Estratégias de marketing digital para divulgar minha empresa na cidade
Se você se pergunta: “como divulgar minha empresa na cidade?” ou “ como colocar minha empresa no Google?” através de estratégias de marketing digital você está no lugar certo.
Para as pequenas e médias empresas que procuram um meio de divulgar o seu negócio na cidade, aumentar o movimento da sua loja, atrair novos clientes e fechar vendas, é necessário ter em mente que, estar presente no canal de busca mais lembrado pelos usuários (a internet, mais especificamente o Google) é de extrema importância para que você possa aumentar as suas chances de atrair novos prospectos e vender mais.
Neste cenário, os comércios locais contam com um ponto positivo, que é a aparição do negócio nos resultados de pesquisa do Google, que usa a localização geográfica do usuário (ou local onde ele deseja o serviço) para entregar os resultados disponíveis no lugar de procura.
Ainda, pensando nas pequenas empresas e como ajudá-las concomitantemente com o usuário, o Google disponibilizou uma ferramenta que tem agregado valor tanto para o comércio (financeiramente falando) quanto para o consumidor (que busca boa experiência de navegação na internet), denominado de Google Meu Negócio. Lá é possível encontrar diversas informações sobre a sua empresa pertinentes para o usuário que busca por seus serviços, como: horário de funcionamento, endereço, telefone, história e avaliações de outros clientes.
Embora tudo isso pareça ser extraordinário, na internet também existem concorrentes, e se posicionar bem nos resultados de busca exige esforço, um bom planejamento e estratégias de marketing digital. Vamos falar mais sobre isso?
A importância de fazer a sua empresa aparecer nos resultados de pesquisas do Google ou no Google Maps
Muitos consumidores, na hora de procurarem informações sobre algum produto ou serviço pelos quais possuam interesse, usam a internet para buscar mais informações. Dentre os buscadores mais utilizados, o que mais se destaca pelo volume de uso e qualidade dos resultados é o Google, ainda, o mais lembrado pela maioria dos usuários. Por isso, aparecer nas primeiras páginas dos resultados é algo muito valioso e visado por empresas do mundo todo e só é possível através o marketing digital.
Como colocar minha empresa no Google?
Primeiro: tenha um site. Sem um site, o Google não consegue te ranquear bem, pois não terá todas as informações necessárias para entregar para o usuário que as busca.
Após isso, é importante ter uma estratégia de SEO bem projetada e um site otimizado.
Embora haja métodos de se posicionar nas primeiras páginas do Google de forma paga, com o SEO isso fica de graça. Ou seja, O SEO (Otimização para mecanismos de busca), consiste em reunir características valorizadas pelo Google para fazer com que seu site se destaque nos resultados. É um trabalho que você faz sem precisar pagar nada para aparecer nas primeiras posições de resultado de busca no Google.
Como divulgar minha empresa na cidade?
Através do Google (buscador) ou Google maps.
Atualmente, os GPSs se tornaram uma ferramenta de dependência para nós, usuários, e o Google Maps é um dos serviços mais utilizados quando o assunto é saber onde é algum local específico. Por isso, sua empresa deve estar cadastrada na plataforma, com informações básicas como endereço, telefone, horário de funcionamento e se possível, pelo menos uma foto da fachada de sua loja ou escritório. Quanto maior o número de informações corretas você disponibilizar para o seu cliente na internet, mais fácil será para que ele te achar e assim, você conseguir atingir mais público para o seu negócio.
O que é o Google Meu Negócio?
Para os micros e pequenos empreendedores, que buscam como divulgar a empresa na cidade, começar a fazer marketing digital para pequenas empresas, ou como colocar a empresa no Google, o primeiro passo é conhecer o Google Meu Negócio e o Google Maps. Dessa forma, a sua empresa se torna visível no canal de buscas e no mapa da plataforma.
Esses dois canais do Google estão entre as principais vitrines para quem quer promover o seu negócio na internet. Por essa razão, muitos empreendedores investem em estratégias de marketing digital.
“O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e fácil de usar que possibilita que empresas e organizações gerenciem suas presenças online no Google, inclusive na Pesquisa Google e no Maps. Ao verificar e editar as informações da sua empresa, você ajuda os clientes a encontrá-la e pode contar sua história a eles.” Fonte: Google
Funcionalidades do Google Meu Negócio
Acrescentar informações da sua empresa:
Você pode acrescentar informações adicionais que facilitam o encontro do navegante com o seu estabelecimento, como dia de funcionamento, feriados, endereço, e-mail, site e telefone – caso o usuário pesquise por um celular, ele pode entrar em contato diretamente com você através de um botão já adicionado pelo Google;
Insira a sua localização no Google Maps:
- Você ainda pode adicionar um tour virtual pelo seu negócio e o traçado de rotas para o seu estabelecimento;
- Exiba o seu horário de funcionamento e os horários de maior movimentação;
- Exponha as avaliações e comentários de clientes;
- Mostre as fotos internas da empresa para que os clientes possam conhecer melhor o local;
- Compartilhe os perfis em outras redes sociais.
Vantagens do Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas
Atualmente, uma das maiores dificuldades dos empreendedores é a concorrência, e a maioria busca um meio pensar fora da caixa em busca de ideias que possam ser inovadoras e atrair mais públicos. Entretanto, boas ideias se difundem em meio à divulgação, propaganda e marketing, sendo que, embora necessário, muitos acabam deixando de lado o marketing em si, por parecer um investimento caro e que – talvez – não dará um retorno à altura do investimento.
Normalmente, pequenas empresas têm esse medo ou receio, pois acham que a divulgação está restrita apenas para grandes empreendimentos, achando que é difícil competir com as grandes corporações por espaço na mídia e no dia-a-dia do público.
Mas, digo que não. Não se trata de competir, trata-se de estabelecer uma comunicação eficiente e com um baixo orçamento. Sabe como?
A resposta está no marketing digital. Uma pesquisa realizada pelo IBGE, revelou que o Brasil chegou ao número de 116 milhões de pessoas acessando a internet. Fica então a pergunta: como o marketing digital pode ser vantajoso para uma pequena e média empresa?
Alcance o seu potencial cliente na internet:
O número de pessoas que pesquisam sobre empresas, produtos e serviços pela internet vem aumentando a cada ano, e esta é a sua oportunidade de ser encontrado por seus clientes em qualquer hora e qualquer lugar.
Menor custo:
Para realizar uma campanha online de divulgação dos serviços da sua empresa utilizando as estratégias de marketing digital, você terá um menor custo ao comparar essa mídia com qualquer outra, como jornal, TV, revista, outdoor, entre outras.
Aumenta a sua credibilidade:
Ao colocar um site da sua empresa no ar, tenha em mente que ele representa o seu negócio. Um bom site agrega credibilidade à sua marca, investindo em design funcional e conteúdos interessantes para atrair o seu cliente, a confiança dele aumenta, trazendo mais credibilidade para o seu negócio.
Entre em contato com a AceleraVix – Agência de Marketing Digital comece hoje a aplicar estratégias eficazes para seu negócio local. Somos uma equipe especializada em estratégias de Marketing Digital para pequenas empresas e médias.