Defina sua Estratégia de Negócios
Com o crescimento rápido da indústria de e-Commerce, saber como montar uma loja virtual é uma das formas mais lucrativas de ganhar dinheiro online.
Como ela não é limitada por horário de funcionamento e barreiras geográficas, seu negócio virtual será facilmente escalável. Além disso, com muitas ferramentas de comércio eletrônico e muitos criadores de sites disponíveis hoje, construir sua própria loja não requer conhecimento técnico.
Para novos proprietários de negócios, decidir qual modelo escolher é o primeiro passo em sua jornada de comércio eletrônico. Entender os tipos de e-Commerce de antemão pode ajudar você a determinar o orçamento inicial, o estoque e os fornecedores em potencial para sua loja virtual. Contar com uma boa agência de marketing digital, como a AceleraVix, pode ser o que falta para sua loja online deslanchar!
Se você deseja criar um novo produto e comercializá-lo com sua própria marca, a rotulagem privada é um bom exemplo. Este modelo também requer um orçamento maior para custos de fabricação e customização de produtos.
A dica é escrever um plano de negócios para sua loja virtual que irá ajudar você a desenvolver uma estrutura de negócios eficaz. Certifique-se de incluir suas metas de negócios, visão e expectativas financeiras.
Escolha Produtos para Vender Online
Na hora de decidir sobre um produto lucrativo para vender, é bom começar analisando os concorrentes. Diferenciar-se em um mercado competitivo com marcas consolidadas é mais desafiador do que vender produtos para um pequeno segmento de mercado.
Portanto, restringir o foco do negócio a um nicho específico e destacar seus pontos de venda exclusivos ajuda a estabelecer sua marca e atingir os clientes-alvo, aumentando o seu marketing para E-commerce.
Por exemplo, se você está montando uma loja de roupas virtual para vender camisetas, os possíveis nichos incluem camisetas personalizáveis para crianças e fãs de cinema.
Escolher um produto pelo qual você tenha conhecimento ou paixão pode ajudar a fornecer um melhor suporte ao cliente e fortalecer suas campanhas de marketing.
Verifique a lista de produtos populares em grandes sites de comércio eletrônico que podem fornecer alguma inspiração. Como muitos compradores online estão interessados neles, é mais provável que sejam lucrativos. Apenas certifique que os produtos se encaixam no seu nicho.
Nunca fuja das avaliações dos clientes. Avaliações negativas podem ajudar você a identificar o que está faltando no produto de uma marca e desenvolver uma solução para os pontos problemáticos dos clientes.
Priorize a sua atenção em cima de produtos em alta, que podem lhe dar uma vantagem considerável, pois você terá a oportunidade de se estabelecer como líder no mercado desde o início. No entanto, certifique-se de que o produto tenha uma demanda consistente.
É essencial a escolha de um produto de alta qualidade para garantir uma imagem de marca respeitável, manter a confiança dos clientes e aumentar suas margens de lucro.
Verifique se você precisa de licenças especiais para vender online, o que é comum quando se vende comida e produtos farmacêuticos, por exemplo.
Produtos leves e não frágeis para reduzir os riscos de envio são as melhores opções na hora de fazer o envio para o seu cliente. Além disso, tente manter os custos baixos e adicioná-los aos preços dos produtos, pois 73% dos clientes são mais propensos a comprar em lojas de comércio eletrônico com frete grátis.
Se você deseja eliminar completamente os custos de envio, uma opção econômica é vender produtos digitais. A AceleraVix, agência de marketing digital, pode te ajudar em todas essas etapas!
Encontre Fornecedores Confiáveis
Encontrar fornecedores confiáveis é tão importante quanto escolher uma ideia de produto. Não importa o quão boa seja uma ideia de produto, a parceria com fornecedores não confiáveis pode comprometer seus negócios.
Na hora de escolher o produto, é fácil ser tentado por taxas de baixo custo. No entanto, o preço não deve ser o fator decisivo. Em vez disso, procure fornecedores que garantam produtos de alta qualidade e entrega no prazo.
Participar de eventos e exposições do setor onde você pode examinar produtos e serviços diretamente é uma ótima maneira de começar sua pesquisa.
Você também pode procurar fornecedores no Google. Inserir palavras-chave específicas aumenta a chance de obter resultados de mecanismos de pesquisa mais precisos, portanto, incluir seu nicho e localização é uma ótima prática.
Defina seu Público-alvo
Um público-alvo é o grupo de pessoas para quem você tentará vender produtos. Ter uma compreensão abrangente do cliente ideal é fundamental para começar qualquer negócio virtual, pois definirá a base para sua estratégia de marketing para E-commerce.
Personalizar seus produtos e estratégia de marketing para E-commerce também ajudará a aumentar as vendas para o seu público, pois 30% dos compradores online estão dispostos a mudar para uma empresa que lhes ofereça uma experiência personalizada.
Além disso, a falta de conhecimento do público tornará muito mais difícil a criação de uma estratégia de campanha que os atraia, custando tempo e dinheiro.
Se você é um novo empresário ou possui lojas físicas, comece com uma pesquisa de mercado. Avaliar a demanda do mercado em seu setor ajuda a garantir sua lucratividade ou revelar novas oportunidades.
