar problemas que impeçam a conversão, para melhorar a experiência dos leads com a página. Por isso, todas as decisões são tomadas com o uso de ferramentas analíticas que realizam a análise de dados para aumentar a taxa de conversão.
Ou seja, o CRO busca praticar ações que facilitem a conversão de visitantes em leads e leads em clientes, para assim potencializar a taxa de conversão. Para entender como a otimização vai facilitar a estratégia de Marketing Digital do seu negócio continue a leitura!
Entenda o que é Conversão e Taxa de Conversão
O termo conversão no ambiente do Marketing Digital, é utilizado para caracterizar um visitante, isto é, um lead que conclui uma meta específica de um site. A conversão é realizada quando o usuário do site cumpre a ação esperada, como por exemplo:
- Clicar em um banner ou botão;
- Realizar a assinatura da newsletter;
- Fazer um download de um material;
- Inscrever-se em um formulário;
- Fazer um pedido de contato ou orçamento;
- Iniciar o teste de uma ferramenta ou software;
- Finalizar uma compra.
Ou seja,a conversão trata-se do resultado que a estratégia deseja alcançar, mas a taxa de conversão é uma fórmula que calcula quantos por cento dos usuários realizaram a ação que você deseja. Sendo assim, a taxa de conversão é uma das métricas mais importantes para o Marketing Digital, pois estabelece o número de visitantes do seu site que está se tornando lead e o quanto desses leads estão virando clientes da sua empresa.
De um modo geral, a taxa de conversão é uma maneira de medir a habilidade de persuadir quem visita seu site, para que realizem a ação final que demonstra a satisfação do cliente.
Saiba como Aplicar uma Estratégia de Marketing Digital de Otimização da Taxa de Conversão (CRO)
Para realizar uma estratégia de otimização de conversão é preciso entender que existem alguns fatores que podem atrapalhar esse processo, ou seja, algo que impeça com que o visitante consiga executar a ação que foi determinada, como, por exemplo:
- A falta de clareza da oferta;
- Dificuldades de usabilidade, ou seja, problemas ao navegar pela página;
- Fatores de experiência do usuário, como a velocidade da página, acessibilidade, credibilidade e etc.
Entretanto, esses fatores não necessariamente impedem a conversão, mas podem ser trabalhados para melhorá-los. Por isso, o CRO é fundamental nesse processo de taxa de conversão, pois ele busca aprimorar alguns resultados gerando mais impacto através de alterações do site, como por exemplo uma mudança na cor do botão ou cor de fundo do formulário, são ações que podem surtir mais efeito convertendo algumas landing pages.
Mas você deve estar se perguntando como realizar o CRO? Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a desenvolver uma boa estratégia de Marketing Digital.
Quais Ações Podem ser Realizadas para Otimizar a Taxa de Conversão?
Antes de começar a modificar o seu site através do CRO é preciso fazer o uso de determinadas ferramentas, como o Google Analytics, para obter uma análise completa da sua página e entender o caminho que o visitante percorre até a conversão.
Diante disso, para melhorar sua taxa de conversão com CRO, existem várias coisas que você pode fazer que ajudam a fazer seu site operar de uma forma que ele gere leads ou vendas, ou seja, são as estratégias do CRO que auxiliam a garantir que você não perca vendas fáceis.
Após identificar os principais pontos, é preciso buscar melhorar a taxa de conversão, portanto é fundamental:
- Buscar visitantes mais qualificados para realizar a conversão;
- Melhorar a velocidade de carregamento da página;
- Aprimorar a experiência e usabilidade;
- É importante fazer ajustes no título e chamadas para ação através de redação e copywriting, para que os textos sejam claros, objetivos e atrativos para que o visitante realize a conversão;
- Cor do formulário ou do botão;
- Texto do botão;
- Posicionamento dos demais elementos da página;
- Investir em uma plataforma de chatbot;
- Teste A/B: Essa funcionalidade consiste em criar diferentes versões da mesma página do seu site e depois de um período é possível analisar qual delas gerou um número maior de conversões para usá-la como definitiva.
Crie Conteúdo que Converte
Como visto, não importa qual seja seu produto e marca, é possível, através do CRO, aproveitar ao máximo os recursos disponíveis para trazer um maior número de visitantes ao seu site, de forma que eles realizem a ação desejada.
Através do uso de estratégias de Marketing Digital eficazes de taxa de conversão é possível aumentar o número de leads ou vendas.
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