Transformação digital não é só tendência
Embora seja um tema muito abordado, muitas pessoas/empresários acham que essa transformação digital não passa de uma tendência por ser tratar de tecnologia, afinal, elas vêm e vão, de maneira sempre evolutiva.
Mas, a verdade é que não podemos simplificar a explicação sobre o que é transformação digital apenas falando que se trata da adoção de novas tecnologias. É, na realidade, algo muito mais amplo, profundo e verdadeiramente significativo.
Refere-se à uma mudança de cultura, um movimento disruptivo acerca da forma como as empresas operam hoje.
Transformação digital é uma maneira de romper com o jeito “tradicional” de administrar negócios. É, também, a forma mais eficiente de escalar o crescimento de qualquer organização.
A tecnologia tem, obviamente, papel central na mudança das estruturas das empresas. Traz o que o mercado e os consumidores exigem como prática – o que irá se refletir, à frente, no sucesso do cliente, sem dúvidas.
É importante entender que essa “digitalização” pode ocorrer em qualquer empresa. Desde que, claro, haja entendimento e absorção dessa importância e a transformação ocorra de forma gradual e saudável.
Assim, podemos dizer que todas as interações digitais fazem parte da experiência do cliente. Nesse cenário, a transformação digital ganha uma importância ainda maior.
Segundo a empresa de Inteligência Artificial, NeuroTech, relatou que em 2019 mais de 200 bilhões de transações foram realizadas por meio de dispositivos móveis, e isso significa que o contexto no qual as empresas fazem negócios mudou. Não basta apenas pensar no produto ou serviço que está sendo oferecido, pois todas as interações digitais fazem parte da experiência do cliente, e nesse cenário, a transformação digital ganha uma importância ainda maior.
Mais uma prova que a transformação digital não é apenas uma tendência, os números de compra pela internet em 2019 foram de US$ 3,7 trilhões, que são gastos todos os dias. É por isso que qualquer mudança deve considerar a tecnologia como parte integrante do modelo de negócio e não apenas uma ferramenta para dar suporte ao modelo atual. Isso é um processo, porém, que não ocorre de um dia para o outro e sim, trata-se de um ciclo que passa por etapas e a geração de resultados.
O que as tendências de Marketing têm a ver com Transformação Digital
A transformação digital tornou-se obrigatória para toda empresa que deseja se manter competitiva, haja vista o novo comportamento do consumidor, que também se aproveitou dos avanços tecnológicos e inovou na maneira de comprar. A comunicação voltada ao universo digital se tornou um grande passo rumo ao progresso.
A transformação digital trouxe consigo um desafio cultural nas empresas, porque envolve o lado humano e este, possui um grande número de variáveis, o que faz com que os profissionais olhem para o futuro, buscando mais pelas tendências de Marketing a fim de se comunicarem de maneira mais assertiva com os seus clientes.
Na verdade, a transformação digital é uma reação aos hábitos de consumo da sociedade em geral, modificados constantemente pela tecnologia. Empreendedores que se formaram antes da era digital, têm dificuldades em compreender o dinamismo da comunicação instantânea e as tendências de marketing que estão englobadas. Afinal, é vasto o acesso a informações de todos os tipos, a facilidade de mobilização em massa pelas redes sociais, entre outros fatores. Quem não se adaptar pode ficar fora do mercado.
As mudanças da transformação digital e as tendências de marketing impactam as mais diversas frentes não só da sua empresa, mas da concorrência também.
Quem for mais rápido nessa corrida vai garantir mais espaço e oportunidades junto aos clientes e, consequentemente, gerar mais conversões e receita.
Isso não é um medo infundado: é de fato uma realidade. Porém, uma realidade inevitável. E já que essa é a regra do jogo, você há de concordar que é melhor ser canibalizado por sua própria empresa do que por um concorrente, certo?
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