As hashtags estão sendo cada vez mais utilizadas nas redes sociais, por conta de se tratarem de termos utilizados para identificação de inúmeras palavras-chaves relacionados a cada tipo de negócio.
Tudo começou no Twitter e não demorou muito para ser utilizadas nas outras redes sociais, como Facebook e Instagram.
Considerada uma ótima ferramenta no marketing digital, as hashtags permitem que seu negócio seja encontrado facilmente por pessoas interessadas em determinado assunto.
Embora tenha papel fundamental nas estratégias de marketing digital, quando não bem utilizadas, você pode colocar tudo a perder. Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas de como escolher as hashtags certas. Confira.
Como escolher as melhores hashtags para o seu negócio
Faça uma busca de palavras na rede social
Não existe uma fórmula mágica, o primeiro passo é fazer uma busca de palavras-chaves de acordo com a rede social utilizada.
Até porque, sabemos que as hashtags são utilizadas tanto no Twitter, quanto no Instagram e Facebook, porém as formas de uso variam de acordo com cada rede e por isso deve fazer uma busca para analisar quais termos possuem uma maior densidade.
Você vai buscar no Instagram as palavras que são relevantes para o seu negócio e ver o volume de busca delas. Lembre-se de dar preferência para as que as pessoas usam bastante.
Evite hashtags extensas
Um grande erro que muitos usuários cometem, é usar termos muito extensos, na qual se esquecem que as pessoas não costumam buscar por frases nas redes sociais, mas sim, por palavras-chave. Portanto, faça a separação das palavras e publique individualmente.
Cuidado com erros de digitação
Tome muito cuidado com erros de digitação, pois uma simples letra diferente, pode implicar no engajamento da publicação. A recomendação é ter uma pessoa responsável para revisar todo o conteúdo antes de ser publicado, para evitar qualquer tipo de erro.
Revise as hashtags da concorrência
A análise de concorrentes já é uma estratégia adotada dentro do marketing digital e também pode ser aplicada no uso das hashtags.
Portanto, faça uma pesquisa dos termos utilizados pelos seus concorrentes, que te ajude a levantar ideias de palavras que antes nem tinha imaginado.
Alinhe as hashtags com seu tipo de público-alvo
Antes de escolher quais hashtags devem ser utilizadas, você deve saber qual seu tipo de público alvo, essa estratégia irá ajudá-lo a ser mais assertivo na escolha e consequentemente aumentar a repercussão da publicação.
Crie uma hashtag para sua empresa
Existem algumas hashtags que precisam estar fixadas em todas as publicações do seu negócio, pois são termos muito relevantes para sua área de atuação.
Por isso, crie uma hashtag exclusiva com o nome do seu negócio para sempre inserir nas publicações, pois além de se destacar, irá atrair a atenção de seus clientes.