Entenda o Que é SEO
Você já ouviu falar de SEO? O SEO é uma importante estratégia de marketing a partir da qual seu site, isto é, o endereço eletrônico no qual se mostra seu produto, serviço ou infoproduto, pode se tornar mais presente perante o público-alvo. De fato, hoje em dia, tudo é sobre ser visto e, num mundo cibernético carregado com tantas informações, é sobre ser encontrado.
A história do SEO como estratégia de marketing alinha-se à ascensão dos buscadores virtuais. Esse processo começou com a democratização dos computadores e com o avanço considerável da internet na década de 90, período em que surgiu também a necessidade de se criarem mecanismos de busca para entregar, aos navegantes, as informações buscadas. O primeiro que ganhou notoriedade foi o Architext e, depois, vieram outros, populares até os dias atuais, como o Yahoo e o Google.
Vale lembrar que organizar aquilo que se busca para facilitar o esforço humano sempre foi uma demanda social desde a criação das bibliotecas, por exemplo. Nesses lugares, os livros eram organizados por gêneros literários, por autoria, por ordem de título ou, até mesmo, por data de publicação. Existiam, ainda, diversos fatores que funcionavam como mecanismos de busca para que o público fizesse uma procura mais assertiva.
Hoje, num olhar metafórico, podemos ver a internet como uma grande biblioteca, onde os fatores de indexação, isto é, de organização dos conteúdos nos buscadores, assumem grande importância. Esses fatores são articulados pelo Google, Bing, Yahoo e afins e servem para auxiliar os usuários a encontrarem exatamente o que desejam.
Basicamente, a indexação consiste na organização dos links existentes no domínio virtual em formato de índice. Ao pesquisar determinada informação, o usuário recebe esses links indexados, organizados em um ranking. É como uma competição, todos querem os primeiros lugares, porque, assim, o seu site fica mais visível. Agora, a pergunta que se põe é: onde entra o SEO?
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, que denomina, numa tradução contextualizada, otimização de mecanismos de busca. Basicamente, seu propósito como estratégia de marketing é posicionar uma determinada página favoravelmente para que, na indexação, ela apareça como um dos primeiros resultados. Isso porque se parte do princípio de que os primeiros links possuem mais credibilidade e, consequentemente, conseguem captar mais acessos.
Por isso, a AceleraVix, agência de marketing digital, explicará neste post as estratégias de SEO que promoverão maior presença digital do seu negócio caso sejam implementadas por uma agência de marketing digital.
Estratégias de Marketing com Foco em SEO
Uma estratégia de marketing é um conjunto de ações voltadas ao mercado e, sobretudo, ao comportamento do consumidor. Com base em levantamentos em plataformas de dados, como o Google Analytics, por exemplo, é possível saber o que se pesquisa, como se pesquisa, quando se pesquisa e para quê se pesquisa.
Vamos supor que você tenha interesse em saber o que é SEO e queira encontrar um conteúdo informativo exatamente como o nosso. Provavelmente, você digitou certas palavras-chave no buscador, como SEO, marketing digital ou, até mesmo, escreveu frases de comando, como “o que é SEO?”, “SEO e marketing digital”, entre outras. Pois bem, a partir daí, o Google e as plataformas afins conseguem te entregar páginas que abordam esse tema para atender aos seus anseios.
Ao mesmo tempo, esse padrão de comportamento será armazenado para otimizar as próximas buscas, suas ou não. O SEO pauta-se no princípio de que uma página bem posicionada nos mecanismos digitais de procura consegue suprir as demandas dos usuários.
O ranqueamento da página implica outros fatores, tais quais: responsividade do site e tempo de carregamento; tempo de permanência do usuário no endereço eletrônico; retorno recorrente ao site; uso adequado de palavras-chave, entre outros. Mas, afinal, como colocar minha empresa no Google?
Quando você implementa técnicas de SEO como estratégia de marketing em seu negócio, consegue cumprir com esses requisitos, os quais, certamente, melhorarão o posicionamento do seu site nas páginas de busca. O objetivo é, sempre, que determinada página fique nas primeiras posições, já que isso amplia a visibilidade do seu produto ou serviço. O SEO consegue, ainda, ajudar a resolver o problema de captação de clientes quando as estratégias de marketing centram-se muito em mecanismos mais convencionais, como entrega de panfletos e divulgação na rádio, por exemplo.
A criação de conteúdo é o ponto “chave” para as boas práticas de SEO, uma vez que, por meio de conteúdos postados no blog de seu site, você conseguirá atingir seu público e ampliar o número de acessos. Consequentemente, o consumidor em potencial criará uma conexão com o seu negócio. Para tanto, é imprescindível investir na criação de conteúdos relevantes para blog orientados por keywords (palavras-chave).
Associado a isso, a melhoria no tempo de carregamento da página também interfere no ranqueamento do seu site, pois endereços mais responsivos evitam a evasão por parte do usuário e/ou a perda de interesse por conta do longo período de espera. A lógica é a seguinte: se houve permanência e se o internauta não fechou a aba do seu site rapidamente, o seu endereço eletrônico ganha maior credibilidade.
Uma estratégia de marketing digital claramente delimitada, com foco em SEO, precisa ser aplicada por quem entende do assunto, por isso, é essencial contar com uma agência de marketing digital e gestão de redes sociais, como a AceleraVix.
Por Que Contratar uma Agência de Marketing Digital e SEO?
Em termos práticos, o foco em SEO como estratégia de marketing consegue propiciar: ranqueamento favorável da sua página nos mecanismos de busca, nível de autoridade satisfatório do seu endereço eletrônico, maior presença de marca e conexão com seu público por meio dos seus endereços eletrônicos ativos.
Como consequência, além de obter mais acessos, você alcançará uma taxa de conversão maior, isto é, seus potenciais clientes têm maiores chances de se tornarem clientes efetivos. Ao contratar uma agência de marketing digital, você dispõe de profissionais habituados com tais estratégias, que conseguirão dar ainda mais relevância ao seu negócio no âmbito digital.
A AceleraVix, Agência de SEO e Marketing Digital, atua há anos para alavancar a presença digital dos seus clientes. Pautando-se no SEO como principal estratégia de marketing, conseguimos promover um posicionamento digital mais proveitoso ao seu negócio.
Implemente Técnicas de SEO no Seu Negócio
Agora que você entende a importância do SEO para se posicionar bem no meio digital, é importante que você opte por uma empresa com notoriedade nesse quesito.
Por isso, nós, da AceleraVix, Agência de SEO e Marketing Digital, temos o objetivo fazer com que a sua empresa seja cada vez mais encontrada na rede e, consequentemente, venda mais. Acesse o nosso site e solicite um orçamento!