O que é o Google Ads?
O Google Ads é uma ferramenta de anúncios, onde as empresas conseguem divulgar seus produtos e serviços de forma eficiente.
Entendendo melhor o que é Google Ads, sabe quando você pesquisa algo no Google e os primeiros links estão em destaque? Ou então se depara com banners de anúncios em certos sites, e até mesmo os anúncios do YouTube? Tudo isso faz parte dessa ferramenta.
Saber como anunciar no Google Ads é uma das principais estratégias de Marketing Digital, e é indispensável para quem quer ter maior visibilidade e alcance em um dos maiores espaços que temos acesso atualmente, a internet.
Existem inúmeras vantagens em anunciar no Google Ads, é uma das melhores, é a forma de cobrança desses anúncios, que é feita de três modos: o custo por clique (CPC), o custo por visualizações (CPM) ou o custo por resultados (CPA). Isso significa que você só paga quando houver alguma dessas interações com seus anúncios.
O Google Ads é complexo, o mecanismo envolve vários formatos diferentes, segmentação correta de público, tudo para que seu anúncio seja exibido de forma correta e para quem realmente importa. É necessário conhecimento técnico para saber como anunciar no Google Ads e não perder dinheiro e oportunidades.
Agora que você já sabe o que é Google Ads, vamos entender melhor como funciona anunciar através desse serviço e quais as melhores maneiras de como anunciar no Google Ads.
Como funciona o Google Ads?
É importante saber como funciona o Google Ads e como se beneficiar dele para suas estratégias.
Para saber como anunciar no Google Ads com eficácia, é preciso entender que existem várias ferramentas e vários tipos de campanhas possíveis. Resumidamente, há duas redes na plataforma: a rede de pesquisa e a rede de display.
Rede de Pesquisa
A Rede de Pesquisa é o principal meio como anunciar no Google Ads. São aqueles primeiros resultados da busca do Google quando pesquisamos algum termo, que não exige imagens nem vídeos.
Os anúncios ficam, geralmente, nas quatro primeiras posições do Google, e, quando a palavra-chave é de alta concorrência, também aparece nas três últimas posições.
A Rede de Pesquisa está presente nos resultados de busca do próprio google, de sites da empresa, como google play e google shopping, e também de portais parceiros e que possuem mecanismos de buscas internos filiados ao AdSense, o serviço de publicidade do Google.
Conhecer como anunciar no Google Ads pela rede de pesquisa garante maior eficácia, pois o objetivo é aumentar as vendas e gerar leads, ou seja, aqueles clientes que demonstraram interesse pelo produto ou serviço.
Justamente por isso é uma grande vantagem, os anúncios da rede de pesquisa são exibidos para pessoas realmente interessadas no assunto. Isso aumenta as chances da sua empresa ganhar cliques.
Rede de Display
A Rede de Display é um meio de como anunciar no Google Ads que utiliza de anúncios visuais, como imagens e vídeos, para garantir maior reconhecimento da marca em milhares de sites.
Aparecem em sites de diversos segmentos, plataformas do Google, como Google Finance, Gmail, Blogger e YouTube, além de sites e aplicativos em dispositivos móveis.
A Rede de Display consegue segmentar melhor o público que você pretende alcançar. É possível dividir por temas específicos, públicos-alvo, locais, etc.
Outra vantagem de saber como anunciar, é que você obtém sua marca presente em várias plataformas, em formatos diferentes, e o cliente pode ser atingido em momento diferentes, deixando a marca mais visível e lembrada.
Vantagens de anunciar no Google Ads
Agora que você viu o que é Google Ads e como anunciar no Google Ads, vamos ver mais algumas vantagens que essa plataforma oferece.
O potencial do Google
Todos sabemos que o Google é o maior mecanismo de buscas do mundo. A grande maioria das pessoas recorrem a ele para fazer qualquer tipo de pesquisa, e isso já se torna uma das maiores vantagens de saber como anunciar no Google Ads.
Quando alguém busca um termo de pesquisa no Google e os primeiros resultados são os anúncios da sua empresa, com certeza, as chances de render cliques são imensas. Ou seja, adotar essa estratégia é muito inteligente para seu negócio, mas lembre-se que requer conhecimento técnico para que traga retorno.
Segmentação
Você viu como anunciar no Google Ads e segmentar os seus anúncios para eles aparecerem nos momentos de maior interesse das pessoas é uma grande vantagem para o seu negócio. Existe uma série de segmentações disponíveis:
Tópicos e canais: o anúncio segmenta-se em algum tópico específico e os anúncios serão exibidos em sites ou canais, no caso do YouTube, sobre esse tema;
Palavras-chave: os anúncios aparecem quando alguém faz uma busca com palavras representam o produto;
Público-alvo: anúncios aparecem para pessoas com o perfil da empresa, mesmo em sites e canais que não tem a ver diretamente aos seus produtos;
Plataforma: é possível escolher onde os anúncios serão exibidos (Google, sites, blogs, etc.)
Idade, local ou idioma: é possível segmentar os anúncios para que eles apareçam para o público com base em idade, localização ou idioma;
Programação: você pode escolher determinados dias da semana, horários ou a frequência de exibição dos anúncios.
Dispositivo: é possível escolher se quer seus anúncios em todos os dispositivos, como computadores, laptops, tablets e smartphones, ou em apenas alguns deles.
Isso garante que sua marca chegue nas pessoas certas e de maneira eficiente, relevante e com o menor custo possível.
Controle dos custos
Uma função muito interessante do Google Ads é que é possível controlar melhor os custos e determinar quanto será gasto por mês, por dia e por campanha.
A cobrança é realizada também apenas quando o anúncio recebe cliques, visualizações ou conversões. São os chamados custo por cliques (CPC), custo por visualizações (CPM) ou Custo Por Aquisição (CPA).
Para anúncios em vídeo, existe o, que é o Custo Por Visualização (CPV), que cobra quando a pessoa assiste a 30 segundos ou mais do seu vídeo, ou interage com um botão de Call to Action, por exemplo.
Agência com selo Google Partners
Entendeu como funciona o Google Ads? Esses são alguns benefícios que você adquire para sua empresa quando sabe como anunciar no Google Ads de forma correta.
Essa ferramenta é muito complexa, que, apesar de parecer simples, requer muito conhecimento técnico para que você não perca dinheiro e tenha retorno no seu negócio.
Por isso, contar com uma agência especializada em Marketing Digital é a melhor estratégia. Aqui na AceleraVix temos parceria com o programa Google Partners, um status que garante que sua empresa tenha os melhores recursos nas suas campanhas, através das estratégias de Google Ads. Nós otimizamos campanhas focadas em conversão de resultados, tudo para ajudar seu negócio a crescer, de forma eficiente e com menor custo.