O Que É Link Building?
Você já ouviu falar de link building? Pois bem, antes, é importante entendermos a etimologia da expressão. “Link” é um termo inglês que significa “conexão ou ligação”, já “building”, também do inglês, significa “construção”. Num sentido amplo, link building consiste na construção de links, mas não no sentido de dispor ou organizar letras, números e caracteres especiais que comporão o endereço eletrônico a ser digitado quando se quer acessar determinado site.
Na verdade, link building é quando um determinado site consegue obter recomendações em outros portais, por meio das quais novos acessos são gerados. Podemos dizer, nesse quesito, que quanto mais um site, ou conteúdo dentro do site, é citado, maior relevância ele tem.
Por exemplo, no Google Acadêmico (Scholar Google), um critério semelhante é utilizado. Ao pesquisar por determinado conteúdo, a ferramenta deixará nas primeiras posições da página as produções acadêmicas e os livros que mais vezes foram citados em outros artigos, pois isso atesta que eles possuem maior credibilidade nas informações transmitidas.
Já nas buscas convencionais, aquelas que fazemos diariamente para encontrar as mais diversas informações, as recomendações, atreladas ao link building, também serão usadas como critério para o ranqueamento, isto é, para o posicionamento daquela página em específico nos mecanismos de busca, como o Google.
Esta é, portanto, a relação primordial entre link building e ranqueamento nas ferramentas de pesquisa. Por conseguinte, quanto melhor ranqueado seu endereço eletrônico está, mais acessos e conversões ele alcança. Dessa forma, podemos dizer que se trata de uma importante estratégia de marketing digital.
É essencial salientar que o link building precisa ser feito corretamente, orientado por uma agência de marketing e consultoria SEO, como a Aceleravix, para não incorrer em erros, como a comercialização indevida de links, bem como a criação de conteúdo não autoral ou não relevante, apenas para conseguir “cliques”.
Como o objetivo do Google é disponibilizar qualidade nas buscas feitas pelos usuários, cada vez mais essas referências de um site a outro começam a ser policiadas. Na Penguim, atualização feita em 2012, houve o decaimento drástico de conteúdos de baixa qualidade, a saber, conteúdos não autorais, pouco relevantes e pouco entendíveis.
Por isso, no texto de hoje, a Aceleravix, Agência de Marketing Digital e Consultoria SEO, explicará como fazer o link building da forma correta. Acompanhe!
Como Fazer Link Building?
Como já explicamos, o link building refere-se a conquistar recomendações em outros sites. Suponhamos, por exemplo, que você tenha uma marca de produtos para a pele e tenha escrito um artigo sobre as informações técnicas de um protetor solar, aliando-o à importância dos cuidados com a saúde em geral.
Se este conteúdo for autoral, relevante e com linguagem facilmente digerível, ele pode se tornar mais visado perante os próprios usuários e, até mesmo, por criadores de conteúdos de outros sites. Novamente, suponhamos que uma clínica de dermatologia queira criar um texto de blog sobre as melhores marcas de protetores solares e cite o conteúdo exemplificado anteriormente.
Neste momento, uma conexão será criada entre um endereço eletrônico e outro, assim, a página citada ganha maior relevância e, consequentemente, pode ficar melhor ranqueada no Google. Os principais benefícios do link building são o aprimoramento do posicionamento orgânico, o aumento de rankings e de tráfego orgânico, além, é claro, da obtenção de autoridade e relevância em determinado assunto.
O ponto-chave do link building é a aquisição de backlinks, que consiste em ser citado/referenciado. Para tanto, os conteúdos do seu site precisam se transformar em ativos linkáveis, sendo um parâmetro ou fonte para outros conteúdos que serão criados em outros endereços virtuais. Pense o seguinte: ao produzir e publicar um conteúdo, objetivamos a comunicação com um certo público.
Essa comunicação, por sua vez, é pautada em princípios básicos e todo texto, para apresentar uma relevância social, precisa obedecer a alguns princípios, como o princípio da relevância, por exemplo. Escrever um texto para que ele seja relevante é um desses aspectos primordiais do link building.
Mas, como fazer isso? Bem, aqui, trataremos em específico da produção de conteúdos para alimentar o blog do seu site com informações relevantes. Como obter backlinks a partir disso?
O primeiro passo é identificar um tópico relevante relacionado ao seu produto, infoproduto ou serviço, isto é, um tema que provavelmente será alvo de muita demanda nos motores de busca. Pense que todos os usuários pesquisam algo na internet direcionados a resolver um problema, que pode ser: tirar uma dúvida, encontrar um produto mais acessível, entre outras intenções.
Então, este conteúdo escolhido por você resolve algum problema? Se sim, você já obedeceu à premissa para produzir um conteúdo de relevância. Depois disso, pense: como ele será transmitido aos visitantes da minha página? Por meio de artigos para blog, seções informativas, infográficos?
Vamos supor que você tenha escolhido a primeira alternativa, ou seja, tenha optado por criar um conteúdo de blog relevante para obter um bom link building. Primeiro, crie uma narrativa em seu texto para que os leitores consigam fazer associações interpretativas ao lerem o artigo.
Segundo ponto, divida seu texto em tópicos (heading tags) para organizar melhor as informações. Além disso, é importante também manter o leitor em constante interação com o texto. Afinal, na internet, nada é um monólogo, certo? Pois bem, o visitante da sua página precisa se sentir interessado em ler as próximas partes da sua publicação.
Depois, é importante adequar a linguagem ao seu público-alvo, indo da linguagem simples à linguagem mais complexa ou técnica de acordo com a projeção que você tem dos seus possíveis leitores. Invista também em técnicas de SEO para ranquear melhor a sua página nas ferramentas de buscas e obter mais acessos.
Mas, agora, onde entra a questão da relevância? Esse também é um dos pontos principais para alcançar backlinks. Use fontes confiáveis para buscar as informações para o seu texto e nunca (nunca mesmo!) cometa plágios ou paráfrases inconfessas, que é quando você troca as palavras do texto original por sinônimos.
Estudos, pesquisas e infográficos também podem transformar seu artigo em um ativo linkável. Além de visar à linkagem externa (fora do seu site), também é importante fazer a linkagem interna (dentro do próprio site). Isso aprimorará, inclusive, o tempo de permanência do usuário no seu endereço eletrônico.
Contrate uma Agência de Marketing Digital e Consultoria SEO
Como você viu, o link building é uma estratégia de marketing digital complexa. Por isso, o ideal é contratar uma agência de Marketing Digital e SEO.