O Que é Omnichannel?
Omnichannel é um termo amplamente difundido no marketing digital que consiste, basicamente, em utilizar todos os canais de divulgação, venda e relacionamento, sejam eles físicos ou virtuais, em consonância. O termo tem origem em um vocabulário latino, “omni”, que significa “todos ou para todos”.
O seu objetivo é propiciar melhores experiências por parte dos clientes e, consequentemente, a fidelização deles. Ao acionar os diversos canais de comunicação para engajar o comprador com a marca, de modo que a experiência de compra seja favorável, ele se tornará um defensor dos seus ideais, e não um mero comprador.
Por tabela, a aplicação de tal estratégia de marketing digital interferirá positivamente em depoimentos dados em redes sociais e em sites que avaliam a reputação do seu negócio. Decerto, com o omnichannel, é possível desfrutar de muitos benefícios, sobre os quais falaremos mais detalhadamente à frente.
No omnichannel, on-line e off-line estão em constante sinergia. Um excelente exemplo disso, no mercado brasileiro, foi a mudança estratégica da empresa Magazine Luiza, que, antes centrada muito na venda em pontos físicos, hoje tornou-se uma marca em constante comunicação com os clientes virtualmente. Até mesmo as lojas físicas estão em conexão direta com o comércio digital, pois, é possível, por exemplo, comprar os produtos on-line e fazer a retirada na loja física.
Com isso, as vendas on-line, inclusive, tornaram-se um dos diferenciais da popularmente conhecida como “Magalu”. Não mais conhecida como uma loja de eletrodomésticos, agora, ela passou a ser vista como uma grande rede de lojas, on-line e off-line, onde o consumidor consegue encontrar tudo de que precisa. Para tanto, investiu-se massivamente também na mudança no tom de voz da marca, o que fica claro nas interações com os internautas vistas no Instagram e no Twitter.
O próprio recurso de personificação da marca, com o surgimento da personagem “Lu”, ratifica o sucesso desse caso. Mas, voltemos agora ao omnichannel, que ações estratégicas o compõem quando falamos de marketing digital? Pois bem, tudo isso e muito mais você saberá neste texto preparado pela AceleraVix, Agência de Marketing Digital no Espírito Santo.
Acompanhe!
Entenda o Omnichannel!
O omnichannel é uma estratégia de marketing digital na qual, por meio da conexão entre todos os canais de compra ou contratação dos serviços oferecidos pelo negócio, o cliente tem uma experiência única. Suponhamos que um determinado empreendimento instale um totem na loja física para pesquisa dos produtos disponíveis em seu catálogo, sem que a pessoa precise procurar o item por toda a loja ou pedir a um funcionário.
Mais ainda, se nesse mesmo totem, for possível finalizar a compra e solicitar a retirada do produto imediatamente, está aí o conceito mais básico de omnichannel. Mas, qual é a relação entre omnichannel e marketing digital? O omnichannel é uma ferramenta de vendas, sendo assim, reitera o princípio básico do marketing, que é promover uma ação voltada ao mercado para ampliar as vendas.
Apesar de ser uma proposta nova, o omnichannel tem muito a oferecer. Isso porque, com ele, consegue-se aprimorar alguns pontos centrais, que são: os serviços oferecidos, as vendas, o processo de fidelização e a imagem da sua marca. Em outras palavras, o Omnichannel é uma estratégia de marketing digital que busca oferecer uma experiência consistente e integrada aos clientes em todos os canais de comunicação e vendas, incluindo lojas físicas, e-commerce, mídias sociais, aplicativos móveis, entre outros.
Isso permite que as empresas possam se comunicar com seus clientes de forma integrada e personalizada, independentemente do canal utilizado pelos clientes para interagir com elas. Por isso, separamos aqui alguns motivos pelos quais você deve investir em um marketing digital integrado, isto é, ominichannel:
Melhoria da Experiência do Cliente
Ao oferecer uma experiência consistente e integrada em todos os canais, as empresas podem aumentar a satisfação e a fidelidade dos clientes.
Criação de uma Comunicação Eficaz
Uma abordagem omnichannel permite que as empresas se comuniquem de forma mais eficaz com seus clientes, pois elas podem segmentar e personalizar suas mensagens de acordo com as preferências e comportamentos dos clientes.
Mais Eficiência nos Esforços em Marketing Digital
Ao utilizar dados e insights coletados em diferentes canais, as empresas podem otimizar suas campanhas de marketing digital e ampliar o retorno sobre o investimento.
Mais Presença de Marca
A implementação de múltiplos canais (omnichannel) permite que as empresas expandam a presença da marca e cheguem a novos públicos-alvo.
Tomadas de Decisão Mais Assertivas
O Omnichannel permite coletar e unir dados de diferentes canais para ajudar na tomada de decisão baseada em dados e acompanhar o desempenho das campanhas e estratégias de marketing digital.
Por Que Contratar a AceleraVix, Agência de Marketing Digital?
Como você viu, investir na integração de canais e vias de comunicação com o público é uma forma de se manter atualizado com as novas tendências de marketing digital. Ao mesmo tempo, é essencial contar com uma empresa especializada, como a AceleraVix, Agência de Marketing Digital no Espírito Santo.
A AceleraVix é uma agência de marketing digital especializada em ajudar as empresas a alcançar seus objetivos de negócios por meio de estratégias de marketing online. Se você está considerando contratar uma agência de marketing digital, veja alguns motivos pelos quais a AceleraVix é a escolha certa. Em primeiro lugar, temos experiência em marketing digital, com anos de atuação no mercado.
Além disso, somos especialistas em marketing digital e estamos sempre atualizados com as últimas tendências e tecnologias para garantir que sua empresa esteja sempre à frente da concorrência. Nossa abordagem é personalizada, pois entendemos que cada empresa é única e tem suas próprias necessidades e objetivos.
Por isso, trabalhamos com você para criar estratégias personalizadas e otimizadas para atender às suas necessidades específicas. Assim, conseguimos oferecer resultados comprovados. Temos muitos cases de sucesso com empresas de diferentes setores. Nosso propósito é auxiliar nossos clientes a aumentar o tráfego do site, gerar leads qualificados, aumentar as vendas e muito mais.
Para tanto, temos um amplo leque de serviços em marketing digital, incluindo consultoria SEO, marketing de conteúdo, marketing nas redes sociais, publicidade online, marketing de e-mail e muito mais. Acesse o nosso site e solicite um orçamento!