Nova Atualização do Google? Entenda
Uma das maiores empresas do mundo é o Google. A empresa segue crescendo e sendo importante mesmo com muitos anos no mercado. Ela dita algumas coisas na sociedade e é um site essencial para a sociedade. No entanto, para se manter no topo é preciso seguir as tendências e se reinventar todos os dias, passando pelas gerações e mudanças de pensamento. Assim, em março a empresa lançou mais uma novidade, trata-se da March 2023 Core Update.
Muitas empresas necessitam do Google para serem encontradas por pessoas ao redor do mundo que não conhecem o seu site ou empresa. Desta forma, o buscador é importante na estratégia de marketing digital de cada site e projeto. Em caso de dificuldade, a AceleraVix é uma agência de marketing digital que auxilia na melhor ação diante do mercado que conta com muitas opções.
A March 2023 Core Update é focada em melhorar a opção do buscador e chegou com tudo para a sociedade. Vale destacar que as empresas ficam de olho na atualização para pensar no melhor caminho do marketing digital. A última mudança aconteceu em setembro de 2022, quem trabalha com SEO fica na expectativa como vai impactar ao longo do dia e também no ano de 2023.
A March 2023 Core Update atinge não só o Brasil, mas em todos os sites no mundo, independentemente do idioma. A atualização vai ser monitorada ao longo de 2023, mas um ponto que vai afetar a todos é a posição no ranking de busca, no qual o site vai aparecer primeiro nas pesquisas.
Mas afinal, o que é March 2023 Core Update? Muitas pessoas não sabem sobre esse termo que em português significa Atualização Principal. Ou seja, são atualizações para melhorar e dar uma melhor experiência com os algoritmos do Google. Mesmo que o Google fique constantemente atualizando o algoritmo, essas melhorias podem ser implementadas em grande escala e com a possibilidade de atingir muitos sites ao redor da internet.
Por isso, o Google em toda atualização como a March 2023 Core Update, procura anunciar antecipadamente para que as empresas possam verificar o marketing digital. Também dependendo do que for atualizado no algoritmo, algumas páginas e sites podem perder ou ganhar tráfego orgânico. Nesse sentido, de alguma forma vai afetar, seja de forma positiva ou negativa. Desta forma, o aviso antes é justamente para que as empresas consigam aproveitar da melhor maneira.
É um Novo Algoritmo ou uma Nova Atualização?
Em novembro de 2022, o Google anunciou o Guia de Sistemas de Classificações para unificar o conhecimento compartilhado ao longo dos anos sobre a pesquisa Google. Esse guia é essencial para exemplificar a diferença entre novo algoritmo (também podemos chamar de “sistema”) e atualização de algoritmo.
Mesmo com isso, o que afinal são esses termos? O termo sistema se refere a um novo fator de ranqueamento das SERP, como o BERT, PageBank, Page Experience e Helpful Content System, são alguns exemplos disso. Por outro lado, a nova atualização, March 2023 Core Update, é uma melhoria no que já existe entre os fatores considerados pelo Google.
Qual é o Impacto do March 2023 Core Update no meu Site?
Mesmo com toda a expectativa e também com o tempo de uso da nova atualização do Google, o verdadeiro impacto só pode ser medido depois de alguns meses da nova mudança. Assim, a March 2023 Core Update deu alguns palpites desde que foi anunciada pela empresa e movimentou a web.
Nos últimos meses, o Google veio com novas atualizações e novidades que agitaram o mercado. Além disso, houve nesse meio tempo mais coisas para revolucionar a forma como pesquisamos e usamos a web. Uma delas é o ChatGPT, que veio no final do ano passado e em 2023 segue fazendo sucesso e mostrando que veio para ficar e mudar o jeito de buscar as coisas na internet.
Vendo esse cenário na internet, o jeito de buscar o que deseja vai evoluindo ao longo do tempo. No entanto, como tudo isso se conecta no ambiente virtual?
A atualização do E-E-A-T: O Google adicionou um “E” entre as siglas, chamado de Experience. Traduzindo para o português, a sigla significa: experiência, especialidade, autoridade e confiança. Ou seja, é possível que o March 2023 Core Update de março beneficie os sites profissionais e páginas que se preocupam com esses pilares.
Um conteúdo útil e original se alinhando com as estratégias de marketing digital. O Google implementou em 2022 um novo sistema chamado de Helpful Content, que justamente mostrou a importância de construir conteúdos focados em satisfazer a experiência dos usuários. Aí fica a questão que o Google não pretende recompensar as páginas e sites que publicam conteúdos que se encaixem nesses critérios?
No entanto, o Google lança tendências e atualizações, mas o universo da internet também apresenta outras grandes novidades, como o ChatGPT. O Google já afirmou não haver problemas de produzir e utilizar a inteligência artificial para criar conteúdo, desde que sejam relevantes e impactem o público.
Mas ainda existem algumas incertezas sobre algumas situações, que só serão respondidas ao longo dos meses e também da interação entre a empresa e o usuário. A AceleraVix, agência de marketing digital no ES, pode te auxiliar no processo para entender todas as mudanças e pôr em prática no seu site.
O Que Fazer se Meu Site For Afetado Pelas Mudanças do March 2023 Core Update
É importante verificar se o tráfego do seu site sofreu com o March 2023 Core Update. O primeiro ponto não é se desesperar, apesar de ser algo ruim, mas tem como se encaixar nesse novo cenário. Conforme os documentos do Google, sites que perderam grandes atualizações não violaram nenhuma das diretrizes do mecanismo de busca, apenas perderam espaço para páginas melhores e mais satisfatórias aos usuários. O Google orienta que é preciso avaliar os sites que tiveram um posicionamento perdido para entender o que aconteceu. A análise deve ser feita a partir algumas perguntas essenciais, como:
- As informações, relatos, pesquisas e análises presentes aqui são originais?
- O conteúdo apresenta informações relevantes sobre o tema?
- Você copiou ou reescreveu a partir de outro texto, ou o conteúdo é de autoria própria?
- O conteúdo é bem escrito e não apresenta erros ortográficos?
- Quando comparado a outros conteúdos da SERP, o seu se sobressai?
- O conteúdo foi escrito para mecanismos de busca ou para pessoas?
- A página tem muitos anúncios, tornando a experiência do usuário negativa?
- A página funciona bem em dispositivos móveis?
- O conteúdo da página foi produzido em massa ou está espalhado em muitos sites?
- A fonte de autoria do texto é confiável?
- O conteúdo é escrito por especialistas ou pessoas que conhecem bem o tema?
- Os dados contidos no conteúdo podem ser facilmente checados?
É importante avaliar o E-E-A-T são essenciais, principalmente se o site estiver na categoria YMYL (Your Money Your Life). Em relação ao tempo para se recuperar de um March 2023 Core Update, o Google afirma que em alguns casos a classificação dos conteúdos afetados só melhore após um novo Core Update, isso se os ajustes necessários forem implementados.
Conte com o melhor conteúdo de Marketing Digital, a AceleraVix, agência de marketing digital no ES, pode dar o melhor caminho para conseguir se adequar ao algoritmo do Google. Entre em contato e solicite um orçamento, será um prazer ajudar sua empresa!