Reúna informações sobre o tamanho do mercado, perspectivas, taxa de crescimento da indústria e tendências. Ferramentas de pesquisa de palavras-chave como Google Trends pode ajudar a identificar as demandas dos clientes, pois fornece informações sobre quais palavras-chave eles digitam nos mecanismos de pesquisa, incluindo de onde e quando pesquisam.
Para quem já possui lojas físicas, definir um público-alvo para suas lojas virtuais costuma ser mais fácil.
Distribuir pesquisas de clientes é uma ótima maneira de obter informações sobre a demografia do cliente. Acompanhe com uma entrevista para determinar seus pontos problemáticos e o que está faltando em sua empresa.
Analisar os concorrentes com produtos semelhantes e avaliar seus clientes é fundamental, pois provavelmente você estará segmentando o mesmo público.
Avalie seus produtos ou serviços, liste seus recursos e benefícios para identificar quais clientes se beneficiam com eles. Conte com uma boa agência de marketing digital em todos esses processos.
Escolha uma Plataforma de Comércio Eletrônico
Embora existam várias maneiras de fazer isso, usar uma plataforma de comércio eletrônico é a maneira mais conveniente para iniciantes, pois é econômica e requer pouco ou nenhum conhecimento técnico.
Entre as diversas plataformas de marketing para E-commerce disponíveis, as principais opções para criar sua loja virtual são por meio de um construtor de sites ou um sistema de gerenciamento de conteúdo.
Um construtor de sites de comércio eletrônico é uma solução ideal para proprietários de pequenas empresas e iniciantes que desejam saber como montar uma loja virtual grátis e configurar de maneira rápida e fácil, pois vem com ferramentas integradas para simplificar o processo.
Por exemplo, os usuários podem adicionar um carrinho de compras, produtos ou uma página de checkout rapidamente usando modelos de comércio eletrônico pré-criados e um editor de arrastar e soltar. Além disso, os construtores se integram a várias soluções de envio e opções de pagamento online.
Além disso, os criadores de sites cuidam dos aspectos técnicos da configuração de um site, incluindo hospedagem na web, tarefas de manutenção e protocolos de segurança.
Ao escolher um nome de domínio para o seu site de comércio eletrônico, inclua o nome da sua empresa para melhorar o reconhecimento da marca. Além disso, certifique-se de que o endereço do seu site seja curto e fácil de lembrar.
Depois de adquirir uma conta de hospedagem, tudo o que você precisa fazer é instalar seu marketing para E-commerce preferido e configurar sua loja virtual.
Melhore suas páginas de produtos
Garantir que suas páginas de produtos sejam visualmente atraentes, informativas e com aparência profissional ajudará a atrair clientes e gerar mais vendas.
Adicionar comentários de clientes, inserir botões de CTA fortes e exibir produtos relacionados pode incentivar os clientes a fazerem uma compra.
Faça o Marketing da sua Loja
A jornada para ter uma loja virtual de sucesso não para quando você a lança. Nesta seção, abordaremos alguns dos métodos mais eficazes de estratégias de marketing para e-Commerce para atrair novos clientes e aumentar as vendas online.
Antes de lançar campanhas de marketing, é necessário construir uma marca para o seu negócio virtual. Isso inclui garantir que o logotipo, os elementos visuais e a voz da sua empresa sejam consistentes. Uma marca forte torna sua marca memorável e a distingue dos concorrentes.
Crie conteúdo de alta qualidade. Isso ajuda a aumentar o reconhecimento da marca, envolver o público certo e melhorar as vendas. Use ferramentas de pesquisa de palavras-chave como o Google Trends para encontrar ideias para a criação de conteúdo. Garanta a relevância do conteúdo e publique de forma consistente para aumentar o envolvimento do público.
Otimizar seu site de comércio eletrônico para ter uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa aumenta sua visibilidade e atrai novos clientes. Algumas práticas recomendadas de SEO incluem adicionar textos alternativos, tags de título, meta descrições e personalizar URL. Uma agência de marketing digital, especializada em consultoria SEO, pode te ajudar perfeitamente nessa tarefa!
Comece o marketing para E-commerce. Lançar uma campanha de e-mail é uma ótima maneira de aumentar as vendas, pois influencia 59% dos compradores a fazerem compras online. Você pode criar newsletters personalizadas para compartilhar atualizações de produtos, conteúdo educacional, promoções ou códigos de cupom.
Utilize o marketing de mídia social. Aproveite as mídias sociais para se conectar com seu público e atrair clientes em potencial. Crie postagens personalizadas para promover produtos e direcionar tráfego para seu site de comércio eletrônico.
Um programa de indicação recompensa os clientes existentes por indicarem pessoas para o seu negócio. Os incentivos podem ser descontos, vales-presente ou produtos grátis.
Semelhante ao marketing de indicação, o marketing de afiliados depende de outras pessoas para promover seus produtos. Comece criando uma página de marketing de afiliados em seu site e entrando em contato com afiliados em potencial.
Se você está pensando em dar início a sua loja online, ou quer alavancar seus negócios de forma eficiente, conte com a AceleraVix. Somos uma agência de marketing digital especializada em SEO, performance digital completa e marketing para e-commerce, e podemos ajudar sua loja em todas as etapas para garantir o melhor posicionamento dela no mundo digital. Entre em contato e solicite um orçamento!